Um dos artigos mais acessados em minha página, segundo o Google Analytics, é O discurso socioantropológico: origem e desenvolvimento.
Seu objetivo é esboçar um panorama da origem e do desenvolvimento de duas ciências sociais que estão sendo hoje muito utilizadas na leitura da Bíblia. Trata-se da Sociologia e da Antropologia Cultural ou Social, somadas no discurso que caracterizamos como Socioantropológico. Em inglês, a terminologia comumente utilizada é “Social-Scientific Criticism”.
A bibliografia, no final do artigo, foi atualizada hoje. O texto pode parecer meio “esquisito”, pois as notas de rodapé permanecem em sua forma e edições antigas, enquanto a bibliografia final indica as edições mais recentes das obras citadas.
Este texto fornece a base teórica para a leitura de outros dois:
. Leitura socioantropológica da Bíblia Hebraica
. Leitura socioantropológica do Novo Testamento
Lembro aos interessados que estes três textos estão também, em um único capítulo, em um livro do Cássio Murilo Dias da Silva, com o qual contribuí:
Leitura Socioantropológica, em DIAS DA SILVA, C. M. com a colaboração de especialistas, Metodologia de Exegese Bíblica. São Paulo: Paulinas, 2000 [3. ed.: 2009], p. 355-450.