Estou terminando mais um artigo sobre a leitura sociológica da Bíblia.
Um texto mais curto que será publicado pelas Paulinas no começo de 2023 como um capítulo em um livro sobre métodos de leitura da Bíblia.
E um mais longo e detalhado que será publicado, na próxima semana, na minha página.
Desde 1991 venho publicando sobre o assunto.
1. O primeiro texto foi Leitura sociológica da Bíblia. Estudos Bíblicos, Petrópolis, n. 32, p. 74-84, 1991. Ainda não está online, mas deverá estar em breve.
2. Depois escrevi, em 2000, um texto bem mais longo que foi publicado como um capítulo chamado “Leitura socioantropológica” em DIAS DA SILVA, C. M. com a colaboração de especialistas, Metodologia de exegese bíblica. 3. ed. São Paulo: Paulinas, [2000] 2009. Este mesmo texto foi publicado em 3 partes em minha página, como:
:. O discurso socioantropológico: origem e desenvolvimento
:. Leitura socioantropológica da Bíblia Hebraica
:. Leitura socioantropológica do Novo Testamento
3. Em 2008 testei o método em Leitura socioantropológica do livro de Rute, artigo que foi publicado em Estudos Bíblicos n. 98, Petrópolis: Vozes, p. 107-120, 2008 e que está disponível também em minha página.
Uma explicação: chamo esta abordagem de “leitura socioantropológica” por utilizar em conjunto a sociologia e a antropologia cultural, ou social.
Foi o norte-americano John H. Elliott quem, em 1990, deu o nome de “social-scientific criticism” ao método, algo como “crítica sociocientífica”.