Intelligent design, criacionismo e evolucionismo

Será que todo mundo sabe o que é intelligent design, que pode ser traduzido por design inteligente ou planejamento inteligente?

E qual sua relação com o evolucionismo? E com o criacionismo? E com a sociedade norte-americana? E com o Vaticano? E com a administração Bush?

E por que este tema está sendo tão debatido ultimamente? E esta polêmica já chegou ao Brasil? Ou vai chegar?

Abaixo, alguns links para os interessados no assunto…

Breakthrough of the year: Evolution in Action
Discovery Institute
Discovery Institute
Escolas do Rio vão ensinar criacionismo
EUA abrem maior mostra sobre Darwin
Evolução é o “achado do ano”, diz revista
Jornal do Vaticano diz que design inteligente não é científico
Mais que polêmico, ensinar criacionismo é “crime”, diz físico Marcelo Gleiser
Teorias científicas vão aos tribunais
The Center for Science and Culture

Print Friendly, PDF & Email

3 comentários em “Intelligent design, criacionismo e evolucionismo”

  1. Fábulas, fábulas, fábulas. O apóstolo Paulo já advertia para esses brinquedos estúpidos, e não somente ele. Os ignorantes não têm ouvidos, ou princípio de ouvido – percepção espiritual.

    Quem está no “mundo” e permanece em suas riquezas não gera em si tal percepção. Por isso os “ricos” jamais adentram o reino de Deus. E como os fundamentalistas e muitos outros, assim muitos teólogos, filósofos, cientistas se escravizam ao “mundo”, permanecem no “mundo” e vivem para o “mundo”, jamais adentram na “nova criação”, no novo Adam.

    Relativamente ao “design inteligente”, é mais um filhote do raciocínio de fábulas. O “criador” é um ente à parte, certamente. Tanto os tradicionais da comunidade científica, bem como os religiosos tradicionais, ambos comungam uma mesma definição: um ente criador primordial à parte. A diferença básica é: há ou não há esse ente.

    Paulo, a Bíblia, o Budismo, o Hinduísmo e outras tradições, em sua mensagem original, são para esses tradicionais um completa aberração aos seus raciocínios, pois vejamos:

    Paulo, em Atos, 17.24 em diante, postula a razão de ser humano:

    “Tudo isto para que procurassem a divindade e, mesmo se às apalpadelas, se esforçassem por encontrá-la, embora não esteja longe de cada um de nós. Pois nele [Deus] vivemos, nos movemos e existimos, …”

    São João da Cruz, proclamado Doutor da Igreja pelo Papa Pio XI, ao tratar da união da alma com Deus, estatui (Subida do Monte Carmelo, Livro II, Cap. V, §3º):

    Para compreender, pois, qual seja esta união de que vamos tratando, é necessário saber que Deus faz morada substancialmente em toda a alma, ainda que seja a do maior pecador do mundo. Esta espécie de união existe sempre entre Deus e as suas criaturas, conservando-lhes o ser: sem essa presença, seriam aniquiladas e cessariam de existir.”

    Relativamente ao Gênesis, trataria esse livro da constituição geológica deste nosso planeta? Há aqueles sempre sábios, os fabulistas, que chegam a datar inclusive essa ocorrência.

    Há por outro lado quem formule uma leitura completamente diferente, em que a razão compreende porque houve luz em dia anterior ao do dia do estabelecimento dos luminares nos céus.

    Porque no cap. 1 houve fervilhamento de seres vivos de toda espécie antes que o “homem” fosse feito semelhante a Deus, quando no cap. 2 o “homem” precede todas as feras selvagen e todas as aves do céu. Essa aparente contradição são resolvidas nessa leitura hermética.

    É um tema bastante complexo, sem dúvida, que escapa à capacidade dos tradicionalistas.

  2. Está faltando boa vontade da mídia mundial, a brasileira incluída, com o Design Inteligente. Ela é uma teoria científica de respeito. Será que as pessoas não sabem, ou se esqueceram, que antes de Charles Darwin e Wallace aparecerem com suas teorias de evolução e seleção natural não existia no meio científico nenhum tipo de fobia contra a religião e a teologia? O próprio Isaac Newton era teólogo também! A famosa descoberta de Galileu Galilei estava mais em acordo com a passagem de Isaías de que Deus vive sobre o círculo da Terra do que com a crença da Igreja Católica de que a Terra era plana (crença grega e pagã).
    O maior inimigo da Filosofia e da Ciência é o preconceito. O Design Inteligente merece respeito.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.