Mês da Bíblia 2024, segundo Mesters e Orofino

MESTERS, C.; OROFINO, F. Fogo debaixo das cinzas: Círculos Bíblicos do livro do profeta Ezequiel. São Leopoldo: CEBI, 2024.

Para o ano de 2024, a proposta de estudo e aprofundamento bíblico no Mês da Bíblia é o livro do profeta Ezequiel. O lema inspirador para este estudo é “Porei em vós oMESTERS, C.; OROFINO, F. Fogo debaixo das cinzas: Círculos Bíblicos do livro do profeta Ezequiel. São Leopoldo, CEBI, 2024. meu Espírito e vivereis” (Ez 37,14).

O livro de Ezequiel coloca-nos diante de uma das etapas mais atribuladas e trágicas da História do Povo de Deus. O reino de Judá, fraco e indefeso diante dos grandes impérios, vê-se mergulhado em uma disputa de ordem internacional, sem ter condição alguma de interferir em seu próprio destino. De um lado, o Império Babilônico; do outro, o reino do Egito. No meio, tentando equilibrar-se entre poderosos, estavam os sucessivos reis de Judá. A consequência desastrosa desse jogo de poderes internacionais foi o exílio e a destruição do país e da capital, Jerusalém. O profeta Jeremias é a grande testemunha histórica de todo esse desastre político. O livro das Lamentações é o grito doloroso do povo sofrido, vítima dos erros políticos dos governantes.

A mensagem do profeta Ezequiel veio completar esse quadro histórico de dor e de morte, mas também trouxe uma centelha de reconstrução e esperança.

A vivência de Ezequiel junto à comunidade das pessoas exiladas mergulhou-o na mesma sorte do povo de Deus naquele momento histórico. Ele também passou pela noite escura do desterro, do medo, da ausência e da saudade; mas se manteve fiel e teimou em continuar a crer na fidelidade do Deus que esteve sempre presente na vida do povo.

O pai de Ezequiel, o sacerdote chamado Buzi, foi levado logo nas primeiras levas de pessoas exiladas para o cativeiro na Babilônia (597). Seu filho Ezequiel foi junto com ele. Desta forma, toda a mensagem profética de Ezequiel foi vivida e proclamada no exílio na Babilônia.

Ezequiel tentou mostrar à comunidade exilada que, apesar de toda a destruição, da morte e do desterro, ainda havia esperança, muita esperança. Ainda ardiam as brasas da fé por baixo de todas as cinzas do sofrimento e do exílio. Por isso, o título deste nosso estudo sobre o profeta Ezequiel: “Fogo debaixo das cinzas”.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.