A pesquisa de Amós nos últimos vinte anos

CARROLL R., M. D. Twenty Years of Amos Research. Currents in Biblical Research Vol. 18(1), p. 32­–58, 2019.

O artigo analisa estudos sobre o livro do profeta Amós nos últimos 20 anos.Currents in Biblical Research

Muito esquemático, este texto é apenas um roteiro para a leitura do artigo original. Os autores citados no texto e suas obras podem ser consultados na bibliografia do artigo. Ele está disponível para download gratuito aqui ou aqui.

 

Resumo

Este artigo traz um panorama dos últimos vinte anos da pesquisa de Amós, um livro que foi abordado de muitos modos.

O artigo agrupa essas tendências em cinco áreas:
1. a possibilidade de postular um cenário do século oitavo para o profeta e o debate sobre a confiabilidade histórica do livro
2. a redação do livro e possíveis conexões com a história da composição do Livro dos Doze
3. os temas teológicos de particular interesse contemporâneo
4. percepções recentes sobre as técnicas de tradução de Amós na LXX
5. a recepção de Amós ao longo dos séculos, com um foco especial nas visões de mulheres e comunidades minoritárias e globais.

Há uma série de posições acadêmicas em várias dessas áreas e novas questões estão sendo levantadas, todas pressagiando vitalidade contínua na pesquisa de Amós em um futuro previsível.

 

Abstract

This article is a selective survey of the last twenty years of Amos research, which has witnessed robust discussion in multiple directions. It groups these trends into five very broad areas: (1) the possibility of positing an eighth-century setting for the prophet and the historical reliability of the book, (2) work on the redaction of the book and potential connections to the history of the composition of the Book of the Twelve, (3) theological themes of particular contemporary interest, (4) recent insights into the translation techniques of LXX Amos, and (5) the reception of Amos across the centuries, with a special focus on the views of women and minority and global communities. There is a range of scholarly positions in several of these areas and new questions being asked, all of which portends continued vitality in Amos research in the foreseeable future.

 

Entre os panoramas mais abrangentes da pesquisa sobre Amós, três obras merecem ser citadas:
. R. F. Melugin em 1988
. M. D. Carroll R. em 2002
. J. Barton em 2012

 

1. Amós: um profeta do século VIII a.C. ou apenas um personagem do livro?

Os últimos vinte anos testemunharam uma divisão crescente entre estudiosos que defendem a credibilidade do material biográfico do livro de Amós (1,1;7,1-17) e outros referentes históricos que localizariam o profeta no reino do norte em meados do século VIII a.C. durante o reinado de Jeroboão II e aqueles que não sustentam esse pressuposto básico.

The past twenty years have witnessed a growing divide between scholars who argue for the credibility of the biographical material in the book of Amos (1.1; 7.1-17) and other historical referents that would locate the prophet in the northern kingdom in the mid-eighth century BCE during the reign of Jeroboam II, and those who do not hold that basic assumption.

Entre os primeiros, em diferentes graus e com abordagens específicas, estão:
. M. A. Sweeney, 2000
. G. V. Smith, 2001
. S. Paas, 2003
. D. N. Premnath, 2003
. R. C. Steiner, 2003
. A. M. Maeir, 2004
. G. M. Tucker, 2006
. H. M. Barstad, 2007
. W. J. Houston, 2008
. R. R. Lessing, 2009
. M. L. Chaney, 2014
. J. M. Hutton, 2014
. B. A. Strawn, 2016
. M. D. Carroll R., 2020

Entre os segundos, que questionam ou a autenticidade dos oráculos de Amós, ou o contexto histórico pressuposto pelo livro, ou até mesmo a existência de um profeta de nome Amós, estão:
. R. J. Coggins, 2000
. R. G. Kratz, 2003
. A. Sherer, 2005
. M. Z. Brettler, 2006
. E. Blum, 2008
. J. R. Linville, 2008
. P. R. Davies, 2009
. J. C. Gertz, 2010
. T. Bulkeley, 2015
. G. Eidevall, 2017

 

2. A composição do livro de Amós

Há estudiosos que defendem que o livro está substancialmente enraizado no século VIII a.C., enquanto outros propõem vários esquemas redacionais.

There are scholars who contend for the book to be substantially rooted in the eighth century, while others propose various redactional schemes.

Entre os primeiros, que defendem a autenticidade do livro, estão:
. M. A. Sweeney, 2000
. K. Möller, 2003
. D. A. Garrett, 2008
. R. R. Lessing, 2009
. M. D. Carroll R., 2020

Entre os segundos, estão:
. J. R. Wood, 2002
. T. S. Hadjiev, 2004, 2009
. Schart, 2007, 2010, 2016
. J. R. Linville, 2008
. J. Radine, 2010
. G. R. Hamborg, 2012
. G. Eidevall, 2017

 

3. A teologia de Amós

J. Barton, The Theology of the Book of Amos. Cambridge: Cambridge University Press, 2012, oferece uma taxonomia útil da teologia do livro de Amós.
Ele distingue entre o que teriam sido:
. as crenças das pessoas no contexto do profeta histórico
. daquelas do próprio profeta e seu círculo
. a teologia dos acréscimos redacionais
. e a teologia do livro canônico.
Mesmo que alguém possa não concordar com suas sugestões críticas de redação, essa análise pode servir como uma ferramenta heurística na análise de hipóteses acadêmicas.

Barton (2012) offers a helpful taxonomy of the theology of the book of Amos. He distinguishes between what would have been the beliefs of the people of the historical prophet’s context from those of the prophet himself and his circle, the theology of the redactional additions, and the theology of the canonical book. Even if one might not agree with his redaction-critical suggestions, this breakdown can serve as a heuristic tool in the analysis of scholarly hypotheses.

Dois temas veem recebendo crescente atenção dos estudiosos:
1. O tema da criação lido no contexto da atual crise ecológica. Assim: T. E. Fretheim, 2005 e H. Marlow, 2009.
2. O tema da violência divina no julgamento das nações estrangeiras, mas também de Israel e Judá. Assim: M. D. Carroll R., 2015 e W. J. Houston, 2017.

 

4. Amós na LXX

. A. W. Park, 2001
. w. E. Glenny, 2009
. M. Theocharous, 2012

 

5. A recepção de Amós ao longo dos séculos

Amós tem uma longa história de releituras ao longo dos séculos. Os três panoramas bibliográficos citados no início do artigo trazem vários exemplos.

Amos has a long history of appropriation across the millennia for which the three book-length introductions mentioned above provide examples (Carroll R. 2002: 53-72; Barton 2012: 161-80; Houston 2017: 83-96; also note Various Authors 2009).

A ligação de Amós com outros textos proféticos é explorada por: M. Daniel Carroll R. (Rodas)
. J. Pschibille, 2001
. A. Schart, 2004
. R. Poser, 2016

Amós na tradição judaica e na tradição cristã

Amós como profeta da justiça é um tema que atravessa os séculos

As leituras feministas de Amós, como: A. Erickson, 2012; Marie-Therese Wacker, 2012

Em várias partes do mundo as pessoas buscam inspiração em Amós para refletir sobre os problemas atuais.
Por exemplo:
. na África: D. Bitrus, 2006; C. Robertson, 2010
. em Hong Kong: N. L. E. Ngan, 2004
. na América Latina: M. D. Carroll R., 1999, 2001, 2005, 2008, 2018

Conclui-se que:

Este livro profético continua a falar para comunidades de fé e em contextos de injustiça, uma dimensão que deve estimular os pesquisadores e alertá-los para a necessária atenção às realidades sociais em que vivem.

This prophetic book also continues to speak into communities of faith and in contexts of injustice, a dimension that should prod scholarship not to divorce itself from social realities.

 

M. Daniel Carroll R. (Rodas) é Professor de Estudos Bíblicos no Wheaton College, IL, USA. Filho de mãe guatemalteca e pai norte-americano, sua origem latino-americana sempre foi parte importante de como ele se define. Lecionou na Guatemala de 1982 a 1996, exceto por 2 anos e meio para estudos de doutorado no Reino Unido, na Universidade de Sheffield. Sua vivência na Guatemala e seu envolvimento com imigrantes hispânicos impulsionou seu interesse pela ética social do Antigo Testamento e pela missão da Igreja no mundo.

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