Faleceu Dom Joviano de Lima Júnior, arcebispo de Ribeirão Preto

Acabo de receber a notícia do falecimento do arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Joviano de Lima Júnior (1942-2012).

E leio no site da Arquidiocese:

“Com pesar, a Arquidiocese de Ribeirão Preto comunica o falecimento de seu Sétimo Arcebispo Metropolitano, Dom Joviano de Lima Júnior, sss, aos 70 anos, na tarde desta quinta-feira, 21 de junho de 2012, no Hospital São Francisco, em Ribeirão Preto. O arcebispo estava internado desde o dia 10 de junho de 2012, no Hospital São Francisco. Nos últimos três anos e três meses enfrentou a batalha contra o câncer no intestino.

Nesta hora de tristeza, anima-nos a certeza da promessa do Cristo que disse: “Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá” (Jo 11,25). Agradecemos a Deus pelo dedicado e frutuoso ministério de Dom Joviano, em 6 anos de pastoreio à frente da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Comunicamos, também, que o velório será na Catedral Metropolitana de São Sebastião, logo após a chegada do corpo, provavelmente ainda na noite de hoje, 21 de junho. A Celebração Exequial, seguida do sepultamento, será no sábado, 23 de junho, às 10h, na Catedral. Manteremos a todos informados pelo site da Arquidiocese“.

Dom Joviano era arcebispo de Ribeirão Preto desde 5 de abril de 2006. Dom Joviano foi meu contemporâneo em Roma, quando convivemos, por alguns anos, no Pio Brasileiro.

 

Celebração exequial e sepultamento de D. Joviano

O corpo do arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Joviano de Lima Júnior, SSS, foi sepultado neste sábado, 23 de junho, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, em Ribeirão Preto. A concelebração eucarística exequial campal começou às 10 horas sob forte sol, quando o féretro foi trazido para a frente da Catedral, e colocado sobre o tapete vermelho estendido no meio da Rua Florêncio de Abreu. O arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno de Assis presidiu a concelebração, que contou com a presença do cardeal arcebispo de São Paulo Dom Odilo Pedro Scherer, 17 bispos, mais de 100 padres, além de diáconos, seminaristas, religiosos, religiosas e autoridades civis. Mais de 2 mil fiéis participaram da concelebração e louvaram a Deus a trajetória de vida de D. Joviano.

Veja fotos aqui.

 

Pe. Nasser Kehdy Netto foi eleito Administrador da Arquidiocese

Conforme prescrevem as normas da Igreja Católica Apostólica Romana, no Código de Direito Canônico, por ocasião do falecimento de Dom Joviano de Lima Júnior, SSS, no dia 21 de junho de 2012 e a vacância da Sé Metropolitana de Ribeirão Preto, o Colégio de Consultores se reuniu às 10 horas do dia 25 de junho, na Cúria Metropolitana de Ribeirão Preto, e elegeu o Revmo. Sr. Pe. Nasser Kehdy Netto, Administrador Arquidiocesano da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Ele administrará a Arquidiocese até que o Santo Padre o Papa Bento XVI nomeie o novo Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto.