Cássio Murilo: Metodologia de exegese bíblica

Acabo de receber um grande presente de meu amigo e colega Cássio Murilo Dias da Silva: a nova versão de seu livro Metodologia de exegese bíblica.

SILVA, C. M. D. da. Metodologia de exegese bíblica: versão 2.0. 4. ed. rev. e atual. São Paulo: Paulinas, 2022, 600 p. – ISBN 9786558081661.SILVA, C. M. D. da. Metodologia de exegese bíblica: versão 2.0. 4. ed. rev. e atual. São Paulo: Paulinas, 2022, 600 p. – ISBN 9786558081661.

Clique aqui e leia uma amostra do livro: sumário, prefácio e palavra inicial do autor.

Saiba mais sobre Cássio Murilo Dias da Silva e suas publicações percorrendo o Observatório Bíblico.

O livro tem prefácio de Jean Louis Ska, do Pontifício Instituto Bíblico, Roma.

Diz a editora:

Esta nova versão de Metodologia de exegese bíblica reelabora radicalmente a anterior, já com mais de duas décadas. Apesar das mudanças, ela preserva a principal característica da “versão 1.0”: a apresentação didática e clara de cada passo metodológico. O autor transcreve o que seriam suas apresentações, seus exemplos e seus esclarecimentos em um encontro presencial.

Os primeiros capítulos (2–6) orientam o aprendiz de exegeta a preparar o texto que pretende interpretar.

Em seguida, são ensinadas quatro análises da leitura sincrônica (capítulos 7–10).

Depois, as diferentes análises da leitura diacrônica (capítulos 11–12 e 14–16).

Cássio Murilo Dias da SilvaDois outros capítulos (13 e 17) ensinam, respectivamente, como fazer a leitura sinótica dos evangelhos e como analisar a poesia hebraica.

No último capítulo (18), em uma amostra de sua tese doutoral, o autor aplica conjuntamente todos os passos metodológicos ensinados ao longo do livro.

Não obstante a tecnicidade da exposição, fica bastante claro que a exegese bíblica não tem finalidade em si mesma. Se assim for, em vez de abrir o texto, ela o fecha e emudece. A exegese séria e, ao mesmo tempo, comprometida com a realidade é imprescindível para que a interpretação da Bíblia supere o fundamentalismo e seja relevante, não só para o mundo acadêmico e para o universo eclesiástico, mas também e principalmente para a sociedade.

Este livro é oferecido para ajudar os que amam a Bíblia a dar passos firmes nos muitos caminhos da interpretação da Palavra de Deus.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.