A volta do fascismo e o crescimento da intolerância

A volta do fascismo e a intolerância como fundamento político

Revista IHU On-Line 490 – 08.08.2016

Ao mesmo tempo que há o incremento das possibilidades de expressão a partir do desenvolvimento de múltiplas tecnologias de comunicação que potencializam espaços de interação e manifestação de pensamento, simultaneamente observamos a redução da capacidade de debate, reflexão conjunta e coexistência de diferentes pontos de vista. Sobretudo no campo político, recrudescem posicionamentos autoritários, por vezes até violentos, fundados em posturas fascistas, em uma antítese da democracia. No entanto, como alerta um dos entrevistados, não se trata somente de continuar pensando no binômio “democracia-ditadura”, procurando salvar a democracia, mas de “desarticular as formas “religiosas” do capitalismo”.

Revista IHU On-Line 490 - 08.08.2016

Contribuem Rodrigo Karmy, doutor em Filosofia, professor e pesquisador da Universidade do Chile, o historiador alemão Andrej Angrick, Sérgio Villalobos-Ruminott, professor de Estudos Latino-Americanos e Espanhóis da Universidade de Michigan, Estados Unidos, Ricardo Timm, doutor em Filosofia, professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS, Adriano Correia, doutor em Filosofia e professor da Universidade Federal de Goiás – UFG, Edson Teles, filósofo e professor da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Leonardo Avritzer, doutor em Sociologia Política e professor da Universidade Federal de Minas Gerais – da UFMG.

Sumário:

  • Rodrigo Karmy Bolton: O fascismo vive em nós através do dispositivo do neoliberalismo
  • Andrej Angrick: Continuidade, transformação ou apenas rotulagem incorreta?
  • Sérgio Villalobos-Ruminott: O esgotamento da política como efeito inevitável da globalização
  • Ricardo Timm de Souza: O fascista não argumenta; rosna. A exclusão de temáticas humanísticas dos currículos escolares
  • Adriano Correia: Um fascismo liberal exótico e a nostalgia do Brasil Colônia
  • Edson Teles: Na dissimulação democrático-liberal, o fascismo apresenta suas armas
  • Leonardo Avritzer: As avenidas de inclusão no Brasil e uma disputa política intensa

IHU e Adital juntos em novo portal

IHU e Adital juntos em novo portal

IHU - Adital

 

A página web do Instituto Humanitas Unisinos – IHU mudou. A partir da agora os leitores e leitoras conhecerão o novo sítio, que continuará sendo aberto, gratuito e repleto de informações com conteúdo copyleft. O novo portal é resultado da parceria firmada entre a Agência Informação Frei Tito para América Latina – Adital e o Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

O sítio foi construído de modo que seja responsivo, isto é, as páginas serão visualizáveis em qualquer tipo de tela – celular, tablet, notebooks e computadores desktop – sem prejuízo de leitura, adaptando-se ao dispositivo utilizado. Além disso, as diferentes buscas de conteúdos dentro da nova página foram aprimoradas, podendo-se, inclusive, pesquisar por categorias específicas, como, por exemplo, “Entrevistas”. Parte dos conteúdos estará disponível em português e espanhol, garantindo uma maior penetração em toda América Latina.

Mulheres no Antigo Oriente Médio

STOL, M. Women in the Ancient Near East. Berlin: Walter de Gruyter, 2016, X + 696 p. – ISBN 9781614512639.

Marten Stol, Women in the Ancient Near East

Livro publicado em agosto de 2016 e disponível para download gratuito em formato epub e pdf.

Mulheres no Antigo Oriente Médio oferece uma narrativa lúcida da vida diária de mulheres na Mesopotâmia a partir do terceiro milênio a.C. até o início do período helenístico. O livro de Marten Stol é a primeira abordagem em grande escala da história das mulheres no Antigo Oriente Médio.

Women in the Ancient Near East offers a lucid account of the daily life of women in Mesopotamia from the third millennium BCE until the beginning of the Hellenistic period. The book systematically presents the lives of women emerging from the available cuneiform material and discusses modern scholarly opinion. Stol’s book is the first full-scale treatment of the history of women in the Ancient Near East.

Marten Stol, Free University, Amsterdam, Netherlands.

Leia Mais:
Publicações Open Access na Walter de Gruyter