No dia 13 deste mês de julho os Biblistas Mineiros estiveram reunidos na FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia -, em Belo Horizonte, MG, debatendo sobre o próximo número da revista Estudos Bíblicos.
Como definido no ano passado, abordaremos o tema do sacrifício no próximo número de Estudos Bíblicos produzida pelos Biblistas Mineiros, que será o primeiro de 2016.
Como não pude estar presente, retomo aqui alguns pontos do relato de nosso Coordenador/Secretário Telmo José Amaral de Figueiredo.
Estavam presentes:
- Danival Milagres Coelho
- Elisabete Corazza
- Edson de Oliveira
- Fábio Cristiano Rabelo
- Felipe Curcio Ferreira Silva
- Gilmar Ferreira Silva
- Jackson Câmara Silva
- Jaldemir Vitório
- José Luiz Gonzaga do Prado
- Júnior Vasconcelos do Amaral
- Karina Garcia Coleta
- Luiz Felipe Xavier
- Marcus Aurélio Alves Mareano
- Maria de Lourdes Augusta
- Neuza Silveira de Souza
- Telmo José Amaral de Figueiredo
- Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa.
Ausências justificadas:
- Wolfgang Gruen
- Jacir de Freitas Faria
- Zuleica Silvano
- Paulo Jackson Nóbrega
- Johan Konings
- Airton José da Silva
Os artigos são os seguintes:
- Telmo José Amaral de Figueiredo – título provisório: Sacrifício em Tempos de Modernos – Hermenêutica e Perspectivas
- Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa – Sara e Agar: Amor e Sacrifício no Complexo Caminho da Família de Abraão
- Felipe Curcio Ferreira Silva – Sacrifício e Expiação em Levítico
- Jaldemir Vitório – Culto (des)agradável a Deus (Isaías 1,10-17): As Razões do Agir Divino
- Airton José da Silva – O discurso de Jeremias contra o Templo
- Neuza Silveira de Souza e Maria de Lourdes Augusta – Oseias 6,6: não é o sacrifício cultual do Templo que, necessariamente, agrada a Deus
- Danival Milagres Coelho – título provisório: Caim e Abel: dois sacrifícios, dois julgamentos de Deus
- Johan Konings – título provisório: Jesus como sacrifício de expiação em João
- Zuleica Aparecida Silvano – título provisório: Jesus como sacrifício de expiação em Paulo
- José Luiz Gonzaga do Prado – Filipenses 2: O sacrifício de Cristo, obediência ou coerência?
- Karina Garcia Coleta – O consolo no sofrimento de Paulo
Além disso foram debatidos outros assuntos:
:: Decidiu-se pela criação de uma “nuvem”, no Google Drive, que permita o acesso dos membros do grupo aos artigos em sua fase de composição. Isso possibilitará uma construção coletiva dos vários artigos. Assim sendo, tão logo essa “nuvem” estiver ativa, todos os colegas que estiverem redigindo ou já tenham redigido seus artigos são convidados a disponibilizar suas anotações nela. O responsável por esse projeto é o nosso colega Gilmar Ferreira da Silva.
:: Seminário com o Prof. Johannes Beutler
O Prof. Johannes Beutler nasceu em Hamburgo, Alemanha, em 1933. É teólogo e biblista jesuíta, especializado em Teologia do Novo Testamento e Teologia Fundamental. Ele lecionou na Philosophisch-Theologischen Hochschule Sankt Georgen em Frankfurt am Main (Alemanha), na Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma) e no Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Ele é especialista no evangelho segundo João e nas cartas joaninas. Ele estará presente em Belo Horizonte a fim de proferir um curso na FAJE de 05 a 23 de outubro deste ano. A proposta é aproveitar sua presença para realizar um seminário com a participação do Grupo de Estudo Bíblico da mesma instituição. Foi definido o seguinte:
a) Data: Dia 13 de outubro de 2015, terça-feira
b) Horário: 14h00 às 18h00
c) Local: FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia
d) Tema: Tendências Atuais da Cristologia Joanina
e) Destinatários: interessados em geral pelo tema
:: Conferências com o Prof. Jean-Louis Ska
Aproveitando a presença dele no VII Congresso da ABIB (29/agosto a 01/setembro de 2016) articulou-se sua vinda a Belo Horizonte. A FAJE solicita à ABIB que forneça uma previsão das despesas que se terá com a vinda do Prof. Ska ao Brasil. Telmo Figueiredo ficou responsável em contatar o Professor Geraldo De Mori, Diretor da Teologia e Pós-Graduação da FAJE a fim de definir melhor os detalhes desse evento. A data mais provável: dias 1 e 2 de setembro de 2016.
:: Sobre a revista Estudos Bíblicos:
Diz Telmo: A revista foi rebaixada nos critérios de qualificação Qualis da CAPES, sendo que, a classificação anterior já não era boa! Devido esse fato, vários colegas biblistas relutam ou repensam em escrever artigos para a revista. Seria o caso de disponibilizar na web o conteúdo dos números atrasados. Pois, aquilo que não se encontra na internet, nos dias de hoje, é como se não existisse, como bem nos recordou nosso colega Airton José da Silva, [em texto enviado para a reunião]. Encaminharemos, mais uma vez, essa sugestão ao Fr. Ludovico Garmus, responsável pela revista na Editora Vozes. Para o futuro, quem sabe o fruto de nossos estudos em forma de artigos pudesse compor não um número de revista, mas um livro. Uma vez que o formato livro recebe, também, apreciação e avaliação do sistema Qualis-Capes. Essa é uma ideia a ser amadurecida melhor nas próximas reuniões.
:: A Identidade do Grupo dos Biblistas Mineiros:
Nosso colega Johan Konings, em sua comunicação ao grupo, teceu alguns comentários sobre nossa característica e objetivo. Ele mencionava que o atual grupo denominado de “Biblistas Mineiros” seria mais focado em elaborar artigos para a revista Estudos Bíblicos e não representaria, propriamente, o conjunto dos biblistas que atuam no Estado de Minas Gerais, aí incluindo, aqueles que são membros e grupos de estudos bíblicos existentes, especialmente nas instituições superiores de ensino. O grupo reagiu a essas observações reiterando que não há incompatibilidade entre o fato de existir outros grupos de estudos bíblicos e o nosso. Uma vez que, os grupos de estudos se caracterizam por serem provisórios. Os membros desses grupos, geralmente, são estudantes que terão um prazo de permanência naquela instituição que patrocina tal atividade. Muitos, após a conclusão dos estudos, não prosseguem nos grupos. O nosso grupo de “Biblistas Mineiros” se constitui, mais propriamente, em um “núcleo duro” de estudiosos que são permanentes e pode dar sustentação ao trabalho desses outros grupos de estudos bíblicos que possam existir ou passar a existir em Minas Gerais. Por isso, são bem vindos os membros desses grupos de estudos sejam da FAJE como de outras instituições. Atualmente, temos notícia da existência, somente do grupo da FAJE, mas o departamento de Teologia da PUC-Minas parece disposto a criar algo assim.
:: O próximo congresso da ABIB
:: O Seminário do PIB para professores de Bíblia em 2016
:: Israel Finkelstein no Brasil em outubro de 2015
A próxima reunião dos Biblistas Mineiros será em 11 de julho de 2016 na FAJE, Belo Horizonte, das 09h00 às 16h00.