A Slow-Motion Catastrophe

Catástrofe em câmara lenta. Voltar ao bom senso. Eis o desafio! Entrevista especial com Ladislau Dowbor
A humanidade caminha para uma “catástrofe em câmara lenta”, e as aventuras especulativas com os alimentos, a má distribuição alimentícia, o consumo irracional e o mau manejo da água contribuem para acelerar os problemas da fome no mundo contemporâneo [sublinhado meu]. Essa posição é defendida por Ladislau Dowbor , economista e professor do PPG em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em entrevista concedida por e-mail à IHU On-Line, o pesquisador apresenta diferenças entre as propostas de biocombustíveis apresentadas pelos EUA e o Brasil. Argumenta que, no caso dos brasileiros, seja possível investir em biocombustível sem prejudicar as safras alimentícias. Entretanto, ressalta, “corremos o risco de que a busca de alternativas energéticas gere no Brasil um novo ciclo agro-exportador que trará dólares e riqueza para poucos”. Associar a produção energética e a produção alimentar à pequena e média agricultura, alerta, “pode dar um novo reequilabramento social ao meio rural”. Dowbor é formado em Economia Política, pela Universidade de Lausanne, Suíça, e doutor em Ciências Econômicas, pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia. Confira na página pessoal do pesquisador artigos e publicações.

Fonte: Notícias do Dia – IHU On-Line: 18/05/2008.

Visite a Home Page de Ladislau Dowbor. In the present web site you will find some basic short texts by Prof. Ladislau Dowbor, concerning mainly economic development and planning. Some papers are in English and other languages, see “Artigos Online”.

A entrevista de Ladislau Dowbor é a primeira matéria da edição 258 da Revista IHU On-Line, publicada hoje, 19 de maio de 2008, e que traz como tema de capa A crise alimentar. Por um novo modelo de produção. Além de Dowbor, tratam da crise alimentar neste número da revista: Ignacy Sachs, Heitor Costa, Antônio Thomaz Jr, Celso Marcatto, Peter Rosset e José Goldemberg.