Faça o download do livro A Voz Necessária

Meu livro A voz necessária: encontro com os profetas do século VIII a.C. foi publicado pela Paulus em 1998.

Em julho de 2009 recebi comunicado da editora dizendo que meu livro estava esgotado e que os direitos autorais retornavam ao autor. Por isso o estou colocando aqui para download gratuito.

Clique no link abaixo e faça o download de

A Voz Necessária: encontro com os profetas do século VIII a.C.

São 120 páginas em formato pdf e o arquivo tem 842 KB. O texto pode ser baixado e utilizado para fins educacionais e não comerciais.

O texto aqui publicado é o mesmo da edição impressa. Mas os trechos que tratam do contexto histórico, o texto bíblico, as notas de rodapé e a bibliografia foram atualizados.

No livro proponho o seguinte roteiro para a compreensão do profetismo:DA SILVA, A. J. A Voz Necessária: encontro com os profetas do século VIII a.C. Brodowski, 2011, 120 p.

1. No primeiro capítulo, um olhar sobre a origem do movimento profético em Israel, originado das contradições da sociedade monárquica tributária.

2. Em seguida, uma análise do discurso profético. Discurso de teor teológico que denuncia a ruptura da aliança como a idolatria que substitui Iahweh por Baal, pelo Poder e pela Riqueza. O objetivo desta denúncia é o restabelecimento da aliança javista.

3. No terceiro capítulo, uma leitura do conhecido profeta do século VIII a.C., camponês originário de Técua, o pastor e vaqueiro Amós.

4. No quarto capítulo, um roteiro de leitura de outro profeta do século VIII a.C., Oseias, que atuou em Samaria um pouco depois de Amós e viu a decadência e derrota de seu país, o reino de Israel.

5. No quinto capítulo o assunto é Isaías, o célebre profeta de Jerusalém, o grande poeta e defensor arguto dos marginalizados de Judá. Seus oráculos ficaram tão célebres que seu livro sofreu várias releituras e acréscimos.

6. Contemporâneo de Isaías, o profeta Miqueias, feroz defensor dos oprimidos judaítas, é o assunto do sexto capítulo.

Para terminar, uma cronologia do século VIII a.C. e um vocabulário dos termos bíblicos e históricos mais importantes usados no texto pretende facilitar a leitura dos profetas. A bibliografia, atualizada, completa o livro.