Novo livro do Konings

KONINGS, J. A Bíblia, sua origem e sua leitura. 7. ed. atualizada. Petrópolis: Vozes, 2012, 280 p. – ISBN 9788532642202.

Diz Johan Konings, do grupo dos Biblistas Mineiros, em e-mail aos amigos:

Tenho o prazer de comunicar que chegou às livrarias a nova edição, radicalmente reformulada, de meu livro anteriormente intitulado A Bíblia nas suas origens e hoje, agora com o título A Bíblia, sua origem e sua leitura.

Da capa:
A Bíblia, livro sagrado do judaísmo e do cristianismo e patrimônio da humanidade, é o livro mais vendido do mundo, mas não por ser fácil de se ler! De fato, não é apenas um livro, mas uma biblioteca que reúne obras que, depois de longa gestação no seio do povo, foram consignadas por escrito, durante tempo prolongado, num ambiente bem distante de nós. Muitos que desejam conhecê-la com seriedade, e não apenas tê-la como objeto devocional ou decorativo, sentem falta de orientação simples, porém científica, para a leitura e o estudo.

Procurando atender esse desejo, esta obra proporciona informação básica e orientações fundamentais para a leitura da Bíblia. Objetivando a visão de conjunto, fornece ao leitor um referencial para o estudo aprofundado.
O roteiro se desenvolve como uma viagem ao âmbito original da Bíblia, para, com esse conhecimento, voltar ao momento presente. Partindo de uma descrição do “fenômeno Bíblia”, você vai descobrir o mundo em que ela nasceu e, depois, observar como ela chegou até nós e fala a nós, hoje, como “palavra de Deus”.

Todavia, embora levando em consideração o intuito religioso que está na origem dos escritos bíblicos e comumente preside à sua leitura, o presente livro não supõe, da parte do leitor, a adesão ao credo religioso, mas sim, a atitude do observador atento, que procura compreender, com a possível penetração, o fenômeno que é a Bíblia.