Simpósio Bíblico na PUCRS em 2015

Neste ano de 2015 o Simpósio Bíblico Internacional abordará o Profetismo na Tradição Bíblica, com o professor da Faculdade de Teologia da Universidade de Granada, Espanha, e do PIB, de Roma, José Luis Sicre Díaz, autor de importantes livros sobre o tema.

José Luis Sicre Díaz
José Luis Sicre Díaz

:: Apresentação
A Faculdade de Teologia da PUCRS, através do Departamento de Cultura Religiosa e do Programa de Pós-Graduação em Teologia, vem promovendo, anualmente, um Simpósio Bíblico. A Bíblia é a fonte primeira da fé cristã,  e o Antigo Testamento também o é para o Judaísmo. Proporcionar eventos de atualização nas pesquisas e nos estudos dos diversos livros bíblicos é uma contribuição importante que a PUCRS, através da FATEO, oferece à Comunidade Acadêmica e a todos os interessados. Neste ano, o Simpósio abordará o Profetismo na Tradição Bíblica, com o Prof. Dr. José Luis Sicre Díaz, SJ, autor de vários livros, dos quais 4 traduzidos no Brasil. Os Debatedores nas 4 noites do Simpósio são reconhecidos biblistas brasileiros.

:: Objetivos
Expor de modo sucinto e sistemático a história do movimento profético em Israel, levando em conta os vários aspectos antropológicos, teológicos e sociais. Por meio de uma abordagem crítica e linear, o “Simpósio Bíblico PUCRS 2015” apresentará, de modo panorâmico, o complexo universo do profetismo bíblico.

:: Público-alvo
Alunos de graduação, pós-graduação e extensão, alunos de Humanismo e Cultura religiosa, padres, religiosos(as), líderes de comunidades, agentes de pastoral das paróquias e demais interessados..

:: Programação

:. Dia 29/09/2015: A complicada imagem do Profeta

Na tradição bíblica, há grandes diferenças entre os Profetas. Por outro lado, ao longo da história, foram propostas imagens muito diferentes do Profeta (adivinho, continuador de Moisés, anunciador do Messias, personagem excepcional, revolucionário social, funcionário do culto). É importante conhecer as características essenciais do Profeta.

Debatedor: Prof. Dr. Cássio Murilo Dias da Silva

:. Dia 30/09/2015: A Profecia anterior ao exílio na Babilônia (séculos VIII e VII a.C.)

Esses dois séculos são considerados a época de ouro da Profecia, devido à importância de alguns de seus representantes (Amós, Isaías, Miqueias, Oseias, Jeremias,  etc.) e aos temas tão importantes que abordam a injustiça so­cial, a corrupção do culto, a condenação do imperialismo.

Debatedor: Prof. Dr. Carlos Dreher

:. Dia 01/10/2015: A Profecia posterior ao exílio na Babilônia (séculos VI a III a.C.)

Geralmente se dá grande importância aos Profetas do século VI (segunda etapa de Ezequiel, Dêutero-Isaías, Ageu, Zacarias), com sua mensagem de esperança e restauração. Não obstante, o mais importante nesses séculos é a atividade de compilação e edição do corpus profético.

Debatedor: Prof. Dr. Romano Dellazari

:. Dia 02/10/2015: A Profecia no Novo Testamento

Dadas as circunstancias sociais, políticas e religiosas tão diferentes da primeira comunidade cristã em relação à Israel da época monárquica, a Profecia adquire um tom muito diverso, detectado especialmente nas cartas de Paulo e nos escritos de Lucas.

Debatedor: Prof. Dr. Irineu J. Rabuske

>> O evento conta como atividade complementar de 16h/a. Será fornecido certificado a todos os que obtiverem, no mínimo, 75% de frequência.

:: Data e Local
Data: 29/09 a 02/10/2015
Horário: das 19h30min às 22h30min
Local: auditório do prédio 5 – PUCRS

:: Informações e Inscrições
https://eventos.pucrs.br/simposiobiblico2015/

:: Organizadores
Prof. Dr. Cássio Murilo D. Silva (PUCRS)
Prof. Dr. Irineu J. Rabuske (PUCRS)
Prof. Dr. José Romaldo Klering (PUCRS)

Leia Mais:
Cássio: Diário do Seminário no Bíblico 23.01.2012 [o seminário foi sobre profetismo e teve como coordenadores José Luis Sicre Díaz e Georg Fischer]

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.