Paulus publica Paulo: vida e pensamento

SCHNELLE, U. Paulo: vida e pensamento. São Paulo: Paulus/Academia Cristã, 2010, 872 p. – ISBN: 9788598481388.

O original alemão é:
Paulus: Leben und Denken. Berlin: Walter de Gruyter, 2003, 765 p. – ISBN 9783110128567.

O autor, Udo Schnelle, nascido em 1952, estudou em Göttingen e é Professor de Novo Testamento na Faculdade de Teologia da Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg, Alemanha. Veja mapa aqui.

Este livro, com 23 capítulos, vem cheio de recomendações. Kenneth Atkinson, University of Northern Iowa, Cedar Falls, Iowa, que fez para a RBL, em 17 de fevereiro de 2007, a resenha da edição norte-americana publicada em 2005, diz que este livro vai se tornar um clássico nos estudos paulinos.

A Paulus, em seu comunicado à imprensa, diz do livro:
“É a abordagem mais completa e melhor instruída da vida de Paulo, suas cartas e seus ensinamentos produzida nos últimos cinquenta anos”. Essa afirmação é de James D. G. Dunn, professor emérito na Universidade de Durham, no prefácio do livro Paulo – Vida e pensamento, novo trabalho de Udo Schnelle. Lançada pela Paulus em coedição com a Academia Cristã, a obra condensa os elementos fundamentais da vida, dos escritos e da teologia de Paulo, e volta-se tanto para o estudante que deseja se encontrar de forma ordenada e progressiva com a literatura e o pensamento paulinos quanto para aquele que deseja uma síntese sistemática da vida e do pensamento teológico do apóstolo. Como nos aproximar da personalidade complexa do apóstolo Paulo e se é possível estruturar uma abordagem de sua vida e pensamento são algumas questões trabalhadas pelo autor, que recorre a duas reflexões hermenêuticas e metodológicas para respondê-las: “Sob quais pressupostos noéticos acontece historiografia?” e “Quais problemas específicos manifestam-se em Paulo?” O autor aponta também que é preciso levar em conta alguns critérios para apresentar uma abordagem adequada de Paulo em toda a sua complexidade. Um deles é a cronologia. “Uma abordagem da vida e do pensamento paulinos precisa ter uma estrutura cronológica, pois em Paulo é impossível separar pensamento e vida. Sendo que a proveniência, carreira e teologia se condicionam mutuamente”, afirma. Dividido em 23 capítulos, este título é rico em notas de referência, além de contar com vasta bibliografia, índice de autores e índice das passagens bíblicas e extrabíblicas, elementos que auxiliam o leitor na compreensão do tema proposto. Paulo – Vida e pensamento é excelente ferramenta de reflexão e colabora com o leitor interessado em se aprofundar nesta temática, tão importante e discutida nas áreas bíblica e teológica.

Print Friendly, PDF & Email