Leituras da Evangelii Gaudium

:: Um guia para a Evangelii Gaudium – Aldo Maria Valli: Notícias: IHU On-Line 28/11/2013
“A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus”: assim começa a Evangelii Gaudium, com a qual o Papa Francisco aborda o tema do anúncio do Evangelho no mundo de hoje. É um apelo a todos os batizados, sem distinções de papel, para que levem aos outros o amor de Jesus em um “estado permanente de missão” (25), vencendo “o grande risco do mundo atual”, o de cair em “uma tristeza individualista” (2). A reportagem é de Aldo Maria Valli, publicada no site Vino Nuovo em 26/11/2013.

:: Francisco e o vento contrário da Cúria – Hans Küng: Notícias: IHU On-Line 28/11/2013
O Papa Francisco dispõe das necessárias qualidades para liderar como capitão o navio da Igreja através das tempestades destes tempos: a confiança dos fiéis lhe servirá de apoio. Ele terá contra ele o vento da Cúria e, muitas vezes, deverá avançar em ziguezague. A Evangelii Gaudium é uma etapa importante nesse sentido, mas certamente não é o ponto de chegada. A opinião é do teólogo suíço-alemão Hans Küng, em artigo publicado pelo jornal Corriere della Sera em 27/11/2013 [confira também em El País de 28/11/2013].

:: A ”encíclica transversal” de Francisco – Massimo Faggioli: Notícias: IHU On-Line 28/11/2013
“O título representa bem as duas fontes às que se refere o programa da nova evangelização (termo, aliás, raramente usado no documento). Trata-se da constituição pastoral do Vaticano II, Gaudium et Spes (1965), e a Evangelii Nuntiandi, de Paulo VI (1975). É a reabilitação pública de um magistério conciliar e pós-conciliar particularmente negligenciado durante o pontificado de Bento XVI e na teologia que fez carreira eclesiástica nos últimos anos”. A opinião é do historiador italiano Massimo Faggioli, professor de história do cristianismo da University of St. Thomas, em Saint Paul, nos EUA. O artigo foi publicado no jornal Europa em 27/11/2013.

::  O “I have a dream” do Papa Francisco – John L. Allen Jr.: Notícias: IHU On-Line 28/11/2013
Francisco aponta para uma reforma em diversas áreas, incluindo uma chamada imediata por “conversão do papado” em direção a uma “sensata descentralização”. O que inclui, ao menos, uma inversão aparentemente clara da política anterior: atribuir a autoridade para o ensino às conferências dos bispos, em contrariedade a uma decisão, de 1998, do Papa João Paulo II negando-lhes precisamente tal papel. O comentário é de John L. Allen Jr. e foi publicado pelo National Catholic Reporter em 27/11/2013.

:: A alegria do Evangelho, uma revolução no Vaticano – Matthias Drobinski: Notícias: IHU On-Line 28/11/2013
“Saiam!” é a essência da mensagem que ele envia a bispos, padres, membros da comunidade. Saiam para fora das suas cômodas estruturas eclesiais burguesas e do caloroso círculo dos convencidos – anunciem o Evangelho às periferias das cidades, aos marginalizados pela sociedade, aos pobres, aos abandonados, aos que duvidam. A reportagem é de Matthias Drobinski, publicada no jornal Süddeutsche Zeitung em 26/11/2013.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.