RIBLA Online

A RIBLA – Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana – pode ser encontrada aqui. Todos os números, em espanhol, podem ser encontrados e baixados aqui.

Sobre a RIBLA, se lê no site do Instituto Teológico Franciscano:
RIBLA se inspira em duas vertentes: 1) bíblica 2) histórico-cultural latino-americana e caribenha. Portanto, por um lado, procura ouvir a revelação de Deus, tanto enquanto codificada na história bíblica, quanto, por outro lado, codificada no contexto histórico-cultural latino-americano e caribenho. A revelação de Deus e sua percepção acontecem na mediação histórica, no caso, bíblica, latino-americano e caribenha. Assim, RIBLA se situa nas experiências de fé e de luta pela vida das comunidades das Igrejas da AL e do Caribe. Parte do pressuposto de que as dores, utopias e poesias dos pobres são uma mediação hermenêutica decisiva para a leitura da Bíblia em nossas terras. Desde 1988, em fascículos temáticos, RIBLA é editada em duas versões linguísticas: espanhola e portuguesa. Esta que aqui é apresentada, editada pela Ed. Sinodal (São Leopoldo/RS) e pela Vozes (Petrópolis/RJ), é a versão portuguesa (pela versão em língua espanhola: RECU – Equador – e Ed. DEI – Costa Rica).

La Revista Bíblica Latinoamericana “se sitúa dentro de las experiencias de fe y de lucha de las comunidades y de las iglesias. La Biblia está siendo rescatada por el pueblo. Los dolores, utopías y poesías de los pobres se tornaron, a través de las comunidades, mediaciones hermenéuticas decisivas para la lectura bíblica en América Latina y en el Caribe. Esta Revista tiene como cuna, la vida sufrida de nuestros pueblos y su tenaz resistencia en dirección de una existencia digna y justa. Las comunidades de los pobres ahí insertadas se constituyeron en fermento para el conjunto de la hermenéutica bíblica” (Milton Schwantes).

Mais Revistas de Bíblia?
Links

Print Friendly, PDF & Email

1 comentário em “RIBLA Online”

  1. A espessa cortina de um horizonte libertador ascende aos lampejos solares da esperança… De pés descalços na trilha do caminho rumo ao encontro de um mundo bom… Na pintura divina humana em tela real de uma libertação concreta de todos os povos…

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.