Chaves hermenêuticas para a leitura de Ezequiel

SILVANO, Z. A. (org.) Livro de Ezequiel: “Eu vos darei um coração novo” (Ez 36,26). São Paulo: Paulinas, 2024, 344 p. – ISBN 9786558082743.

Leio na Apresentação:

O livro do profeta pode ser estruturado em duas partes, conforme as etapas do ministério de Ezequiel. A primeira parte compreende os capítulos 1‒32, tambémSILVANO, Z. A. (org.) Livro de Ezequiel : “Eu vos darei um coração novo” (Ez 36,26). São Paulo: Paulinas, 2024, 344 p. subdividida em dois blocos (Ez 1‒24 e 25‒32), a qual descreve o período antes da queda de Jerusalém, e visa evitar a invasão e a queda da cidade. Essa seção contém vários oráculos com ameaças e exortações dirigidos a diferentes interlocutores: a Judá e seus dirigentes (Ez 1‒24); aos povos, às cidades e aos chefes estrangeiros (Ez 25‒32) por se aproveitarem da situação desoladora de Judá e também pelos seus pecados. A segunda parte é composta pelos capítulos 33‒48, que retratam o período após a conquista de Jerusalém, pelo império babilônico (Ez 33,21), e objetiva confirmar a fé e encorajar os sobreviventes e exilados, propondo um plano de restauração para a “casa de Israel” (Ez 40−48).

Esta obra, publicada por Paulinas Editora, tem o escopo de oferecer chaves hermenêuticas para a leitura do Livro de Ezequiel. É o resultado do trabalho conjunto de biblistas de diferentes instituições acadêmicas, sendo os nomes dos autores e autoras e suas respectivas instituições descritos no minicurrículo indicado na nota de abertura de cada capítulo. O conteúdo segue a sequência interna do livro, porém seleciona perícopes ou blocos de textos que retratam as características teológicas principais desse profeta e que são importantes para o entendimento do conjunto da profecia de Ezequiel.

Após a apresentação dos elementos introdutórios sobre o profeta e seu o livro (Capítulo 1), abordar-se-á sua vocação e missão (Capítulo 2).

Nos demais capítulos, serão propostos, como acenado, os pontos fundamentais de sua teologia, porém seguindo a subdivisão do livro em duas partes [Ez 1-32 e 33-48].

Estudar-se-á a saída da glória de YHWH do Templo de Jerusalém, retratando a destruição e ao mesmo tempo a esperança de Judá, descritas em Ez 4‒11 (Capítulo 3); a visão teológica da história e a centralidade no culto, aspectos próprios da teologia de Ezequiel, serão abordadas na acusação da infidelidade de Jerusalém e de Israel, bem como a fidelidade de Deus em Ez 16 (Capítulo 4); tratar-se-á da responsabilidade individual em Ez 18 (Capítulo 5); dos oráculos contra as nações estrangeiras (Ez 25‒32), de forma especial contra Amon (Capítulo 6); da crítica contra aqueles que deveriam apascentar o rebanho e também da visão de Deus como Pastor de Israel (Capítulo 7); da justiça e santidade de YHWH contra Edom (Ez 35) e a favor de Israel (Ez 36) (Capítulo 8); da esperança em YHWH (Ez 37), Senhor da vida, que estabelecerá um novo êxodo (Capítulo 9) e, por fim, do projeto de restauração, com a construção do novo Templo, e de redistribuição da Terra Prometida entre as tribos de Israel (Ez 40−48) (Capítulo 10).

Zuleica Aparecida Silvano é irmã paulina, mestra em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma e Doutora em Teologia Bíblica pela Faculdade Jesuíta de Teologia (FAJE) em Belo Horizonte-MG. É assessora no Serviço de Animação Bíblica/Paulinas (SAB), responsável pelo subsídio do Mês da Bíblia, publicado por Paulinas e docente no Departamento de Teologia da FAJE.

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