Dicas úteis para reparar Ultrabooks Samsung Série 5

Tive alguns problemas com um Ultrabook Samsung NP530U3B-AD1BR, depois de quase 4 anos de uso.

Estava em dual boot com Windows 7 Home Premium e Mint 17.3 Rosa Cinnamon. Atualizei o Windows 7 para o 10, na oferta da Microsoft. Tudo funcionava normal, até que, depois de alguns meses,o ultrabook começou a dar defeito no hardware.

Resolvi fuçar no “trem”, mesmo sabendo que se pode piorar, vai piorar. Aos problemas de hardware, somaram-se problemas de software. Não consegui de jeito nenhum recuperar o Windows 10. Mas consegui resolver os problemas de hardware e reinstalar o Windows 7 com um disco de recuperação.

Daí estas dicas. Que podem ser úteis para algum aventureiro. Entretanto, sabe-se, cada caso é um caso. E o que aqui funcionou pode lá não funcionar… As melhores dicas de reparo encontrei no iFixit.

Ultrabook Samsung NP530U3B-AD1

Para desmontar o ultrabook há um bom tutorial em Disassembling Samsung Laptop Ultrabook NP530U3B.

Para limpar ou trocar a ventoinha, vi neste outro modelo: Samsung Series 5 UltraTouch NP540U3C Repair.

Para download de manuais, softwares, drivers e solução de problemas: o suporte da Samsung.

Para resolver problemas de inicialização, como recuperar o GRUB, o MBR: Boot-Repair (também aqui).

No meu caso, o ultrabook parou de desligar completamente e não reinicializava, mas desligava em “reiniciar”. Tanto no Windows como no Linux. Resetei o BIOS e tudo voltou ao normal: desligar a energia, interromper a bateria, desconectar a bateria CMOS, pressionar o botão de power por cerca de 1 minuto… Este vídeo, Samsung 530U3 (535U3 NP530U3 NP530U NP535U) BIOS reset, mostra como se faz.

Para habilitar o ExpressCache danificado no ultrabook com Windows 7 ou 8.1: Habilitando o recurso ExpressCache do seu Samsung Series 5 Ultra com Windows 8