Tema do III Fórum Mundial de Teologia e Libertação

‘Água, Terra, Teologia para outro mundo possível’ é o tema do III Fórum Mundial de Teologia e Libertação

“O tema do III Fórum Mundial de Teologia e Libertação (FMTL) foi definido durante reunião do Comitê Organizador do Fórum nos dias 26 e 27 de outubro na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre. Os preparativos para a terceira edição do FMTL, que acontecerá em Belém/PA, em janeiro de 2009, dias antes da realização do Fórum Social Mundial no mesmo local, foram iniciados na reunião do Comitê em julho de 2007 em Belo Horizonte, MG.

Em sua organização e metodologia, o Fórum contará com vários eixos temáticos que mapeiam zonas e fronteiras do debate teológico e visam estimular a interação de experiências, interpretações e saberes, favorecendo a discussão teológica e a divulgação de pesquisas em teologia. Os eixos temáticos escolhido são: religiões, ecumenismo e diálogo inter-religioso; culturas, etnias e teologia; política, economia e teologia; direitos humanos, democracia e teologia; paz, alternativas à violência e teologia; textos sagrados e teologia; ecologia, corporeidade e teologia; gênero, feminismos e teologia; opção pelos pobres e teologia; arte, comunicação e teologia; novas tecnologias e teologia.

O I FMTL, com o tema Teologia para outro mundo possível, aconteceu em Porto Alegre, Brasil, de 21 a 25 de janeiro de 2005, antes do V Fórum Social Mundial. O II FMTL, com o tema Espiritualidade para outro mundo possível, aconteceu em Nairobi, capital do Quênia, na África, do dia 16 a 19 de janeiro de 2007, às vésperas do VII Fórum Social Mundial, também em Nairobi, com participação de mais de trezentas pessoas, metade vinda do continente africano.

A proposta do III FMTL está sendo construída com a colaboração de teólogos e teólogas representantes das Instituições que integram o Comitê Organizador, a saber: Associação de Teólogos(as) do Terceiro Mundo – ASETT/EATWOT; AMERINDIA; Sociedade de Teologia e Ciências da Religião – SOTER; Centre de théologie et d’éthique contextuelles québécoises – CETECQ; Centro Ecumênico de Serviço à Evangelização e Educação – CESEP; Centro Ecumênico de Evangelização, Capacitação Assessoria – CECA; Comunidad de Educación Teológica Ecuménica Latinoamericana y Caribeña – CETELA; Escola Superior de Teologia – EST; Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS; Instituto Humanitas Unisinos – IHU“.

Fonte: Notícias IHU – 5/11/2007

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.