No dia 9 deste mês de julho os Biblistas Mineiros estiveram reunidos na FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia -, em Belo Horizonte, MG, debatendo sobre o próximo número da revista Estudos Bíblicos.
O assunto principal foi a definição da temática que estará em estudo pelo grupo nos próximos dois anos, resultando em um número da revista em 2020.
Como não pude estar presente, retomo aqui alguns pontos do relato de nosso Coordenador/Secretário Telmo José Amaral de Figueiredo.
Estavam presentes:
- Cyril Suresh Periyasamy
- Gilmar Ferreira da Silva
- Jacir de Freitas Faria
- Jaldemir Vitório
- Johan Konings
- José Luiz Gonzaga do Prado
- Marcus Aurélio Mareano
- Maria de Lourdes Augusta
- Neuza Silveira de Souza
- Solange Maria do Carmo
- Telmo José Amaral de Figueiredo
- Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa
- Zuleica Aparecida Silvano
Ausências justificadas:
- Airton José da Silva
- Cássio Murilo Dias da Silva
- Elisabete Corazza
- Jackson Câmara Silva
- Luiz Felipe Xavier
- Pascal Peuzé
- Rocío Mariscal
Temática a ser estudada para um número de Estudos Bíblicos em 2020: Eclesiologia Bíblica
Título proposto para o próximo número da revista e de nosso estudo: Igreja: o que é?
Propostas de estudos para os Biblistas Mineiros:
- Igreja: da elite à ralé – evolução de um conceito: José Luiz Gonzaga do Prado & Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa
- Discurso eclesiológico de Mateus 18: Jaldemir Vitório
- A Igreja segundo Paulo (Rm, 1Cor): Zuleica Aparecida Silvano
- A Igreja que Paulo não pensou – Cartas Pastorais: Neuza Silveira de Souza
- A Igreja em Atos: Maria de Lourdes Augusta
- Espírito Santo e Igreja: Gilmar Ferreira da Silva
- Projetos de Comunidade no pós-exílio: Jacir de Freitas Faria
- A Comunidade Joanina: Johan Konings
- Igreja: Povo Sacerdotal (1Pd 2,4-10): Telmo José Amaral de Figueiredo
- A Mulher no Segundo Testamento: Solange do Carmo
- As Sete Igrejas do Apocalipse: Marcus Aurélio Mareano
- A Sinagoga e a Comunidade Cristã da Casa: Airton José da Silva
Além disso foram debatidos outros assuntos:
:: Sobre o número da Estudos Bíblicos de 2018
Transformar o nosso número de Estudos Bíblicos deste ano em livro. Quem sabe torná-lo disponível em formato e-book e/ou pdf ancorado em um site de uma faculdade. Telmo ficou encarregado de fazer gestões nesse sentido junto à Paulinas Editora para uma possível publicação em 2019.
:: Notícias sobre a revista Estudos Bíblicos
Diz o editor responsável por Estudos Bíblicos, Ludovico Garmus, da Vozes:
Fiquem tranquilos quanto ao QUALIS da Revista Estudos Bíblicos. Estamos trabalhando para implantá-lo em 2019. Tenho consciência da urgência e dos anseios dos colaboradores (…) Queremos chegar ao menos ao nível B1, com qualidade. Vamos necessitar da colaboração do Conselho Editorial e dos Coordenadores dos grupos regionais que preparam os números. Em 2019 a Revista passa a ser semestral, com cerca de 250 a 300 páginas por número.
Os membros do grupo comentaram esta notícia.
A questão é se desejamos ou não que a revista Estudos Bíblicos se enquadre nos critérios da CAPES. Se isso ocorrer, o caráter de nosso grupo poderá ser alterado.
Quais são os critérios da CAPES?
As exigências da CAPES para um periódico B1 são: a) periodicidade; b) chamada aberta para artigos; c) estar em um portal on-line; d) conter, ao menos, oito artigos por número; e) ser no mínimo semestral; f) contar com o sistema de avaliação cega dos artigos submetidos para publicação e g) ter um “fator de impacto”, ou seja, ser citada.
Os pareceristas são uma das questões mais complicadas no caso de revistas classificadas pelo QUALIS, uma vez que trabalham sem remuneração e os prazos são curtos.
A revista deve ser aberta e contar com a avaliação cega. Isso significa que a revista deverá aceitar artigos de estudiosos fora dos Grupos Regionais da Estudos Bíblicos.
Por outro lado, constata-se que muitos colegas necessitam escrever artigos para revistas de nível QUALIS. Isso está pressionando a revista Estudos Bíblicos.
A revista Estudos Bíblicos tem uma forte característica ecumênica e preocupação explícita com a realidade eclesial, social e cultural em que vivemos no país e no restante da América Latina. Isso são qualidades que não podemos perder nesta publicação. Ou seja, a revista é feita para os autores ou para os leitores? Nossa preocupação é que o povo mais simples possa abordar a Bíblia de uma maneira mais séria.
O ideal seria que a revista pudesse preservar esse seu caráter, mesmo assumindo as formalidades para que atinja o nível B1 ou B2.
Enfim, o grupo dos Biblistas Mineiros opta por prosseguir com os objetivos originais de Estudos Bíblicos. Afinal ela é uma das poucas revistas que ainda mantém um diálogo com um público não especializado em Ciências Bíblicas.
Que a busca da indexação pelo QUALIS não comprometa esse escopo. Do contrário, o nosso grupo perderá sua razão de ser.
:: Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB) – Notícias
VIII Congresso Internacional de Pesquisa Bíblica:
. Data: 27 a 30 agosto de 2018
. Local: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba
. Tema: Paulo: contextos e leituras
:: Seminário do PIB para professores de Bíblia em 2019
Confira aqui.
:: Congresso Internacional de Estudos Bíblicos em Buenos Aires
Em comemoração ao 80o aniversário da Revista Bíblica, os membros da Associação Bíblica Argentina e outros colegas de vários países latino-americanos estão organizando o Congresso Internacional de Estudos Bíblicos, que acontecerá nos dias 16 a 19 de julho de 2019, em Buenos Aires, Argentina. O tema geral do congresso é “A exegese na América Latina 80 anos depois”, tendo como motivação bíblica o texto de Dt 8,2: “Recorda-te de todo o caminho que o Senhor, teu Deus, te fez atravessar”.
Seus objetivos consistem em:
- Que os biblistas latino-americanos se vinculem em uma rede
- Que recuperem e prolonguem a tradição bíblica da América Latina na recepção criativa
- Tornar visível esta contribuição para a Igreja e a Academia em geral
- Que reconheçam a contribuição da Revista Bíblica e a adotem como espaço de intercâmbio científico, comunicação e trabalho comum
:: Publicações recentes de integrantes do grupo dos Biblistas Mineiros
- Johan Konings; Isidoro Mazzarolo: Atos dos Apóstolos: o caminho da Palavra. São Paulo: Edições Loyola, 2017. 128 p. (Coleção: “A Bíblia Passo a Passo”)
- José Luiz Gonzaga do Prado: Os Evangelhos Dominicais e Festivos Refletidos em Grupos. Petrópolis: Editora Vozes, 2017. 512 p.
- Solange Maria do Carmo: Catequese em pauta. São Paulo: Paulus Editora, 2017. e-Book
- Serviço de Animação Bíblica – SAB: Mês da Bíblia 2018: Para que n’Ele nossos povos tenham vida – Livro da Sabedoria. São Paulo: Paulinas Editora, 2018.
- Gilvander Luís Moreira (Org.): Livro da Sabedoria: chave de ouro, encerrando a 1a Aliança. Belo Horizonte (MG): CEBI-MG, 2018.
- Johan Konings: João. Comentário Bíblico Latino-americano. São Paulo: Fonte Editorial, 2018. 558 p. Trata-se de uma 3a edição totalmente atualizada e ampliada.
:: Outras notícias na área bíblica
- O renomado exegeta alemão, especializado em João, o jesuíta Johannes Beutler, estará em agosto no Brasil participando do IV Simpósio Internacional do Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da PUC-SP
- Dia 17 de agosto haverá o encontro do Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética (GREBICAT) e instituições – CNBB, que tem como tema o MÊS DA BÍBLIA DE 2019 sobre a Primeira Carta de João. Quem produzirá o subsídio oficial da CNBB para esta ocasião será o colega Claudio Vianey da UNICAP
- Saiu pela Paulinas Editora o livro com a tese de doutorado de José Tolentino Mendonça, biblista português, que consiste em uma análise de Lc 7,36-50, contendo um apanhado geral deste evangelho. O título da obra é: A construção de Jesus: a dinâmica narrativa de Lucas.
- Também deste autor português sairá, em breve, o livro O elogio da sede, que contém o retiro espiritual ministrado por José Tolentino ao Papa Francisco e membros da Cúria romana
- No campo da pragmalinguística, sairá em 2019 o livro de Massimo Grilli, Maurizio Guidi e Elzbieta M. Obara, sob o título: Comunicação e pragmática na exegese bíblica. Massimo Grilli virá ao Brasil em 2019 para o lançamento desta obra
- Saiu, também, mais um livro de Luiz Alexandre Solano Rossi, que é o organizador, pela Paulinas Editora, sob o título: O livro da Sabedoria: justiça e sabedoria como estilo de vida (Coleção: “Pão da Palavra”)
- O Serviço de Animação Bíblica – SAB lançou o já consagrado Curso Bíblia em Comunidade – Primeiro Nível – Visão Global da Bíblia: pela internet. Apresentado em 4 disciplinas, distribuídas em 9 módulos. Disponível on-line 24hs. A duração é de 20 meses pelo sistema Ensino à Distância (EAD).
- O novo coordenador regional da Federação Bíblica Católica – FEBIC – para América Latina e Caribe é Jesus Antonio Weisesee Hetter. E a coordenadora do Cone Sul é Wilma Mancuello González, natural do Paraguai, religiosa claretiana, doutora em exegese bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (defesa em 2016, sobre Provérbios 31,1-9). No próximo ano, a FEBIC comemora 50 anos de existência. Para celebrar essa data, haverá um congresso para os membros dessa associação entre os dias 23 a 26 de abril de 2019, em Roma. O tema central desse congresso será: Bíblia e vida: inspiração bíblica da vida pastoral e da missão da Igreja. O primeiro dia será sobre: Bíblia e Missão; o segundo sobre Bíblia e Cultura e o último Bíblia e Pastoral.
A próxima reunião anual dos Biblistas Mineiros será em 8 de julho de 2019, das 9:00 às 16:00 horas, na FAJE, em Belo Horizonte.