No Firefox, complementos aumentam a segurança

A dica anterior contempla um recurso disponível para o Internet Explorer.

Mas e o Firefox?

Para que não saiam por aí falando que sou tão rwindows, vou me aventurar a falar de algo que não é da minha área, porém a instalação da última versão do Mozilla Firefox, reforçada por alguns complementos, dá muito mais segurança para quem navega nas turvas águas da Internet. Mesmo com o Windows! Veja.

Instale a última versão do Mozilla Firefox, no momento, a 2.0.0.1. Em seguida, vá até “Ferramentas”, escolha “Complementos” e “Extensões”. Clique em Mais extensões e escolha as de sua preferência. Só que para navegar com mais segurança, recomendo as seguintes:

. Adblock: filtra ads de páginas da web visitadas. Mas há várias extensões para bloquear propaganda. Escolha a sua. Geralmente trazem “block” em seu nome.

. CallingID Link Advisor: ao colocar o mouse sobre um link, este recurso verifica se o link é seguro, dando nome, endereço e classificando o site por cores –> verde: seguro; amarelo: baixo risco; vermelho: alto risco. Este recurso está disponível também para os navegadores Internet Explorer e AOL, para os clientes de e-mail Outlook, Outlook Express, Thunderbird, Eudora e Incredimail, e para os comunicadores ICQ, Google Talk e Yahoo! Messenger. Mas não se espante: a maioria dos sites brasileiros – e de outros países – estão em amarelo (baixo risco, freqüentemente quando não há risco algum), pois o “proprietário” do site (owner) não é conhecido por quem criou a extensão. A classificação parece ser precisa somente para sites norte-americanos.

. Google Toolbar for Firefox: a conhecida barra de ferramentas do Google, da qual falei no post anterior.

. HostIP.info Geolocation Plugin: ao colocar o mouse sobre o link podem ser vistos a URL, o Host, o IP e a localização geográfica do site .

. Infocon Monitor: mostra o nível atual do SANS Internet Storm Center, uma sofisticada organização de análise de invasões virtuais que monitora ataques provenientes de qualquer parte do mundo.

. NoScript: proteção extra contra scripts maliciosos eventualmente existentes em páginas acessadas.

. ShowIP: mostra o IP da página atual.

Há mais… muito mais! Como: Adblock Plus; Adblock Filterset.G Updater; McAfee SiteAdvisor… Procure as extensões citadas acima na caixa de busca da página ou vá à procura de outras que possam lhe interessar, vasculhando por categoria.