Mística e Razão: dialética no pensamento judaico

A Editora Perspectiva e a Livraria da Vila convidam para o lançamento, hoje, 20 de junho de 2011, das 19h00 às 22h00, do livro de Alexandre Leone, Mística e Razão: Dialética no Pensamento Judaico.

Local: Livraria da Vila – Lorena – Piso Térreo – Alameda Lorena, 1731

LEONE, A. Mística e Razão: Dialética no Pensamento Judaico. São Paulo: Perspectiva, 2011, 200 p. – ISBN 9788527309127

Diz a editora:
“Abraham Joshua Heschel (1906-1972), notável filósofo judeu, voltou sua atenção diretamente para a literatura rabínica tradicional em Torá min ha-Shamaim be-Aspaklaria shel ha-Dorot (A Torá Revelada Apreendida Através das Lentes das Gerações de Sábios), em especial para aquela contida no Talmud, no Midrash e nos comentaristas medievais. Dessa leitura emerge uma visão dialética das correntes de pensamento que animaram os debates das primeiras interpretações rabínicas sobre questões como o elemento humano e o divino na revelação; a imanência versus a transcendência de Deus; a relação entre observância religiosa e o espírito por trás da observância; a noção de milagre versus a ideia de uma natureza autônoma; e muitos outros temas do debate judaico que têm atravessado os séculos. Heschel identifica, a partir de duas escolas de pensamento rabínico dos primeiros séculos da era comum – a escola de rabi Akiva, de tendência mística, e a escola de rabi Ishmael, de tendência racionalista –, dois grandes paradigmas que tensionaram dialeticamente o pensamento rabínico desde o final da Antiguidade e durante a Idade Média. Essas tendências têm permeado o pensamento judaico e, desde então, contribuído para uma abordagem única no trato da contradição. A leitura dialética das fontes rabínicas redimensiona a relação entre razão e misticismo na experiência religiosa judaica e, para além de aprofundar o debate moderno sobre a natureza da experiência religiosa, é também uma poderosa crítica contra as leituras fundamentalistas dos textos tradicionais judaicos. Este pensamento e esta leitura são o objeto de reflexão do rabino e pesquisador Alexandre Leone, em Mística e Razão: Dialética no Pensamento Judaico, que a Perspectiva leva ao leitor em mais um volume da coleção Estudos”.

Alexandre Leone: graduado em ciências sociais, tornou-se mestre e doutor em cultura judaica pela FFLCH-USP. Ordenou-se rabino e recebeu o Master of Arts (Jewish Philosophy) pelo Jewish Theological Seminary of America-JTS, de Nova York. É professor da Escola Dominicana de Teologia, do Colégio Bialik e pesquisador do Centro de Estudos Judaicos da USP. É rabino da comunidade judaica de Alphaville. Estudioso do pensamento e da filosofia judaica medieval e moderna, sua pesquisa está centrada no aspecto ético e humanizante do judaísmo.

Conheci Alexandre Leone no Congresso da SOTER de 1999, quando, partindo do relato de Gênesis 1, apresentou a interpretação judaica da criação baseado em três fontes rabínicas: o Midrash, o sábio medieval Maimônedes e, especialmente, a interpretação mística baseada no Zohar, que vê a criação como um processo constante e o ser humano como parceiro de Deus na criação.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.