Tabor contesta enunciados sobre a Tumba de Talpiot

James Tabor está respondendo a 20 enunciados recentes sobre a Tumba de Talpiot, pois os considera pura ficção. Até agora, dia 9, às 20h25, horário de Brasília, 5 respostas podem ser lidas em seu blog The Jesus Dinasty. Porém a lista com as “’top twenty fictions’ related to the discussion of the Talpiot tomb” já está publicada. Dê uma olhada em The Talpiot Tomb: Separating Truth from Fiction.

James Tabor explica suas razões:
“The passions and emotions on this topic have been high, and correct and reliable information has been hard to come by. In this post I want to attempt to sort through a list of the “fictions” regarding the Tomb, its discovery, and its investigation, focusing on things that have been reported or written over the past month that are, to my knowledge, in error”.

Print Friendly, PDF & Email

4 comentários em “Tabor contesta enunciados sobre a Tumba de Talpiot”

  1. Airton,

    Eu tenho acompanhado o seu blog e gostado muito. Embora eu seja leigo em estudos bíblicos, sou, digamos assim, um leigo interessado, “curioso”. Os biblioblogs são para mim quase um “playground”.

    Eu tenho acompanhado essa história da “Tumba de Jesus” e fico assustado com a cara de pau desse pessoal. Os caras dissem “o ossuário de Tiago é do mesmo tamanho que o 10° ossuário perdido”, e espalham isso pro mundo. Ai vc pesquisa e vê que a verdade é inteiramente diferente, que as dimensões não batem de jeito nenhum. E fica por isso mesmo, porque o estrago já foi feito.

    Eu fui ao site do Tabor e li a seguinte pérola:

    “According to Jewish law one is buried where one dies and corpses are not moved to distant locations, even in the case of an ancestral tomb in another city (Semachot 13, 7)”.

    Ai vc pensa, “Nossa !!!”.

    Depois vc para para pensar: Desde quando o Semachot (que é parte do Talmud) reflete os usos e costumes dos judeus do I sec.?

    E o que o texto de fato diz?

    “Neither a corpse nor the bones of a corpse may be transferred from a wretched place to an honored place, nor, needless to say, from an honored place to a wretched place; BUT IF TO THE FAMILY TOMB, even from an honored place to a wretched place, IT IS PERMITTED, for by this he is honored.” [Semahot XIII.7)”

    Pelo amor de Deus, a texto diz justamente o contrário…

    E tem mais esse aqui, no mesmo tratado:

    “Rabbi Simeon ben Eleazar says: ‘Rabban Gamaliel had a temporary tomb in Yabneh into which they used to bring the corpse and lock the door upon it. After forming into a line and comforting the mourners, they would dismiss the public. Later, they would carry the body up to Jerusalem (Semachot X.8).”

    E porque não citar a Bíblia,
    lemos que Davi mandou buscar os ossos de Saul e Jonatas, que tinham sido enterrados muitos anos antes em Jabes-Gileade, para os levar para serem enterrados “na terra de Benjamim, em Zela, na sepultura de Quis, seu pai” (II Sam 21-14).

    E Moisés trouxe os ossos de José, que estavam a muito no Egito, para serem enterrados em Canãa? Como isso podia ser proibido?

    P.S: As citações do Semahot, eu obtive no site de Glenn Miller, que escreveu um texto que é apologético, mas muito bom
    https://www.christian-thinktank.com/shellgame.html

    Nehemias

  2. Puxa…os alienigenas devem estar a agradecer James Cameron por os ter deixado em paz, e agora vão descobrir o ossário de Eva e Adão logo logo de Deus pai todo poderoso ai perde a graça pois já mexeram com ghost com deja vu ,efect butterfly , estes americanos querem descobrir os sextos dos infernos mas vão conseguir mexendo com oque não devem e com ares de cinicos teem a coragem de aparecerem a mostrar cópias malfeitas de ossarios que todos sabemos que em jerusalem isto serve de lembrancinha da ultima moda que falta de ter oque fazer sensacionalismo barato envolvendo paizes diversos com pessoas com ares de seriedade pra tomar nosso tempo enquanto precisamos da descoberta pra cura do cancer e da Sida caramba que vontade de falar um palavrão….

  3. Obs: O tamanho do ossuário de Tiago ( Tiago filho de José irmão de Jesus) não é a única prova apresentada no livro e no documentário.

    Vale lembrar que não é o único ossuário com o nome "Jesus" MAS o único com o a inscrição "filho de josé" de mais de 72 "ossuários jesus" que foram encontrados no último século.

    o engraçado é que se essa tumba não for de Jesus, a arqueologia, os estatísticos, etc envolvidos na descoberta nos mostraram que 1 – um jesus datado da época de cristo e que viveu na mesma cidade existiu. 2- que esse Jesus também era filho de um José. 3 – que também tinha uma Maria na família. 4- também conhecia uma "Maria Madalena" que não era da família dele mas que também fora enterrada ao lado dele ( esposa?) 5- Que esse Jesus também era irmão de um Tiago ( Inscrição= " Tiago filho de José irmão de Jesus).6 – que esse Jesus também tinha um irmão chamado "Zé". Esse diminutivo indica que ele era filho de um josé portanto,Zé= filho de José. 7 – que esse Jesus também tinha um Mateus ou Matias na família. etc

    e vale lembrar que a matemática aponta que as chances de não ser ele são 1 pra 600 e isso se formos MUITO RIGOROSOS. Segundo a estatística as chances de não ser é nula.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.