Reunião dos Biblistas Mineiros em 2019

No dia 8 deste mês de julho os Biblistas Mineiros estiveram reunidos na FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia -, em Belo Horizonte, MG, debatendo sobre o próximo número da revista Estudos Bíblicos.

Como não pude estar presente, retomo aqui alguns pontos do relato de nosso Coordenador/Secretário Telmo José Amaral de Figueiredo.

Estavam presentes:
Fábio Cristiano Rabelo
Gilmar Ferreira da Silva
Jacir de Freitas Faria
Jaldemir Vitório
Johan Konings
José Luiz Gonzaga do Prado
Marcus Aurélio Alves Mareano
Maria de Lourdes Augusta
Rita Maria Gomes
Telmo José Amaral de Figueiredo
Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa
Zuleica Aparecida Silvano

Ausências justificadas:
Carlos Mesters
Airton José da Silva
Cyril Suresh Periyasamy
Solange Maria do Carmo
Neuza Silveira de Souza

Temática estudada para um número de Estudos Bíblicos em 2020: Eclesiologia Bíblica

Título proposto para o próximo número da revista e de nosso estudo: Igreja: o que é?

Prazo de entrega da primeira versão: até 20 de dezembro de 2019

Propostas de artigos para os Biblistas Mineiros

  • A ekklesia pagã: Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa
  • Igreja: da elite à ralé – evolução de um conceito: José Luiz Gonzaga do Prado
  • Discurso eclesiológico de Mateus 18: Jaldemir Vitório
  • A Igreja segundo Paulo (Rm, 1Cor): Zuleica Aparecida Silvano
  • A Igreja que Paulo não pensou – Cartas Pastorais: Neuza Silveira de Souza
  • A Igreja em Atos: Maria de Lourdes Augusta
  • Espírito Santo e Igreja: Gilmar Ferreira da Silva
  • Projetos de Comunidade no pós-exílio: Jacir de Freitas Faria
  • A crítica de Oseias aos sacerdotes e ao culto: Airton José da Silva
  • A Comunidade Joanina: Johan Konings
  • Igreja: Povo Sacerdotal (1Pd 2,4-10): Telmo José Amaral de Figueiredo
  • Fora da Igreja, (não) há salvação? Fábio Cristiano Rabelo
  • A Mulher no Segundo Testamento: Solange Maria do Carmo
  • As Sete Igrejas do Apocalipse: Marcus Aurélio Alves Mareano
  • A Sinagoga e a Comunidade Cristã da Casa: Jacil Rodrigues de Brito

:: Notícias sobre a revista Estudos Bíblicos
O nosso número sobre fundamentalismo será publicado no segundo semestre deste ano, 2019.

Como já comentamos em reuniões anteriores, há a intenção de se realizar as seguintes modificações na revista Estudos Bíblicos:
. A revista passará a contar com apenas dois números anuais
. Por isso, ela será mais encorpada, isto é, com maior número de artigos
. Observará as regras para obter o selo de avaliação «QUALIS». Por isso, os artigos deverão ser submetidos, antecipadamente, a dois leitores cegos para aprovação e publicação
. Os abstracts devem ser em português e, também em inglês ou espanhol
. A revista estará disponível online

Após uma longa conversa, o nosso grupo de biblistas achou por bem sugerir a Ludovico Garmus, editor-chefe da revista, o seguinte:

a) promover uma reunião, possivelmente no mês de dezembro deste ano, após a conclusão do ano acadêmico. Para essa reunião, poderiam ser convidados os atuais membros dos comitês de Redação e Científico, bem como, os demais colaboradores da revista que integram os grupos regionais. Essa reunião teria como escopo definir melhor o que se quer, de fato, com a revista Estudos Bíblicos, as orientações sobre a publicação de artigos, bem como a definição de temáticas para os próximos números, pois isso favorece o envio de artigos por parte de interessados

b) Inclusive, os artigos que já foram publicados, no passado, poderiam ser reeditados contando com uma atualização bibliográfica e alguma outra renovação

c) Com as inovações em vista da qualificação QUALIS, ter-se-ia que montar: Comitê Editorial, Editor-Chefe, 2 ou 3 para organizar o número específico, revisor de línguas, tanto nacional como estrangeiras, e um corpo de especialistas avaliadores

d) A Tereza Virgínia destacou a importância de haver pareceristas sérios e bem preparados, pois estamos lidando com a Bíblia, algo sagrado para muitas pessoas

e) Frei Jacir relatou a experiência que teve na organização do primeiro número de uma revista do ISTA. A burocracia e o trabalho são grandes

f) Além do estilo “dossiê”, poderá haver uma sessão de “Temas Livres”, o que facilitaria a colaboração de uma maior números de estudiosos

g) No entanto, em nosso grupo surgiu uma proposta que vai em outra direção. A mesma consiste em que a revista torne-se um livro, ou um tipo de publicação como os “Cadernos Bíblicos” (em francês: Cahiers Évangiles) traduzidos do francês pela antiga Edições Paulinas. Isso nos daria mais liberdade para a produção dos artigos. Poderíamos, então, criar uma “coleção” de livros bíblicos com uma intenção mais pastoral. Alguma editora poderia assumir essa tarefa

h) Salientando, também, que há uma boa qualificação para acadêmicos que publicam capítulos em obras coletivas, como seria o caso dessa nossa proposta. Sendo que, as exigências para esse tipo de publicação são bem menores do que para revistas que aspiram a obter uma qualificação QUALIS um pouco mais elevada

i) Esse livro, mencionado acima, poderia ser publicado tanto em papel como em ebook. Ou, apenas em formato ebook ou, ainda, em formato PDF, disponível para ser baixado e impresso

:: Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB)
IX Congresso Internacional de Pesquisa Bíblica:
. Data: 24 a 27 de agosto de 2020
. Local: Instituto Teológico São Paulo – ITESP – São Paulo
. Tema: História de Israel: Arqueologia e Bíblia

:: Seminário do PIB para professores de Bíblia em 2020
Confira aqui.

:: Congresso Internacional de Estudos Bíblicos em Buenos Aires
Confira aqui.

:: Publicações recentes de integrantes do grupo dos Biblistas Mineiros

  • Johan Konings: João: O evangelho do Amor de Deus. São Paulo: Edições Loyola, 2019. 96 p. (Coleção: “A Bíblia Passo a Passo”).
  • Johan Konings; Rita Maria Gomes: Marcos: O evangelho do Reinado de Deus. São Paulo: Edições Loyola, 2018. 88 p. (Coleção: “A Bíblia Passo a Passo”).
  • Jaldemir Vitório. As Parábolas em Mateus. In: Luiz Alexandre Solano Rossi; Valmor da Silva (Orgs.). Parábolas na Bíblia. São Paulo: Paulus, 2019.
  • Jaldemir Vitório. O Evangelho Segundo Mateus. São Paulo: Paulus, 2019. (Coleção “Ler a Bíblia”) – a ser publicado em setembro do corrente ano.
  • Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa: Feita no Brasil. A Sabedoria Vulgar da Tragédia Ática Para o Povo Tupiniquim-Catrumano. Belo Horizonte (MG): Relicário, 2018. 324 p.
  • Heloísa Penna; André Araújo; Julia Avelar (Orgs.). Deus(es) na Literatura. Belo Horizonte (MG): Relicário, 2018. Nesta obra coletiva consta um artigo de Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa sobre “A devoção das Cinco Chagas de Cristo em ‘Grande Sertão: Veredas’”.
  • Zuleica Aparecida Silvano: Primeira Carta de João: Crer em Jesus Cristo e Amar Uns aos Outros. São Paulo: Paulinas, 2019. 168 p. (Coleção: “Pão da Palavra”).
  • Jacir de Freitas Farias: O Medo do Inferno e a Arte de Bem Morrer. Petrópolis (RJ): Vozes, 2019 (a ser publicado por volta de outubro) – tese de doutorado defendida junto à FAJE (18/12/2018).

:: Entrevista concedida por Carlos Mesters à Rede Vida de Televisão
O Comitê Organizador do Congresso Internacional de Estudos Bíblicos (Buenos Aires: 16-19 de julho de 2019) solicitou ao Telmo que obtivesse de Carlos Mesters duas coisas: um artigo a ser divulgado e publicado nos Anais desse evento e uma entrevista a ser exibida no último dia do mesmo.

Telmo conseguiu que Carlos Mesters redigisse um artigo, cujo tema é: «Desafios e luzes na leitura e na interpretação da Bíblia que acontece nas Comunidades Eclesiais de Base».

Telmo verá a possibilidade desse artigo vir a ser publicado pela revista brasileira Estudos Bíblicos, da Vozes.

A entrevista com Carlos Mesters foi gravada nos estúdios de Rede Vida, em Brasília (DF), no último dia 1 de julho. Telmo foi o entrevistador. Ela teve a duração de 54 minutos. E será levada ao ar, em breve, dentro da grade de programação dessa rede de televisão.

Um compacto dessa entrevista foi montado com a duração de 21 minutos, contendo legendas em português, a fim de favorecer a compreensão dos participantes de língua espanhola no Congresso de Buenos Aires.

Após a exibição deste vídeo-entrevista em Buenos Aires e a definição de sua apresentação pela Rede Vida de Televisão, o mesmo será enviado a todos os membros de nosso grupo.

:: Data da próxima reunião dos Biblistas Mineiros: 6 de julho de 2020, das 9 às 16h00 na FAJE, em Belo Horizonte, MG.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.