Lista de Labels em Modelos Clássicos do Blogger

Imaginemos que eu, por alguma razão, seja gosto ou necessidade, uso um Modelo Clássico do Blogger (Classic Template) em meu blog e o publico usando FTP para meu próprio site. O que acontece? As facilidades hoje existentes em o Novo Blogger de adicionar elementos na página do blog através da aba Layout, sem a necessidade de mexer com os códigos do Modelo, não estão disponíveis.

O que fazer se eu quiser acrescentar uma lista automática de Marcadores (Labels) na coluna lateral (sidebar) do meu blog?

Há umas soluções em PHP que podem ser usadas, mas phydeaux3 criou um código que resolve facilmente o problema. O código original está no post Automatic List of Labels for Blogger Classic Templates / FTP, datado de 07 de maio de 2007.

Ao copiar o código em um editor de textos, apenas 5 modificações devem ser feitas no original:

. na quarta linha é necessário colocar o endereço real de seus Marcadores onde está ‘/search/label/’; Por exemplo: se publico o meu blog em https://airtonjo.com/blog/ o meu endereço é ‘/blog/labels/’; se o meu blog está no blogspot, não é preciso fazer mudança aqui

. na quinta linha troque Labels por Marcadores [ou outra etiqueta qualquer], se quiser usar um título em português

. na sexta linha troque o false por true, se a publicação do blog for através de FTP

. Na última linha do código é preciso fazer duas modificações:
– substituir USERID por seu número de usuário [atenção: só o número!], que está no endereço do navegador quando você clica em “Visualizar meu perfil completo”. Aparece algo assim como https://www.blogger.com/profile/19598217138183481318
– substituir o BLOGID pelo número [atenção: só o número!] que identifica seu blog e que aparece no final do endereço no navegador quando você vai criar um post, como, por exemplo, https://www.blogger.com/post-create.g?blogID=196859631

Faça agora um backup do modelo de seu blog! Em seguida, cole este código na sua coluna lateral (sidebar) onde você quiser que a lista completa de marcadores apareça e republique seu modelo. Funciona.

Mas antes, dê uma boa lida no post do phydeaux3. Pois: isto funciona somente em blogs com perfil disponível… lista os labels, mas não o número de posts por label… Diz phydeaux3, entre outras coisas:

Caveats – this only works for blogs that have their admin profile publicly available, and the blog must be publicly listed in that profile (this is as it should, if you haven’t announced your blog publicly, then your metafeed shouldn’t be public). It also does NOT return the number of posts in each label. Just the list of all the ones used.

Claro que todo mundo sabe que antes de modificar qualquer modelo sempre se faz uma cópia de segurança [backup] do original em seu computador…

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.