Congresso Continental de Teologia em 2012

O Instituto Humanitas Unisinos – IHU está publicando o projeto e a convocação do Congresso Continental de Teologia, a ser realizado, neste Instituto da Unisinos, nos dias 8 a 11 de outubro de 2012.

Leia o texto elaborado pela Comissão Organizadora:

Congresso Continental de Teologia. Projeto e convocação – 50 anos do Vaticano II e 40 anos da Teologia Latino-americana.

Este texto foi publicado nas Notícias do Dia de 07/07/2010 e também na edição 337 da revista IHU On-Line, de 02/08/2010 e pode ser lido, por exemplo, na edição em pdf, nas p. 37-39. Gosto da versão em pdf da revista porque traz notas de rodapé, enriquecendo o texto.

São 6 itens:

1. Justificativa
O ano de 2012 será um ano muito significativo para a Igreja na América Latina e no Caribe: são os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II, realizada pelo papa João XXIII, e os 40 anos da publicação do livro de Gustavo Gutiérrez – Teologia da Libertação. Perspectivas…

2. Objetivos
Reunir, em Congresso Continental precedido por Jornadas Teológicas Regionais, a comunidade teológica do Continente em torno do Vaticano II e da teologia latino-americana, para discernir os novos desafios de uma época marcada por profundas transformações e as consequentes tarefas para uma teologia como serviço à Igreja e à humanidade, em um mundo pluralista e globalizado….

3. Estratégia: Jornadas Teológicas Regionais em 2011
Para mobilizar a comunidade teológica, em vista do Congresso, serão realizadas Jornadas Teológicas prévias, em 2011, em quatro regiões do Continente, em torno dos mesmos objetivos do Congresso Continental de 2012…

4. O Congresso Continental em 2012
Para que seja representativo do Continente e mobilize a comunidade teológica, coloca-se como meta, garantir a participação de, pelo menos, cinco teólogos por país…

5. Metodologia
Os objetivos do Congresso exigem uma metodologia que combine diferentes dinâmicas: exposições, testemunho de personagens históricos, painéis, oficinas, comunicações científicas, assim como tele-fóruns, celebrações, momentos culturais e festivos, exposições de materiais e bibliografias…

6. Organização
O evento – o Congresso Continental de Teologia e as Jornadas Teológicas Regionais – tem o suporte organizativo de quatro organismos:
. A Comissão Organizadora do Congresso Continental
. As Comissões Organizadoras das Jornadas Teológicas Regionais
. Comissão Local do Congresso Continental
. Instituições de Apoio