Faleceu Dom Arnaldo Ribeiro (1930 – 2009)

“A Arquidiocese de Ribeirão Preto com pesar, informa o falecimento nesta manhã, dia 15, às 8h30, no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte, MG, do arcebispo emérito de Ribeirão Preto, Dom Arnaldo Ribeiro.

O corpo será velado em Belo Horizonte, MG, até a tarde de quarta-feira, dia 16 de dezembro, seguindo à noite para Ribeirão Preto. Da noite da quarta-feira, dia 16, até sexta-feira, dia 18, será velado na Catedral Metropolitana de São Sebastião, onde será celebrada a Missa de corpo presente, às 9 horas, seguido de sepultamento” (da página da Arquidiocese de Ribeirão Preto).

Dom Arnaldo foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de Ribeirão Preto em 28 de dezembro de 1988, tendo tomado posse no dia 4 de março de 1989. Tornou-se emérito em 2006.

 

A nota da CNBB:
Morre dom Arnaldo Ribeiro, arcebispo emérito de Ribeirão Preto – 15/12/2009 11:40:18
Faleceu, às 8:30h da manhã de hoje, 15, de falência múltipla dos órgãos, no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte (MG), o arcebispo emérito de Ribeirão Preto (SP), dom Arnaldo Ribeiro. O corpo será velado em Belo Horizonte, até a tarde de quarta-feira, 16, seguindo à noite para Ribeirão Preto. De quarta-feira, dia 16, até sexta-feira, dia 18, será velado na Catedral Metropolitana de São Sebastião, onde será celebrada a Missa de corpo presente, às 9 horas, seguido de sepultamento. Segundo o arcebispo de Ribeirão Preto, dom Joviano de Lima Júnior, o arcebispo emérito esteve internado por muito tempo, com problemas cardíacos, de diabetes, entre outros, chegando a ficar em coma por vários dias, culminando, hoje, com a morte do emérito. Dom Arnaldo Ribeiro nasceu em Belo Horizonte, em 7 de janeiro de 1930, filho de Gastão Severo Ribeiro e de Florentina Ferraz Ribeiro. Em 1948, foi enviado a Roma, onde, na Universidade Gregoriana, cursou filosofia e teologia, concluindo-as em 1954… Foi eleito arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, em 28 de dezembro de 1988, e sua posse se deu a 04 de março de 1989, cumprindo sua função até 2006, quando se tornou arcebispo emérito.

Leia o texto completo na página da CNBB.

Na página da Arquidiocese de Belo Horizonte leio:
“Faleceu hoje, dia 15 de dezembro, o Arcebispo Emérito de Ribeirão Preto (SP), Dom Arnaldo Ribeiro. Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, expressa sua solidariedade aos familiares e amigos de Dom Arnaldo Ribeiro e à Arquidiocese de Ribeirão Preto. O velório será realizado nos dias 15 e 16 de dezembro, na Paróquia Nossa Senhora das Dores – Rua Silva Jardim, 100 – Floresta – telefones (31) 3222-6972/3224-6275. Hoje, o Cardeal Dom Serafim celebrará a missa de corpo presente, às 19 horas, e Dom Aloísio Vitral, às 22 horas. Amanhã, dia 16, as celebrações serão feitas por Dom José Maria Pires – Arcebispo Emérito de João Pessoa, às 8 horas, por Dom Geraldo Vieira Gusmão – Bispo Emérito de Porto Nacional, às 9 horas, e por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, às 13 horas. O corpo de Dom Arnaldo Ribeiro seguirá esta quarta-feira, dia 16, para Ribeirão Preto (SP) com previsão de chegada às 16h30. Na Catedral Metropolitana de São Sebastião ele será velado até sexta-feira, dia 18, pela manhã. O sepultamento será realizado logo após a Celebração Eucarística marcada para as 9 horas. Dom Arnaldo Ribeiro nasceu em Belo Horizonte (MG), no dia 7 de janeiro de 1930, e aos onze anos de idade ingressou no Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus. Com seus estudos parcialmente concluídos, em 1948 foi cursar Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde permaneceu vários anos e foi ordenado padre na Basílica de São João do Latrão, no dia 13 de março de 1954. De volta ao Brasil, foi Capelão do Hospital Vera Cruz e, posteriormente, Reitor no mesmo Seminário que havia frequentado em Belo Horizonte. Ordenado Bispo na Matriz de Nossa Senhora das Dores, no dia 27 de dezembro de 1975, foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Coordenou as atividades da Comissão de organização da vinda de Sua Santidade o Papa João Paulo II ao Brasil, em 1980. No dia 4 de março de 1989, em Missa solene realizada no Ginásio da Cava do Bosque para aproximadamente 10 mil pessoas, Dom Arnaldo assumiu a Arquidiocese de Ribeirão Preto, em São Paulo, onde, imprimiu uma dinâmica pessoal e sempre fiel ao seu lema ‘Preparar os Caminhos para o Senhor’. Durante seu ministério em Ribeirão Preto ordenou mais de 100 presbíteros e trabalhou para incentivar as vocações sacerdotais. Em 2006, ele renunciou à Arquidiocese de Ribeirão Preto e foi sucedido por Dom Joviano de Lima Júnior tornando-se Arcebispo Emérito da mesma Arquidiocese. No dia 21 de janeiro de 2007, na Solenidade de São Sebastião, foi homenageado na Catedral Metropolitana de São Sebastião, em Ribeirão Preto”.

Print Friendly, PDF & Email

1 comentário em “Faleceu Dom Arnaldo Ribeiro (1930 – 2009)”

  1. O Cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, presidirá na sexta-feira, 18, às 9 horas, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, a Celebração de Exéquias do arcebispo emérito Dom Arnaldo Ribeiro. Em seguida haverá o sepultamento na Catedral Metropolitana.

    Fonte: Arquidiocese de Ribeirão Preto – 16/12/2009

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.