John Hobbins, de Ancient Hebrew Poetry, avisa hoje que atualizou a sua lista classificada de biblioblogs, da qual falei aqui.
Visite A Map of the World of Bible Bloggers.
Dia: 3 de novembro de 2007
Enquetes Bíblicas – Biblical Polls
Estive trabalhando na elaboração de algumas enquetes/polls com temática bíblica. E aprendendo, com esta “séria brincadeira”, um mínimo da linguagem PHP.
Visite a página inicial de meu site e clique nos links para as Enquetes Bíblicas – Biblical Polls. Tratam dos biblistas e de seu conhecimento das línguas bíblicas e modernas. Vote, seja você biblista ou não. Opine, há espaço para comentários. Pergunto:
:: Na sua opinião, quantos idiomas deveria um biblista dominar? – How many languages should a biblical scholar read?
:: Quantos idiomas você lê? – How many languages do you know?
:: Quais línguas você lê? – What languages do you read? – Che lingue leggi? – Welche Sprachen lesen Sie? – ¿Qué idiomas lee usted? – Quelles langues est-ce que vous lisez?
Bem, não sei se está aceitável – já peço desculpas antecipadas pelos quase inevitáveis erros -, mas tentei tratar do assunto das línguas de modo plurilinguístico. As questões estão em Português, Español, Italiano, Français, English e Deutsch [alemão]. E querem saber do conhecimento que se tem do hebraico, aramaico, grego, copta, sumério, acádico, ugarítico, latim, árabe, português, espanhol, inglês, italiano, francês, alemão, neerlandês, polonês, japonês e outras…
Este é um assunto que já discutimos nos biblioblogs algumas vezes, como por exemplo, aqui – veja também, neste post, os comentários e os links. E que sempre volta. Por ser importante. Demais.
Uma observação necessária: dirigi meu olhar para a leitura, não para a fala ou o domínio mais completo das línguas, incluindo leitura, fala e escrita. É que penso, prioritariamente, nas possibilidades bibliográficas ampliadas pelo conhecimento de várias línguas modernas e na maior seriedade acadêmica que a leitura dos textos bíblicos e dos textos do Antigo Oriente Médio, em suas línguas originais, sempre trazem.