Religião e identidade nas sociedades pós-conflito
Tema da Revista Internacional de Teologia Concilium 359 (2015/1).
Blog sobre estudos acadêmicos da Bíblia
Religião e identidade nas sociedades pós-conflito
Tema da Revista Internacional de Teologia Concilium 359 (2015/1).
Este é o tema de capa da REB vol 75, n. 297, Jan/Mar. 2015, que acabo de receber.
As sugestões contemplam vários aspectos ou níveis, como o sociológico, o administrativo e o espiritual, sendo este último de caráter identitário e orientativo. Aparecem, pois, análises socioadministrativas e representações do imaginário ideal a respeito da Igreja católica, do Reino de Deus enquanto realização histórica e utopia. Por isso temos a convicção de que as contribuições aqui registradas poderão ajudar na busca e na fidelização a Jesus Cristo, no pensar a conjugação entre o evangelho e as pessoas, inseridas em culturas evolutivas, no pensar aspectos administrativos, em todos os níveis, diz o editorial.
Escrevem João Décio Passos, João da Silva Mendonça Filho, Luís González-Quevedo, Maria Cecília dos Santos Ribeiro Simões, Mário de França Miranda, Maria Clara Lucchetti Bingemer, Carlos Francisco Signorelli, José Silvio Botero Giraldo e Nicolau João Bakker.
«LAUDATO SI’, mi’ Signore – Louvado sejas, meu Senhor», cantava São Francisco de Assis. Neste gracioso cântico, recordava-nos que a nossa casa comum se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços: «Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras». Esta irmã clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou.
O Vaticano divulgou na manhã de ontem, 18 de junho de 2015, a nova Encíclica do papa Francisco, “Laudato Si’ – sobre o cuidado da casa comum”. O texto trata da ecologia humana e o clima está no centro das preocupações apresentadas pelo pontífice. Além disso, são apontadas as problemáticas e desafios de preservação e prevenção, como também aspectos da proteção à criação e questões como a fome no mundo, pobreza, globalização e escassez.
:: Leia a encíclica em português – ou em outras línguas