Arqueologia do Antigo Oriente Médio: projeto de pesquisa

Da Apresentação:

O projeto de pesquisa Arqueologia do Antigo Oriente está vinculado à Área de Literatura e Religião do Mundo Bíblico, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo. Até pouco tempo o seu responsável era o Prof. Dr. Milton Schwantes, de saudosa memória. Seu novo responsável é o Prof. Dr. José Ademar Kaefer.

Projeto de Pesquisa: Arqueologia do Antigo Oriente Médio

O projeto sofreu alguns ajustes e se concentra nos seguintes passos da pesquisa:

Primeiro: Pesquisamos os diversos sítios arqueológicos (telim) do Antigo Oriente, privilegiando os sítios principais de Israel e Jordânia. Para tanto, fazemos uso de bibliografia especializada sobre o assunto. É dada especial ênfase aos períodos históricos do Segundo e Primeiro milênios a.C.

Segundo: É elaborado um texto que é apresentado nos encontros, onde o tema é debatido e o texto melhorado.

Terceiro: O texto é levado a público através do presente site e atualizado regularmente a partir das viagens de estudos aos locais respectivos e a partir das novas descobertas arqueológicas. No site já se encontram várias contribuições.

Quarto: Fazemos viagens de estudos devidamente organizadas à região do Antigo Oriente, cuja finalidade é unicamente de estudo dos sítios (telim).

Quinto: No contato com os sítios através das viagens, o estudo é aprofundado e revisto, a pesquisa melhorada e nosso acervo de informações enriquecido.

Sexto: Publicação

KAEFER, José Ademar. Un Pueblo libre y sin reyes: La función de Gn 49 y Dt 33 en la composición del Pentateuco. ABE/44. Estella (Navarra): Editora Verbo Divino, 2006. ISBN 8481691925.

KAEFER, José Ademar e JARSCHEL, Haidi (orgs.). Dimensões sociais da fé no Antigo Israel – Uma homenagem a Milton Schwantes. São Paulo: Paulinas, 2007. ISBN 9788535605068.

KAEFER, José Ademar. Arqueologia das terras da Bíblia. São Paulo: Paulus, 2012. ISBN 9788534933773.

KAEFER, José Ademar. Arqueologia Bíblica, vol. 1 e 2. São Paulo: Verbo Filmes, 2012 (DVD).

KAEFER, José Ademar. Nova Bíblia Pastoral: Tradução e Comentários. São Paulo: Paulus, 2014. ISBN 9788534936002.

KAEFER, José Ademar. A Bíblia a arqueologia e a história de Israel e Judá. São Paulo: Paulus, 2015. ISBN 9788534941549.

FINKELSTEIN, Israel. O reino esquecido – Arqueologia e história de Israel Norte – São Paulo: Paulus, 2015. ISBN 9788534942393

Arqueologia das terras da Bíblia

KAEFER, J. A. Arqueologia das terras da Bíblia II. São Paulo: Paulus, 2016, 136 p. – ISBN 9788534943109.

José Ademar Kaefer, Arqueologia das terras da Bíblia II

 

Este livro é fruto do trabalho do grupo de pesquisa “Arqueologia do Antigo Oriente Próximo”, que já há vários anos vem pesquisando os sítios arqueológicos das terras da Bíblia. O objetivo da pesquisa é trazer ao público da América Latina as recentes escavações e descobertas feitas nesses sítios, os quais são em sua grande parte cidades mencionadas na Bíblia, e assim enriquecer o estudo bíblico, unindo Bíblia e arqueologia. O  livro é, portanto, continuação  do  nosso primeiro livro, Arqueologia das terras da Bíblia, com a diferença de que aqui buscamos desenvolver um tema específico a partir dos sítios estudados. Esse tema é essencialmente o desenvolvimento de Israel Norte.

A pesquisa foi enriquecida com uma viagem de estudos aos sítios arqueológicos pesquisados, da qual participaram estudantes e professores de Bíblia. Em boa parte da viagem ficamos  hospedados em hotéis palestinos, como em Belém. A finalidade era, além dos melhores preços, solidarizar-nos com o povo palestino e obter uma visão mais heterogênea da região.

Acompanhou-nos nessa viagem a Verbo Filmes, a fim de registrar os locais pesquisados e  oferecer material visual aos leitores. O  resultado foi o terceiro vídeo do que aos poucos está se tornando uma série: Arqueologia Bíblica III.

O livro está dividido em três partes. A primeira apresenta um breve resumo das escavações recentes e suas descobertas nos principais sítios arqueológicos abordados no primeiro livro. A  segunda mostra o estudo de novos sítios, todos eles relacionados de uma ou outra forma a Israel Norte. São eles: Tel Jezreel, Rehov, Pella, Dã, Kuntillet ‘Ajrud e Khirbet Qeiyafa. A terceira parte traz duas longas entrevistas com dois dos mais importantes arqueólogos da atualidade no  mundo  da  Bíblia: Amihai  Mazar e Israel  Finkelstein. A primeira entrevista foi realizada na Universidade Hebraica de Jerusalém, e a segunda no Departamento de Arqueologia da Universidade de Tel Aviv.

Fonte: Introdução do livro

O livro está disponível também em formato digital. Confira a página do livro na Paulus. Para Kindle, clique aqui.