Congresso Continental de Teologia na IHU On-Line

Congresso Continental de Teologia. Concílio Vaticano II e Teologia da Libertação em debate: este é o tema de capa da revista IHU On-Line, n. 404, de 05.10.2012.

“Nos dias 7 a 11 de outubro a Unisinos sediará a realização do Congresso Continental de Teologia. O evento celebra o 50º aniversário do início do Concílio Vaticano II e os 40 anos do lançamento do livro Teologia da Libertação de Gustavo Gutiérrez, teólogo peruano. A presente edição da IHU On-Line, descreve as grandes intuições que animaram a caminhada da Igreja na América Latina nestes 50 anos depois do Concílio Vaticano II, que foi recebido neste Continente com entusiasmo e originou o que veio a ser a Teologia da Libertação. Seus alcances, limites e possibilidades são debatidas nesta edição por alguns dos conferencistas e pesquisadores/as que estarão no Congresso.

Contribuem no debate Jon Sobrino, Juan Carlos Scannone, Carlos Mendoza-Álvarez, Eleazar López Hernández, Margit Eckholt, Marilú Rojas, Olga Consuelo Velez, Margot Bremer, Victor Codina, Pedro Ribeiro de Oliveira, Sérgio Coutinho, Brenda Carranza, Paulo Suess e Francisco Orofino” (do Editorial).

Tempo de partido, tempo de homens partidos

Esse é tempo de partido, tempo de homens partidos – Carlos Drummond de Andrade, Nosso tempo.

Julgar Dirceu na véspera da eleição é decisão política do STF 

Dois assuntos estão nas manchetes. Estão nas manchetes há dois meses: as eleições municipais e o julgamento do chamado “Mensalão”. Nesta decisiva semana das eleições começou o julgamento do “núcleo político” desse escândalo. Nesta quarta-feira, 3, entrou em pauta o julgamento de José Dirceu. Fato de enorme impacto. Fato com um impacto tão grande que quase não se admite quem queira percebê-lo nos seus vários ângulos, antecedentes e consequências.


Não há coincidência alguma no julgamento do “Mensalão” e as eleições se darem, milimetricamente, ao mesmo tempo. Há uma decisão. Decisão que é política. Tribunais são técnicos, mas são também “políticos” no sentido mais amplo da palavra. Não há coincidência em se julgar José Dirceu três, dois dias antes das eleições. Isso não é obra do acaso, do destino. Essa decisão, a do “quando” julgar, é, foi uma decisão política…

O artigo é de Bob Fernandes e foi publicado no Terra Magazine em 04/10/2012.

Leia o texto completo.

Fonte: Notícias: IHU On-Line – 05/10/2012