CNBB divulga nota sobre o momento nacional

Na terça-feira, 8 de dezembro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota sobre o momento nacional.

O texto é assinado pela Presidência da entidade constituída pelo arcebispo de Brasília e presidente, dom Sergio da Rocha; pelo arcebispo de Salvador e vice-presidente, dom Murilo Krieger; e pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral, dom Leonardo Steiner.

Neste momento grave da vida do país, a CNBB levanta sua voz para colaborar, fazendo chegar aos responsáveis o grito de dor desta nação atribulada, a fim de cessarem as hostilidades e não se permitir qualquer risco de desrespeito à ordem constitucional”, diz um trecho da nota.

No texto, a CNBB apela para o diálogo e para a serenidade e expressa repúdio ao recurso da violência e da agressividade nas diferentes manifestações sobre a vida política do país.

Confira, abaixo, a íntegra da nota.

NOTA SOBRE O MOMENTO NACIONAL

E nós somos todos irmãos e irmãs (cf. Mt 23,8)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, fiel à missão evangelizadora e profética da Igreja, acompanha, com apreensão e senso de corresponsabilidade, a grave crise política e econômica que atinge o país e, mais uma vez, se manifesta sobre o atual momento nacional.

Ao se pronunciar sobre questões políticas, a CNBB não adota postura político-partidária. Não sugere, não apoia ou reprova nomes, mas exerce o seu serviço à sociedade, à luz dos valores e princípios fundamentais da Doutrina Social da Igreja. Desse modo, procura respeitar a opção política de cada cidadão e a justa autonomia das instituições democráticas, incentivando a participação responsável e pacífica dos cristãos leigos e leigas na política.

Neste momento grave da vida do país, a CNBB levanta sua voz para colaborar, fazendo chegar aos responsáveis o grito de dor desta nação atribulada, a fim de cessarem as hostilidades e não se permitir qualquer risco de desrespeito à ordem constitucional. Nenhuma decisão seja tomada sob o impulso da paixão política ou ideológica. Os direitos democráticos e, sobretudo, a defesa do bem comum do povo brasileiro devem estar acima de interesses particulares de partidos ou de quaisquer outras corporações. É urgente resgatar a ética na política e a paz social, através do combate à corrupção, com rigor e imparcialidade, de acordo com os ditames da lei e as exigências da justiça.

Para preservar e promover a democracia, apelamos para o diálogo e para a serenidade. Repudiamos o recurso à violência e à agressividade nas diferentes manifestações sobre a vida política do país, e a todos exortamos com as palavras do Papa Francisco: “naquele que, hoje, considerais apenas um inimigo a abater, redescobri o vosso irmão e detende a vossa mão! (…) Ide ao encontro do outro com o diálogo, o perdão e a reconciliação, para construir a justiça, a confiança e a esperança ao vosso redor” (Mensagem para a Celebração do XLVII Dia Mundial da Paz, 1º de janeiro de 2014, 7).

Confiamos o Brasil ao Senhor da vida e da história, pedindo sabedoria para os governantes e paz para nosso povo.

Imaculada Conceição, vosso olhar a nós volvei, vossos filhos protegei!

Brasília-DF, 08 de dezembro de 2015

Dom Sergio da Rocha –  Arcebispo de Brasília-DF – Presidente da CNBB

Dom Murilo S. R. Krieger –  Arcebispo de São Salvador da Bahia- BA – Vice-presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner – Bispo Auxiliar de Brasília-DF – Secretário Geral da CNBB

Fonte: CNBB

Livros de Introdução à Bíblica Hebraica de J. J. Collins foram reeditados

COLLINS, J. J. Introduction to the Hebrew Bible. 2. ed. Minneapolis: Fortress Press, 2014, 640 p. – ISBN 9781451469233.

John J. Collins, Introduction to the Hebrew Bible

 

John J. Collins’ Introduction to the Hebrew Bible is one of the most reliable and widely adopted critical textbooks at undergraduate and graduate levels alike, and for good reason. Enriched by decades of classroom teaching, it is aimed explicitly at motivated students regardless of their previous exposure to the Bible or faith commitments. Collins proceeds through the canon of the Old Testament and the apocrypha, judiciously presenting the current state of historical, archaeological, and literary understanding of the biblical text, and engaging the student in questions of significance and interpretation for the contemporary world. The second edition has been revised where more recent scholarship indicates it, and is now presented in a refreshing new format.

COLLINS, J. J. A Short Introduction to the Hebrew Bible. 2. ed. Minneapolis: Fortress Press, 2014, 336 p. – ISBN 9781451472943.

John J. Collins, A Short Introduction to the Hebrew Bible

 

A marvel of conciseness, John J. Collins’ A Short Introduction to the Hebrew Bible is quickly becoming one of the most popular introductory textbooks in colleges and university classrooms. Here the erudition of Collins’ renowned Introduction to the Hebrew Bible is combined with even more student-friendly features, including charts, maps, photographs, chapter summaries, illuminating vignettes, and bibliographies for further reading. The second edition has been carefully revised to take the latest scholarly developments into account. A dedicated website includes test banks and classroom resources for the busy instructor.

Edições para Kindle disponíveis na Amazon do Brasil.

John J. Collins is Holmes Professor of Old Testament Criticism and Interpretation at Yale Divinity School.