Mês da Bíblia 2022 na ReBiblica

Revista Brasileira de Interpretação Bíblica – ReBiblica – v. 3 n. 5 (2022): O Livro de Josué

É com satisfação que apresentamos aos leitores mais uma edição de nossa ReBiblica. O primeiro volume de cada ano tem como tema do dossiê o livro proposto para oRevista Brasileira de Interpretação Bíblica - ReBiblica mês da Bíblia da CNBB. O intuito é oferecer uma contribuição mais aprofundada para tantas pessoas que se dedicam com afinco ao estudo, à pastoral e a leitura do texto sagrado.

Neste ano de 2022 o texto indicado no mês de setembro será o Livro de Josué. Essa obra é, ao mesmo tempo, ponto de chegada e de partida do povo de Israel: chegada, porque nele se realizam as promessas feitas por Deus aos patriarcas de conceder-lhes a posse de uma terra onde mana leite e mel. E partida porque, no momento em que o povo se instala na terra, começa uma nova aventura marcada por infidelidades e acertos, quedas e recomeços, mas tudo isso vivido sob o olhar amoroso de Deus.

Nosso dossiê conta com oito textos sobre o tema proposto:

Prof. Antônio Carlos Frizzo escreve sobre “Canaã, Raab e sua importância na posse da terra (Js 2–6)”.

Profa. Márcia Eloi Rodrigues propõe um artigo sobre “A fidelidade à Torá como garantia da posse da terra: uma releitura nomista de Josué em contexto pós-exílico”.

Prof. Heitor Utrini fala acerca de “Raab, a meretriz: desdobramentos e releituras do texto de Js 2,1-21; 6,22-25”.

Prof. Leonardo Agostini Fernandes oferece o artigo “A função dos ossos de José: Análise de Gn 50,25; Ex 13,19; Js 24,32”.

Prof. Joel Theodoro da Fonseca Júnior escreve sobre “Guerra santa e interdito em Josué”.

Prof. Mariosan de Sousa Marques reflete sobre “O Livro de Josué no cânon e na pesquisa bíblica: a finalidade do livro e sua interpretação”.

Prof. Basílio da Silva propõe o tema “O uso do termo em Mt 22,34-40 à luz de Js 22,5 (LXX)”.

Prof. Dimas Solda fala sobre “O bom ladrão, Jesus e Josué: Cristologia e tipologia em Lc 23,42”.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.