Neil Asher Silberman virá ao Brasil em 2012

Josué Berlesi, Professor de História Antiga na Universidade Federal do Pará, em Cametá, enviou-me, via e-mail, a seguinte notícia:

“Segue a mensagem que recebi do Prof. Anderson Zalewski:

O Professor Neil Silberman estará na Unicamp [Universidade Estadual de Campinas – SP], entre 20 de maio e 3 de junho de 2012, para diversas atividades, patrocinadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp. Tratará, em particular, de temas de Arqueologia Pública, em nosso Laboratório de Arqueologia Pública, coordenado pela Profa. Dra. Aline Vieira de Carvalho, e da Arqueologia Bíblica. Ficará hospedado na Casa do Professor Visitante, no campus da Unicamp, e será uma satisfação receber colegas e alunos. Peço, por favor, que divulguem esta informação entre seus colegas, alunos e listas”.

Como se sabe, Neil Asher Silberman, é coautor, com Israel Finkelstein (que já esteve no Brasil – leia aqui), do clássico The Bible Unearthed (A Bíblia desenterrada). Atualmente é Professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Massachusetts- Amherst, Estados Unidos.

Observo também que a tese de doutorado de Josué Berlesi, ainda em andamento na Universidade de Buenos Aires, Argentina, trata da História de Israel: Consideraciones teórico-metodológicas acerca de la historia de Israel en los currículos académicos de Historia: un análisis de los modos de recepción de la historiografia de Israel en Brasil y en la Argentina.