Hans Küng na UFPR

Da página de notícias da Universidade Federal do Paraná, assinado por Sônia Loyola:

“[Nesta] terça-feira, dia 23, às 20 horas, [Hans Küng] estará no Teatro da Reitoria onde falará sobre Um novo paradigma para as relações internacionais (…) O objetivo do ciclo de palestras que está sendo realizado por Küng é difundir no Brasil a proposta e os atuais resultados do Projeto de Ética Mundial, além de divulgar os desdobramentos ocorridos entre intelectuais e estudiosos brasileiros dedicados ao assunto”.

Leia Mais:
Projeto de Ética Mundial. Um debate
A entrevista de Hans Küng à Folha de São Paulo

Hans Küng na Unisinos

Na página de notícias do IHU – Instituto Humanitas Unisinos – em 23/10/2007, leio:

Religiões são ambíguas, mas têm o potencial de gerar a paz. Entrevista especial com Hans Küng

“No dia de ontem [22/10/2007], o campus da Unisinos recebeu um dos maiores teólogos da atualidade. Amável e sorridente quando se trata de conversas humanas, implacável e intransigente na hora de falar da necessidade de que todas as pessoas e sociedades se construam a partir de uma Ética Mundial que trate a todos os seres humanos como tais e se oriente por quatro princípios básicos: não matar, não mentir, não roubar e não abusar ninguém sexualmente. Trata-se do teólogo suíço Hans Küng.Aos 79 anos, Küng enfrentou, ontem, um dia cheio. Às dez horas estava chegando no Instituto Humanitas Unisinos – IHU para conversar com os jornalistas numa entrevista coletiva. Com o mesmo bom humor cativou a atenção de teólogas e teólogos, com os quais esteve reunido entre as 16 e as 18h, conversando sobre “Ciência e fé – Por uma Ética Mundial”. Ainda no mesmo dia, com o auditório Central da Unisinos lotado, Hans Küng abordou o tema “As religiões e a Ética Mundial”, respondendo, posteriormente, às perguntas de estudantes e professores da universidade. Aos/às jornalistas respondeu perguntas mais gerais sobre os grandes temas que ele aborda. Com teólogas e teólogos fez uma síntese histórica das três maiores religiões (cristianismo, Islã e judaísmo), se detendo nos diversos paradigmas que foram surgindo em cada época. Por sua vez, aos estudantes e professores explicou em detalhes a necessidade do diálogo entre as religiões e a importante contribuição que elas podem dar para um mundo de paz.

Confira amanhã uma síntese das principais ideias desenvolvidas em cada uma das três conferências proferidas pelo teólogo no Rio Grande do Sul, nos dias de ontem e hoje e, a seguir, algumas das ideias defendidas por Küng ao longo da entrevista coletiva”. Confira a entrevista…

:: Programação

As Conferências de Hans Küng no BrasilHans Küng: 1928-2021
22 de outubro:
20h – 1ª Grande Conferência: As religiões e a ética mundial – Auditório Central/Unisinos

23 de outubro:
10h – 2ª Grande Conferência: Religião e Ciência, no Instituto Goethe – Porto Alegre – Auditório.
20h – 3ª Grande Conferência – Um novo paradigma para as relações internacionais – UFPR/Paraná – Curitiba

24 de outubro
4ª Grande Conferência: Religiões mundiais e ética mundial – Universidade Católica de Brasília – UCB – Auditório de Eventos

25 de outubro
5ª Grande Conferência: Ética mundial, direitos humanos e democracia – Anexo II da Câmara dos Deputados – Brasília

6ª Grande Conferência: Religião e ciência – Universidade Cândido Mendes – Rio de Janeiro (Progr. Ciência e Religião) Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL)/ Teatro João Theotonio/ Rua da Assembléia, 10, subsolo

26 de outubro
7ª Grande Conferência: Religiões Mundiais e ética mundial – Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF – MG