Paulus publica Paulo: vida e pensamento

SCHNELLE, U. Paulo: vida e pensamento. São Paulo: Paulus/Academia Cristã, 2010, 872 p. – ISBN: 9788598481388.

O original alemão é:
Paulus: Leben und Denken. Berlin: Walter de Gruyter, 2003, 765 p. – ISBN 9783110128567.

O autor, Udo Schnelle, nascido em 1952, estudou em Göttingen e é Professor de Novo Testamento na Faculdade de Teologia da Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg, Alemanha. Veja mapa aqui.

Este livro, com 23 capítulos, vem cheio de recomendações. Kenneth Atkinson, University of Northern Iowa, Cedar Falls, Iowa, que fez para a RBL, em 17 de fevereiro de 2007, a resenha da edição norte-americana publicada em 2005, diz que este livro vai se tornar um clássico nos estudos paulinos.

A Paulus, em seu comunicado à imprensa, diz do livro:
“É a abordagem mais completa e melhor instruída da vida de Paulo, suas cartas e seus ensinamentos produzida nos últimos cinquenta anos”. Essa afirmação é de James D. G. Dunn, professor emérito na Universidade de Durham, no prefácio do livro Paulo – Vida e pensamento, novo trabalho de Udo Schnelle. Lançada pela Paulus em coedição com a Academia Cristã, a obra condensa os elementos fundamentais da vida, dos escritos e da teologia de Paulo, e volta-se tanto para o estudante que deseja se encontrar de forma ordenada e progressiva com a literatura e o pensamento paulinos quanto para aquele que deseja uma síntese sistemática da vida e do pensamento teológico do apóstolo. Como nos aproximar da personalidade complexa do apóstolo Paulo e se é possível estruturar uma abordagem de sua vida e pensamento são algumas questões trabalhadas pelo autor, que recorre a duas reflexões hermenêuticas e metodológicas para respondê-las: “Sob quais pressupostos noéticos acontece historiografia?” e “Quais problemas específicos manifestam-se em Paulo?” O autor aponta também que é preciso levar em conta alguns critérios para apresentar uma abordagem adequada de Paulo em toda a sua complexidade. Um deles é a cronologia. “Uma abordagem da vida e do pensamento paulinos precisa ter uma estrutura cronológica, pois em Paulo é impossível separar pensamento e vida. Sendo que a proveniência, carreira e teologia se condicionam mutuamente”, afirma. Dividido em 23 capítulos, este título é rico em notas de referência, além de contar com vasta bibliografia, índice de autores e índice das passagens bíblicas e extrabíblicas, elementos que auxiliam o leitor na compreensão do tema proposto. Paulo – Vida e pensamento é excelente ferramenta de reflexão e colabora com o leitor interessado em se aprofundar nesta temática, tão importante e discutida nas áreas bíblica e teológica.

Resenhas na RBL: 28.06.2010

As seguintes resenhas foram recentemente publicadas pela Review of Biblical Literature:

Pasquale Basta
Abramo in Romani 4: L’analogia dell’agire divino nella ricerca esegetica di paolo
Reviewed by Ilaria Ramelli

Delbert Burkett
Rethinking the Gospel Sources, Volume 2: The Unity and Plurality of Q
Reviewed by Christopher W. Skinner

David J. Downs
The Offering of the Gentiles: Paul’s Collection for Jerusalem in Its Chronological, Cultural, and Cultic Contexts
Reviewed by Sze-Kar Wan

Jörg Frey, Stefan Krauter, and Hermann Lichtenberger, eds.
Heil und Geschichte: Die Geschichtsbezogenheit des Heils und das Problem der Heilsgeschichte in der biblischen Tradition und in der theologischen Deutung
Reviewed by Christoph Stenschke

W. G. Lambert
Babylonian Oracle Questions
Reviewed by Frauke Weiershaeuser

Edgar V. McKnight
Jesus Christ Today: The Historical Shaping of Jesus for the Twenty-First Century
Reviewed by Roy W. Hoover

M. E. J. Richardson
A Comprehensive Grammar to Hammurabi’s Stele
Reviewed by Russell Hobson

Anthony C. Thiselton
Hermeneutics: An Introduction
Reviewed by Ruben Zimmermann and Susanne Luther

Stephen H. Travis
Christ and the Judgement of God: The Limits of Divine Retribution in New Testament Thought
Reviewed by Christopher Chandler

Frank Ueberschaer
Weisheit aus der Begegnung: Bildung nach dem Buch Ben Sira
Reviewed by Ibolya Balla

>> Visite: Review of Biblical Literature Blog

Ciberteologia: revista online de Teologia e Cultura

Leio no site da Paulinas Editora sobre a revista Ciberteologia:

Ciberteologia é uma revista eletrônica de teologia e cultura. Sua missão é apurar cada vez mais o diálogo com as novas mídias na complexa missão da comunicação no mundo globalizado (…) Ciberteologia é uma revista bimestral que oferece ao público, a cada número, além de artigos científicos de pesquisadores desta e de áreas afins, excertos de nossos principais livros em forma de artigos e comentários. Além disso, o ciberleitor tem acesso a resenhas abalizadas sobre nossa produção teológica e cultural, bem como a uma agenda dos Eventos mais significativos, com espaço para Fórum e opiniões dos visitantes. Leitores que desejem publicar seus textos neste espaço teológico, entrem em contato conosco. A revista oferece também acesso on-line a seus números anteriores e a outras revistas e sítios semelhantes.

Iniciada em 2005, a revista está, em seu sexto ano, na edição nº 29, de maio/junho de 2010. Seu editor é o Professor Afonso Maria Ligorio Soares, da PUC-SP.