SOTER 2025: As religiões frente às crises mundiais contemporâneas

A SOTER – Sociedade de Teologia e Ciências da Religião – comunica que seu 37º Congresso Anual terá como tema As religiões frente às crises mundiais contemporâneas: construindo esperanças e será realizado no campus Coração Eucarístico da PUC-Minas, em Belo Horizonte, de 8 a 11 de julho de 2025.

Formato híbrido:SOTER 2025: As religiões frente às crises mundiais contemporâneas
Presencial: Auditório João Paulo II – PUC Minas
Online: As transmissões serão realizadas pelo site do Congresso da SOTER – A transmissão online será exclusiva aos participantes inscritos.

Persiste relevante a questão sobre o lugar das Religiões em meio às crises mundiais vigentes, que dão sinais de colapso da vida em sociedade e das condições ambientais à vida saudável. Nos anos ’80 Hans Küng defendia um “Projeto de Ethos Mundial” (Weltethos Projekt), considerando as Religiões indispensáveis na construção da paz mundial, por serem lar privilegiado no fomento à paz e à esperança. As relações entre a violência e o sagrado têm sido estudadas com proveito.

Os tempos atuais são outros, mas as Religiões continuam presentes nos cenários tomando certamente outras figuras e ocupando outros espaços sociais que merecem análise acurada. São notórios hoje os interesses políticos no campo religioso, bem como os interesses de religiosos em alianças políticas. Merece atenção o fato de as religiões terem se tornado arena de interesses econômicos e políticos.

Um cenário mais grave se vislumbra quando se analisam epistemologias religiosas voltadas para a “prosperidade” econômica individualista, ou com características de “teologia do domínio”. Ao mesmo tempo, análises sobre estratégias de conquistas apontam sinais de manipulação calculada das religiões, seja para cooptar as que forem suscetíveis a interesses econômicos e políticos, seja para fomentar polarizações e divisões internas e se enfraqueçam aquelas que possam ser resistência.

O subtítulo “construindo esperanças” resgata um papel fundamental das religiões em defender horizontes de paz e equidade, e em pensar iniciativas relacionadas às religiões, sejam teóricas, sejam operacionais, que mereçam incentivo e constituam esperança em meio às graves crises sociais em que estamos.

Por esta razão, o objetivo geral do 37° Congresso Internacional da SOTER consiste em promover um ambiente de diálogo e intercâmbio acadêmico que incentive a pesquisa interdisciplinar, o desenvolvimento teológico e das Ciências da Religião, e o impacto social através da integração de diferentes áreas do conhecimento.

Os objetivos específicos são:
· Analisar a relevância das religiões no cenário atual de colapso social e ambiental.
· Promover e consolidar o Projeto de Ethos Mundial, destacando o papel das religiões na construção da paz e da esperança.
· Explorar e compreender a relação entre violência e o sagrado, analisando como esses conceitos interagem e influenciam as dinâmicas sociais e religiosas.
· Investigar os interesses políticos e econômicos no campo religioso e analisar os impactos dessas relações nas dinâmicas sociais e religiosas.
· Promover o papel das religiões na defesa ativa de paz e equidade em contextos sociais diversos.
· Fomentar a colaboração interdisciplinar através de Grupos de Trabalho, Fóruns Temáticos e mesas redondas, engajando pesquisadores e docentes em atividades de extensão que aplicam as pesquisas desenvolvidas de maneira prática.

O Evangelho de Marcos no ABC da Bíblia

HAUDEBERT, P. O Evangelho de Marcos. São Paulo: Loyola, 2025, 146 p. – ISBN 978-6555044478.

Sobre a coleção ABC da Bíblia:HAUDEBERT, P. O Evangelho de Marcos. São Paulo: Loyola, 2025, 146 p.

Trata-se de uma verdadeira “caixa de ferramentas” que ajudará o leitor a fazer uma leitura sistemática e esclarecida dos livros da Bíblia. Cada volume desta coleção identifica o autor, ou autores, de determinado livro bíblico ou de um conjunto de escritos, apresenta seu contexto histórico, cultural e redacional, analisa-o literariamente, mostra sua estrutura, resume-o, aborda seus grandes temas, estuda sua recepção, influência e atualidade, e fornece um léxico de lugares e pessoas, tabelas cronológicas, mapas e bibliografia.

O original foi publicado em francês em 2017.

Pierre Haudebert é professor emérito da faculdade de teologia da Université Catholique de l’Ouest (Angers) e docente no seminário Saint-Yves de Rennes, França.

O Evangelho de João no ABC da Bíblia

DEVILLERS, L. O Evangelho de João. São Paulo: Loyola, 2025, 158 p. – ISBN ‎ 9786555044294.

Sobre a coleção ABC da Bíblia:DEVILLERS, L. O Evangelho de João. São Paulo: Loyola, 2025, 158 p.

Trata-se de uma verdadeira “caixa de ferramentas” que ajudará o leitor a fazer uma leitura sistemática e esclarecida dos livros da Bíblia. Cada volume desta coleção identifica o autor, ou autores, de determinado livro bíblico ou de um conjunto de escritos, apresenta seu contexto histórico, cultural e redacional, analisa-o literariamente, mostra sua estrutura, resume-o, aborda seus grandes temas, estuda sua recepção, influência e atualidade, e fornece um léxico de lugares e pessoas, tabelas cronológicas, mapas e bibliografia.

O original foi publicado em francês em 2017.

Luc Devillers: professor na Escola Bíblica de Jerusalém (1995-2008), presidente da Associação francesa católica para o estudo da Bíblia (2009-2014) e professor de Novo Testamento na Universidade de Friburgo, Suíça (2009-2020).

A corrida para decifrar a escrita cuneiforme

HAMMER, J. The Mesopotamian Riddle: An Archaeologist, a Soldier, a Clergyman, and the Race to Decipher the World’s Oldest Writing. New York: Simon & Schuster, 2025, 400 p. – ISBN 978668015445.

HAMMER, J. The Mesopotamian Riddle: An Archaeologist, a Soldier, a Clergyman, and the Race to Decipher the World's Oldest Writing. New York: Simon & Schuster, 2025, 400 p. Por volta de 3.400 a.C. — enquanto os humanos se agrupavam em complexos assentamentos urbanos — um escriba na cidade-estado de Uruk, com suas muralhas de barro, pegou um estilete de junco para imprimir pequenos símbolos na argila. Por três milênios, a escrita cuneiforme (em forma de cunha) registrou as conquistas militares, as descobertas científicas e a literatura épica dos grandes reinos mesopotâmicos da Suméria, Assíria e Babilônia, e do poderoso Império Aquemênida da Pérsia, juntamente com preciosos detalhes da vida cotidiana no berço da civilização. E então… o significado dos caracteres se perdeu.

Londres, 1857. Em uma era obcecada pelo progresso humano, palácios misteriosos emergindo das areias do deserto cativaram a imaginação do público vitoriano. Pois foi naquele momento que os melhores filólogos da Europa lutaram para decifrar as inscrições bizarras que os escavadores estavam desenterrando.

Entra em cena um arqueólogo aventureiro, um elegante oficial militar britânico que se tornou diplomata e um clérigo irlandês recluso, todos competindo pela glória em uma corrida para decifrar essa escrita que lhes permitiria espiar mais profundamente na história humana do que nunca.

Das ruínas de Persépolis aos postos avançados sem lei do decadente Império Otomano, The Mesopotamian Riddle (O Enigma da Mesopotâmia) leva você a uma aventura selvagem pela era de ouro da arqueologia em uma jornada épica para entender o nosso passado.

Joshua Hammer é um jornalista norte-americano nascido em 1957. Mora em Berlim, na Alemanha.

 

Around 3,400 BCE–as humans were gathering in complex urban settlements–a scribe in the mud-walled city-state of Uruk picked up a reed stylus to press tiny symbols into clay. For three millennia, wedge shape cuneiform script would record the military conquests, scientific discoveries, and epic literature of the great Mesopotamian kingdoms of Sumer, Assyria, and Babylon and of Persia’s mighty Achaemenid Empire, along with precious minutiae about everyday life in the cradle of civilization. And then…the meaning of the characters was lost.

Joshua Hammer (1957-)London, 1857. In an era obsessed with human progress, mysterious palaces emerging from the desert sands had captured the Victorian public’s imagination. Yet Europe’s best philologists struggled to decipher the bizarre inscriptions excavators were digging up.

Enter a swashbuckling archaeologist, a suave British military officer turned diplomat, and a cloistered Irish rector, all vying for glory in a race to decipher this script that would enable them to peek farther back into human history than ever before.

From the ruins of Persepolis to lawless outposts of the crumbling Ottoman Empire, The Mesopotamian Riddle whisks you on a wild adventure through the golden age of archaeology in an epic quest to understand our past.

Joshua Hammer is the New York Times bestselling author of six books, including The Bad-Ass Librarians of Timbuktu and The Mesopotamian Riddle. His writing has appeared in The New York Times Magazine, GQ, The Atlantic, The New Yorker, National Geographic, Smithsonian, and Outside. He lives in Berlin.

RIBLA: Hermenêuticas solidárias com Palestina

Uma leitura libertadora da Bíblia exige reconhecer o colonialismo, o racismo e a violência genocida nos textos bíblicos, bem como, enfrentar e denunciar a violência legitimada por grupos fundamentalistas sionistas judeus, cristãos e islâmicos.

RIBLA v. 93 n. 2, 2024: “Quando minhas palavras eram pedras” – Hermenêuticas solidárias com Palestina

A palavra Palestina é terra, é ira, é terremoto, é pedra que desassossega os senhores da guerra, do colonialismo imperialista e do genocídio da ocupação militar de IsraelRIBLA v. 93 n. 2, 2024: "Quando minhas palavras eram pedras" - Hermenêuticas solidárias com Palestina em Gaza. Quando a teologia sionista faz uma leitura supremacista da Bíblia e tenta calar a voz que clama por justiça, paz e soberania… as pedras clamam(Lucas 19, 40).

Este é um número especial da RIBLA (Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana), motivado pela urgência de se fornecer conteúdos críticos de nosso trabalho com a Bíblia na América Latina. Com este esforço queremos não só denunciar a crise humanitária e civilizacional implícita no que está passando na Faixa de Gaza com a guerra entre o governo de Israel e o Hamás, mas, principalmente, oferecer ferramentas para expor o perigo de se usar a Bíblia como arma de guerra.

Levando em conta as nuances sociopolíticas, culturais e históricas, nós focamos nas narrativas bíblicas, que, com maior frequência, são aludidas para fomentar posições fundamentalistas, sionistas, colonialistas e racistas, que por sua vez são a base para perpetrar genocídios e crimes em nome de Deus e de sua vontade, tanto nos textos quanto na realidade.

Essa guerra de ocupação e genocídio nos desafia como estudiosos bíblicos, não só porque é o país da Bíblia, mas principalmente porque tanto lá quanto em nossa região os aparatos econômicos, políticos e militares se mobilizam violentamente em discursos de conteúdo religioso, em forma de cruzadas, para chegar ao poder e dispor de territórios, bens e povos.

Os órgãos de mediação de conflitos, colapsados, são cada vez menos e mais débeis. Como pessoas de fé e como cidadãos, num mundo globalizado pela tecnologia e pelas comunicações, todos e todas somos chamados a levantar uma voz urgente por um cessar-fogo, já!

Todos os artigos estão disponíveis para download gratuito em pdf.

 

Sumário

Apresentação – Sandra Nancy Mansilla, Nancy Cardoso, Larry Madrigal Rajo, José Ademar Kaefer

Artigos

Un genocidio largamente anunciado – María Landi

Bíblia e Al Nakba – guerra santa contra a Palestina – Um problema para a hermenêutica para América Latina – Nancy Cardoso

Los puentes de la liberación del texto bíblico: Palestina desde América Latina – Sandra Nancy Mansilla, Martín Federico Giambroni

A grilagem da Palestina: A promessa da terra em Gn 12 – Luiz José Dietrich

O livro de Josué: entre resistências populares e planos supremacistas, ontem e hoje – Pedro Lima Vasconcelos, Rafael Rodrigues da Silva

Pacto y venganza de sangre en la historia del sacrificio de los hijos de Rispa y Merab – Maricel Mena-López

La guerra y las mujeres: ver con los oídos a las muertas. Un clamor que sube del desierto – Marilú Rojas Salazar

Jerusalén “ciudad de dios”: Una crítica al proyecto imperial y colonialista desde el Trito Isaías – María Cristina Ventura, Luigi Schiavo

O Pesadelo acordado das crianças palestinas. Leituras em Zacarias 8,1-8 – Luiz Alexandre Solano Rossi

Tu és o Senhor que esmaga as guerras (Judite 9,7) Guerra Nenhuma é Santa – Sandro Galazzi

El otro como enemigo y la alternativa de Jesús. Una tensión ineludible en las narrativas bíblicas – Néstor Míguez

Descontruindo antigos preconceitos – Mercedes Lopes

Olor a sangre: Colonialismo, Genocidio – Una lectura de Marcos 15 – Silvia Regina de Lima Silva

O clamor das pedras: Uma introdução às Teologias Palestinas em Diálogo com América Latina – Nancy Cardoso

Volverse Palestina – Gerardo García Helder

Un exvoto para Palestina, con amor y digna rabia – Gabriela Miranda García