Resenha de Croatto sobre o livro dos Biblistas Mineiros

Acho que andei meio distraído, mas só hoje é que li a resenha feita por J. Severino Croatto, o saudoso exegeta argentino, sobre o livro publicado pelos Biblistas Mineiros em 2003, História de Israel e as pesquisas mais recentes… Resenha bastante positiva, elogiosa até, em muitos aspectos.

Sobre o livro diz Croatto:

“Este livro, tendo como enfoque a problemática do histórico em seus diferentes sentidos, oferece um panorama tanto expositivo, quanto crítico do que os livros bíblicos ‘dizem’ e do que a ciência bíblica investiga”.

Sobre o meu capítulo, leio:

“Um ensaio sumamente útil para o leitor é o de Airton José da Silva (cap. 3) sobre ‘A história de Israel na pesquisa atual’ (p. 43-87). Os pontos essenciais da problemática histórica: patriarcas, história javista, diferença entre Canaã e Israel, existência de um império davídico-salomônico ou do exílio babilônico, assim como a questão do ‘Israel’ das origens, são tratados de forma muito sintética, mas clara. É excelente a referência aos mais recentes autores que estão discutindo estes assuntos, e valiosa a bibliografia utilizada, que, aliás, inclui dados informativos. Realmente, uma síntese inteligente do tema, tal como está sendo debatido nos círculos acadêmicos”.

A resenha foi publicada, em português e espanhol, no site do Frei Jacir, organizador do livro, mas infelizmente não está mais lá. Visite o site de Jacir de Freitas Faria, Bíblia e Apócrifos.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.