SOTER: carta aberta a Jon Sobrino

Carta Aberta a Jon Sobrino

“Fomos surpreendidos pela recente Notificação feita a Jon Sobrino, SJ, por causa de suas obras cristológicas e estranhamos a urgência do procedimento da análise do pensamento cristológico de Sobrino, conforme foi expresso na nota explicativa que acompanha a notificação, coincidindo com a proximidade da Conferência Geral de Aparecida, convocada para o próximo mês de maio.

Solidarizamo-nos com Sobrino neste momento de perplexidade e dor. Seus escritos cristológicos têm sido apreciados, não só pelo amor a Jesus Cristo e aos pobres do nosso continente latino-americano e caribenho que revelam, mas também pelo seu reconhecido e exemplar trabalho de percorrer um caminho metodológico que torna significativo para a nossa realidade o Evangelho de Jesus Cristo. Sobrino quer-nos mostrar que, partindo da leitura da plena humanidade de Jesus de Nazaré, abre-se o caminho para reconhecermos mais profundamente a dimensão divina do seu ser mais íntimo, que vem do Pai. Esse caminho o Filho de Deus o faz no escondimento, na humildade, na entrega de si e na morte solidária com o sofrimento do mundo, que se revela no sofrimento do pobre.

Registramos que diversas teses de doutorado sobre os escritos de Sobrino têm sido elaboradas em diferentes Universidades por todo o mundo e seu pensamento tem sido, de um modo geral, aceito nos meios acadêmicos como uma importante contribuição para o desenvolvimento da cristologia.

Lamentamos que uma compreensão de Jesus Cristo…” (cont.)

SOTER 2007: Congresso Nacional

Estão abertas as inscrições para o Congresso Nacional da SOTER 2007, que tem como tema:

Deus e vida: desafios, alternativas e o futuro da América Latina e o Caribe.

Sobre o livro publicado por ocasião do Congresso:

O Congresso da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião – SOTER, realizado em julho de 2007 teve como tema a questão da vida, encarada sob ponto de vista da religião, tal como é entendida na América Latina. Compreendeu uma série de seis conferências, em que o problema foi abordado tanto do ponto de vista religioso, como nas suas facetas psicológicas e sociais, que constituem a primeira parte da obra. Trabalhou-se paralelamente em oito mesas, sob a responsabilidade de alguns dos mais importantes centros de estudo e pesquisa teológicos, com a participação de mestres, doutores e professores dos mais diferentes naipes. Esses estudos compõem a segunda parte da obra e abordam diferentes temas como – a formação teológica, a identidade religiosa, o Deus da vida, o rosto provocante de Deus no mundo contemporâneo, religião e violência, a religião a serviço da espiritualidade e da pastoral, o Espírito e a vida.