O cerco de Jericó: análise de Josué 2 e 6

DIAS, E. C.; FERNANDES, L. A. O cerco de Jericó: análise de Josué 2 e 6. São Paulo: Paulinas, 2022, 136 p. – ISBN 9786558081609.

Diz a editora:DIAS, E. C.; FERNANDES, L. A. O Cerco de Jericó: Análise de Josué 2 e 6. São Paulo: Paulinas, 2022

O livro de Josué narra o nascimento do povo de Israel nas terras de Canaã, na parte da Cisjordânia. Entre os diversos episódios, destacam-se a chegada dos espiões israelitas na casa de Raab, uma prostituta em Jericó (Js 2); o cerco e a conquista desse centro urbano (Js 6). Com boa sensibilidade literária e amplos conhecimentos do contexto histórico em questão, os dois autores, Elizangela Chaves Dias e Leonardo Agostini Fernandes, pesquisadores e professores de Literatura Bíblica em renomadas Universidades, interpretam e explicam os dois capítulos no livro de Josué. Com isso, será possível redescobrir a rica reflexão teológica promovida por Josué 2 e 6, a fim de, também, renovar a aprofundar a fé ligada à contemplação do cerco de Jericó. Embora não se trate de um livro sazonal, a presente publicação se torna um subsídio valiosos para o Mês da Bíblia em 2022, no qual se visa a leitura do livro de Josué.

Este livro inicia uma coleção nova na Editora Paulinas, com o nome de “Formação bíblica”.

 

Dizem os autores na Apresentação, páginas 15-16:

O primeiro estudo foi abordado, de modo particular e com a devida profundidade, fazendo-se uso da análise narrativa, concentrada nos seus elementos específicos (exposição, momento estimulante, complicação, clímax, ponto de virada, desfecho e conclusão).

O segundo estudo também seguiu a abordagem sincrônica, pela análise narrativa, concentrando-se na proposta de subdivisão, seguindo as sete partes identificadas em Js 6.

A proposta de apresentação dos dois estudos seguiu o mesmo esquema. Assim, além de oferecer um percurso exegético consistente, houve a preocupação de evidenciar, o máximo possível, a intertextualidade e a continuidade narrativa que existe entre Js 2 e 6.

A análise narrativa, enquanto aproximação sincrônica, considera o texto bíblico na sua forma final e canônica, revelando como está tecido e que força de persuasão contém. Nesse sentido, igualmente, sobressaem os elementos da retórica semítica.

Elizangela Chaves DiasE na Introdução, nas páginas 32-33, alertam os autores:

O livro de Josué não foi escrito para oferecer um relato detalhado de como se deu a conquista da terra de Canaã. O principal objetivo do livro é transmitir uma mensagem religiosa, ao evidenciar certos episódios em torno da conquista, a fim de demonstrar, acima de tudo, o protagonismo do Senhor , Deus de Israel, como o autêntico conquistador de Canaã. Ele é o Senhor dos Exércitos, que agiu através de Josué, um líder obediente, capaz de manter as tribos unidas, como se fossem “um só homem”. A união e a coesão nos propósitos atestam que o fio condutor de toda a narrativa tem a ver com a realização das promessas e com a aliança entre o Senhor e o povo que escolheu como sua pessoal propriedade (Ex 19,5-6; Js 1,3.6.11; 23,5.14; 24,13).

Leia um trecho da obra em pdf.

 

Os autoresLeonardo Agostini Fernandes

Elizangela Chaves Dias é pesquisadora e professora de Literatura Bíblica na Pontifícia Universidade Urbaniana em Roma, Itália.

Leonardo Agostini Fernandes é pesquisador e professor de Literatura Bíblica na Pontifícia Universidade Católica no Rio de Janeiro.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.