Sinagoga de Campinas foi atacada com bombas e pedras

Criminosos atiram pedras e bombas em sinagoga de Campinas

Ao menos seis pessoas atiraram pedras e duas bombas de fabricação caseira na entrada da sinagoga da Sociedade Israelita Brasileira Beth Jacob, em Campinas (95 km de São Paulo), na noite desta sexta-feira.

Segundo a polícia, os artefatos explodiram e danificaram a porta principal da sinagoga. As chamas foram contidas por vizinhos, com extintores de incêndio. Ninguém ficou ferido.

O presidente da sociedade, Pedro Tiago, afirmou que na calçada em frente à sinagoga os criminosos escreveram, com tinta branca: “Líbano, o verdadeiro holocausto”.

Pedro Tiago informou ainda que não é a primeira vez que acontece um atentado contra a sinagoga. De acordo com ele, em outras ocasiões, além de bombas, os criminosos atiraram contra o local e picharam o templo.

O presidente da sociedade disse que, no momento do atentado, não havia ninguém no local. A segurança na sinagoga foi reforçada e o caso registrado no 1º DP de Campinas.

Violência

A atual onda de violência entre Israel e o grupo terrorista libanês Hizbollah teve início no dia 12 de julho, depois do seqüestro de dois soldados israelenses –outros oito soldados foram mortos na ação do grupo.

O conflito já deixou quase mil mortos. Só no Líbano, cerca de 900 pessoas morreram, sendo que mais de 800 eram civis. Em Israel, confrontos e foguetes do Hizbollah deixaram mais de 70 mortos, sendo mais de 30 civis.

Fonte: Tathiana Barbar – Folha Online: 05/08/2006

O que aconteceu com o Javista na atual pesquisa do Pentateuco? Ele desapareceu e levou consigo a Hipótese Documentária, explica Rolf Rendtorff

No Congresso Internacional da Society of Biblical Literature (SBL), que aconteceu em Edimburgo, Escócia, entre os dias 2 e 6 de julho de 2006, o professor Rolf Rendtorff, da Universidade de Heidelberg, Alemanha, apresentou a palestra What Happened to the “Yahwist”?: Reflections after Thirty Years [O que aconteceu com o “Javista”? Retomando o tema trinta anos depois], que agora sai publicada no Forum de agosto da SBL.

Os trinta anos do título têm a ver com o fato de Rolf Rendtorff ter apresentado, exatamente em Edimburgo, em 1974, uma exposição sobre o Javista, com o título “Der Jahwist als Theologe? Zum Dilemma der Pentateuchkritik” [O ‘Javista’ como teólogo? O dilema da crítica do Pentateuco].

No atual artigo, Rendtorff lembra as pesquisas feitas deste então, assunto que trato em um texto sobre a situação atual da pesquisa da História de Israel (e do Pentateuco) , e que convido o leitor a verificar (só o item 2: Van Seters reinventa o Javista) antes de prosseguir esta leitura. Ele diz que desde 1974 defendia o abandono da hipótese documentária do Pentateuco, mas foram refinamentos da hipótese e não o seu abandono o que veio acontecendo nos anos seguintes, de modo especial um intenso debate acerca do pilar de sustentação da hipótese, que é exatamente o Javista (But what happened instead in the following years was a discussion not about an alternative to this hypothesis but about its refinement. In particular, there began a widespread discussion about the central pillar of the hypothesis, the so-called Yahwist).

Após citar Von Rad e sua posição sobre o Javista – visto por ele como autor e teólogo – Rendtorff diz que vai apenas chamar a atenção para algumas características da pesquisa acadêmica mais recente – e não fazer um levantamento completo do que ocorreu nos últimos trinta anos (It is not my intention to unfold the whole history of research in the last thirty years. But I want to mark some characteristic positions that show the great diversity in the present scholarly debate).

Em primeiro lugar, há aqueles que ainda defendem a tradicional hipótese das fontes do Pentateuco, como Richard Elliott Friedman, em estudo publicado em 2005. Mas o que fazer com o texto após despedaçá-lo em J, E, P, D etc. E o texto em seu conjunto, como fica, pergunta R. Rendtorff?

Há também um grupo que sustenta uma ‘hipótese documentária reduzida’, eliminando o Eloísta (E) e concentrando a pesquisa no Javista (J), além de deslocá-lo para a época mais recente do Deuteronomista, a época do exílio babilônico, como John Van Seters e Hans Heinrich Schmid o fazem em suas clássicas obras da década de 70. Na mesma direção vai Christoph Levin em uma obra de 1993.

Mas há também um grupo que mais recentemente tem encontrado dificuldade em identificar o Javista. Enquanto o Sacerdotal (P) e a teologia Deuteronomista são claramente identificáveis no Pentateuco, quase tudo sobre o Javista começa a ser questionado: sua época e dimensão, sua coerência interna, características teológicas, enfim, sua existência como tal.

Por isso, em 1999, Christoph Levin convidou, em Munique, um grupo de pesquisadores para uma discussão sobre “O Javista e seus críticos”, da qual resultou o livro publicado em 2002 com o título de Abschied vom Jahwisten. Die Komposition des Hexateuch in der jüngsten Diskussion [Um adeus para o Javista. A composição do Hexateuco na discussão recente]. Sobre este livro leia o trecho que começa com E a crise do Pentateuco continua, em meu artigo já citado. É, como digo ali, “adeus” Javista (Jean Louis Ska expresses this by the title of his introductory essay: “The Yahwist, a Hero with a Thousand Faces.” Indeed, this collection of essays shows many different faces of “J.” And for many of the authors, the Yahwist has no face at all because he does not exist any longer).

Neste ponto de seu artigo, Rolf Rendtorff, após expor a posição de vários dos autores desta obra que descarta o Javista, chega à conclusão de que o fim do Javista significa também o fim da Hipótese Documentária. Em suas palavras:

In my view, this book shows very clearly that the end of the Yahwist means at the same time the end of the Documentary Hypothesis. A documentary hypothesis with just one single document cannot work like an hypothesis that was originally established and developed with four or at least three documents or sources, whose interrelations are a basic element of the method of working in the framework of this theory. As I mentioned before, only a few of the essays in this volume deal with this question, and they touch it just briefly and rather hesitantly. Instead, the question is raised of the interrelations between certain blocks, such as patriarchal stories and Exodus traditions or Genesis and the following books. These are questions beyond the Documentary Hypothesis“.

E termina seu artigo com a pergunta: “Novamente: O que aconteceu com o Javista? A resposta: desapareceu e levou com ele o edifício no qual ele habitava, porque não há ali outros moradores” (Again: What happened to the Yahwist? The answer: He faded away, and he took with him the building he had lived in because there are no inhabitants any longer).

No mesmo Forum da SBL há outro artigo: de David J. A. Clines, da Universidade de Sheffield, Reino Unido. É uma resposta ao texto de R. Rendtorff , com o título de Response to Rolf Rendtorff’s “What Happened to the Yahwist? Reflections after Thirty Years“.

Ibrahim Saleh, brasileiro, morre lutando pelo Hizbollah no Líbano

Brasileiro morre no Líbano lutando pelo Hizbollah

O Hizbollah ganhou nesta semana um “mártir” brasileiro. Ibrahim Saleh, 17, morreu na última terça-feira quando lutava nas fileiras do grupo terrorista contra Israel na cidade de Maroun er Ras, no sul do Líbano.

Filho de mãe brasileira e pai libanês, Ibrahim foi morto quando um míssil israelense atingiu o carro em que estava, com outros três combatentes do Hizbollah. Um irmão de Ibrahim, de 23 anos, também brasileiro, continua na região dos combates defendendo o Hizbollah.

Segundo a família, Ibrahim foi atraído muito cedo pela ideologia do grupo xiita, e seu sonho sempre foi morrer lutando contra Israel. “Ele dizia que não queria ter uma morte qualquer, como em um acidente de carro. Queria ser “shahid” [mártir], morrer na guerra”, conta a tia de Ibrahim Zeina Kourani, paulista de Itapevi que vive na cidade de Tiro, uma das mais bombardeadas na atual ofensiva. “Disseram-nos que ele tinha um sorriso nos lábios quando foi encontrado morto.”

Shakibah, a mãe de Ibrahim, diz não ter ficado triste com a morte do filho, ocorrida exatamente da forma como ele queria. Deu um depoimento à Folha, mas preferiu deixar as explicações para a irmã. Orgulhosa porque ele caiu lutando pelo grupo xiita, Shakibah recebeu dezenas de telefonemas de vizinhos parabenizando-a pelo ato de Ibrahim. “Estão todos ligando e dizendo a ela que graças a Deus ele morreu assim”, afirma Zeina.

Educação para a guerra

Shakibah e Zeina são parte de uma família xiita de dez irmãos brasileiros de origem libanesa, seguidores dos preceitos do islamismo e adeptos da filosofia do Hizbollah. Dos dez, sete estão no Líbano. Os outros três moram ainda em Itapevi, inclusive um vereador local, Akdenis Mohamed Kourani, curiosamente eleito por um partido identificado com outra religião, o Partido Trabalhista Cristão.

Embora tivesse passaporte brasileiro, Ibrahim jamais foi ao país natal da mãe. Foi criado em Tiro, cidade dominada pelo Hizbollah –como todo o sul do Líbano. Nunca teve dúvidas do que queria. Segundo a família, ele não chegou nem a fazer planos para quando terminasse os estudos. Não pensava em faculdade ou profissão. Sua idéia fixa era juntar-se ao Hizbollah. Mais que isso: sonhava em morrer no campo de batalha. “Ele sabia que ia morrer assim, por isso nunca fez planos para quando crescesse”, diz a tia, com voz calma.

Inteiramente engajado na luta armada dos xiitas libaneses, Ibrahim mantinha pouco contato com o Brasil. A ligação com o seu segundo país limitava-se à relação com os primos brasileiros, quando eles vinham visitá-lo no Líbano.

Zeina conta que Ibrahim, como muitas crianças xiitas no sul do Líbano, começou muito cedo a ser treinado para lutar. Não fazia parte da rede de escolas do Hizbollah, estudava em uma instituição pública do Estado libanês, não-muçulmana. Paralelamente, de forma secreta, recebia um outro tipo de educação. “Eles levam os meninos para ensinar e ninguém sabe de nada, onde é ou como isso é feito. Nem mesmo os pais”, diz Zeina. Segundo ela, a convocação acontece quando os meninos xiitas têm “mais ou menos 13 anos”.

Ela calcula que haja cerca de 30 mil jovens no sul do Líbano prontos para entrar na luta, muito mais do que os que já estão na linha de frente. Pouquíssimos, porém, com tão pouca idade como Ibrahim. “Os menores são muito poucos. O Ibrahim foi voluntário”, afirma Zeina, segundo a qual o sobrinho já queria ir para a luta no ano passado quando ainda tinha apenas 16 anos.

Além de Ibrahim, Shakibah tem outro filho (cujo nome prefere não ver publicado, por motivos de segurança), que também está na linha de frente do Hizbollah, e duas filhas, de 24 e 16 anos. Desde o começo do conflito, a família desconhece o paradeiro do irmão de Ibrahim, que também tem passaporte brasileiro. “A gente sabe que ele está bem porque manda notícias, mas não sabe onde ele está”, diz Zeina.

Para um primo da mãe de Ibrahim, Abbas Kourani, que mora na cidade portuária de Sidon, as circunstâncias da morte do jovem ainda não estão claras. Ele acha difícil acreditar que o adolescente estivesse na zona de combate como parte da guerrilha xiita, apesar da vocação precoce conhecida por todos. “Sei que o irmão dele era o mais engajado, mas Ibrahim pode ter sido levado para lá e não ter conseguido sair. O que eu ouvi falar é que ele estava ajudando as pessoas desabrigadas”, conta Abbas.

Segundo a família, que ainda não viu o corpo, o enterro será providenciado pelo Hizbollah e deve acontecer em Tiro, mas só quando acabar o conflito.

Fonte: Folha Online: 05/08/2006

Sionistas cristãos anseiam pelo Armagedon

Lobbying for Armageddon
“Some influential evangelical leaders are lobbying for an attack on Iran. But it’s not about geopolitics – it’s about bringing about the End Times”.

O que é o sionismo cristão? Leia aqui mais para o fim da página.

Descoberta uma dupla de planetas errantes, sem estrela-mãe, que giram ao redor deles mesmos

Folha Online: 04/08/2006 – 12h02

Astrônomos observam dupla de planetas errantes pela 1ª vez

Astrônomos do Observatório Europeu Austral, localizado no Chile, anunciaram a descoberta de uma dupla de planetas errantes (sem estrela-mãe) que giram ao redor deles mesmos e que vagam livremente pelo espaço. Esta é a primeira vez que se observam dois corpos celestes unidos pela gravidade de “planetas flutuantes livres” (“free floating planets”, em inglês). O maior corpo celeste, com uma massa sete vezes maior do que a de Júpiter, foi detectado a cerca de 400 anos-luz de nosso sistema solar. O fato extraordinário é que ele não gira em volta de uma estrela, mas em torno de outro corpo frio com o dobro de sua massa. Ray Jayawardhana, da Universidade de Toronto, e Valentin Ivanov, do Observatório Europeu Austral, publicarão a descoberta na “Science Express”, site da revista “Science” (cont.)

Israel caiu na armadilha da guerrilha e guerrilheiros quase nunca são derrotados

BBC Brasil: 04/08/2006 – 09h26

Leia repercussão internacional sobre o conflito no Líbano

Uma reportagem publicada nesta sexta-feira no diário britânico Financial Times enxerga o conflito no Líbano como sintoma de uma política equivocada dos Estados Unidos para o Oriente Médio. O artigo compara o cenário otimista de março de 2005 – quando milhares de libaneses saíram às ruas pedindo o fim da influência Síria no Líbano – com a imagem “radicalmente transformada” de julho de 2006 (…) Um ano depois, o conflito no Líbano, a chegada ao poder do Hamas nos territórios palestinos, a escalada da violência no Iraque e a reversão da tendência à democracia no Egito alimentam uma conclusão pessimista do jornal. “Há um ano, florescia a visão da Casa Branca de que a democracia estava se disseminando. Hoje tudo está morto.” (…) O pessimismo e a crítica à política externa da grande potência são compartilhados pelos diários The Independent, de Londres, e Libération, de Paris. O jornal londrino estampa em sua capa um jogo de liga-pontos, com fotos do Afeganistão, Iraque, territórios palestinos, Israel e Líbano, e ironiza uma frase do primeiro-ministro britânico Blair: “é hora de ligar os pontos corretamente ao redor do mundo”, disse o premiê. Com uma capa também forte, o jornal francês estampa um soldado israelense dentro de um tanque de guerra, e titula: “Terra queimada”. Em editorial, o “Libération” questiona a maneira como a diplomacia internacional vem conduzindo as negociações para a crise. “O fato de estas negociações ocorrerem enquanto os canhões ainda soam constitui um fracasso inicial do que ninguém mais se atreve a chamar de ‘comunidade internacional’.” Para o alemão Der Tagesspiegel, Israel “tinha de reagir”, mas “caiu numa armadilha de guerrilhas”. “A história nos ensina que guerrilheiros quase nunca são derrotados…” (…) O israelense Haaretz lamenta que o conflito no Líbano tenha tirado a atenção de Israel para a resolução sobre o Irã aprovada no Conselho de Segurança da ONU no início da semana (cont.)

Tem gente incomodada com Finkelstein e Silberman

Tem gente incomodada com Finkelstein e Silberman por causa do livro sobre Davi e Salomão

 

Old Testament dispute continues. Was King David Judaism’s King Arthur?

Some scholars are busily debunking the Bible’s account of the great King David, asking: Was he really all that great? Was he largely legendary, Judaism’s version of Britain’s legendary King Arthur or totally fictional?

These matters are crucial not only for Jews but for Christians, since Jesus’ biblical identity as the messiah stems from David’s family line.

Skepticism about the Hebrew Bible’s history was promoted to popular audiences in “The Bible Unearthed” (2001) by Tel Aviv University archaeologist Israel Finkelstein and Neil Asher Silberman. Their most recent book focuses on “David and Solomon” (Free Press).

Though some scholars claimed David never existed, in 1993 archaeologists discovered a stone inscription from 835 B.C. that mentions “the house of David.” The authors say that established the existence of a dynastic founder named David and that shortly after his 10th-century era a line of kings “traced their legitimacy back to David.”

However, Finkelstein considers the Bible seriously distorted propaganda. He treats David as a minor bandit chieftain and Jerusalem as a hamlet, not an imperial capital. Supposedly, biblical authors concocted the grander David centuries afterward. The book also implies that his successor, Solomon, didn’t build the Temple.

Finkelstein notes that archaeologists haven’t found monumental buildings from David’s era in Jerusalem. He dismisses links of David and Solomon with buildings unearthed at biblical Megiddo and Hazor. Ordinary readers might not grasp that this depends upon a disputed “low chronology” which would shift dates a century, just after these kings.

In the July-August issue of Biblical Archaeology Review, Michael Coogan of Stonehill College, editor of The New Oxford Annotated Bible, contends that Finkelstein and Silberman “move from the hypothetical to the improbable to the absurd.”

Finkelstein’s revised chronology is “not accepted by the majority of archaeologists and biblical scholars,” Coogan asserts, citing four scholarly anthologies from the past three years.

Coogan also thinks “David and Solomon” downplays the significance of the Amarna tablets, which include correspondence to Egypt’s pharaoh from a 14th-century Jerusalem king. Even if archaeological remains at Jerusalem are lacking, he writes, the tablets indicate that long before David, Jerusalem was the region’s chief city-state, with a court and sophisticated scribes.

Discovery of ancient remains in Jerusalem is problematic due to the repeated reconstruction throughout the centuries and the modern inaccessibility of many sites.

Nonetheless, perhaps David’s palace has been found. So claims Israeli archaeologist Eilat Mazar. Finkelstein denies this, claiming Mazar inaccurately dated pottery from the site. “Here, for the time being, matters rest,” summarizes Hillel Halkin in the July-August Commentary magazine.

Jerusalem feuds aside, skepticism about David seems to be countered by recent discoveries in the biblical land of Edom (present-day southwest Jordan), also described in Biblical Archaeology Review by field experts Thomas Levy and Mohammad Najjar. Levy is a University of California, San Diego, archaeologist and Najjar directs excavations for Jordan’s Department of Antiquities.

According to the Hebrew Bible, Edom had kings before Israel (Genesis 36:31), barred Moses’ wandering Israelites (Numbers 20:14-21) and later warred with King David (2 Samuel 8:13-14, 1 Kings 11:15-16).

Until now, many scholars have said that’s all bogus because there was no archaeological evidence for a state in Edom until long after David’s day. Finkelstein and Silberman typified such skepticism in “Bible Unearthed,” which said Edom achieved kingship and statehood only in the seventh century B.C.

But Levy and Najjar say lack of evidence is never conclusive, and in this case previous archaeologists dug in the wrong place. They’ve now excavated a major fortress that — to their surprise — is dated by radiocarbon tests in David’s era. An adjacent copper mill goes back another one to two centuries, closer to Moses’ time.

Biblical references have gained “new plausibility,” they conclude.

Fonte: Richard N. Ostling – The Associated Press: Aug 4, 2006

Arqueologia em zonas de conflito: conferência no Instituto de Arqueologia do University College London

Na lista de discussão ANE-2, vejo este comunicado de Chuck Jones. Se quiser conferir mais, clique aqui.

A Conferência de três dias de duração vai tratar dos problemas arqueológicos nas regiões em guerra no Oriente Médio, focalizando especialmente a Palestina, o Iraque, o Líbano e o Afeganistão.


Archaeology in Conflict Conference
Cultural Heritage, Site Management and Sustainable Development in Conflict and Post-Conflict States in the Middle East

Location: Institute of Archaeology, University College London
Date: Friday 10th, Saturday 11th and Sunday 12th November 2006
Organizing body: The Centre for Applied Archaeology (CAA), supported by the British Academy.

This three day conference will explore the ethics and practicalities of archaeological site management in conflict and post-conflict states, focusing on the impact of conservation and archaeology on local communities in Palestine, Afghanistan, Iraq and Lebanon.

Thematic sessions include:

  • Palestinian Heritage: Archival Memory and Identity Work
  • Conflict Management and Reconstruction – case studies from Lebanon
  • Archaeology and Conflict in Iraq – present problems and future prospects
  • Conservation and Sustainable Use of Resources – Case studies from Afghanistan
  • Conflicting Values, Government and Legitimacy

The conference brings together archaeologists, heritage managers, developing agencies, funding bodies, philosophers, social theorists, conflict resolution specialists, economists, NGO’s, GO’s and supranational bodies. Special focus will be given to academic scholars, experts and government representatives from Afghanistan, Palestine, Lebanon and Iraq.