O Vaticano II 50 anos depois, tema da IHU On-Line

Concílio Vaticano II. 50 anos depois

Este é o tema do n. 401 da revista IHU On-Line, publicada em 03.09.2012.

Há 50 anos começava o Concílio Vaticano II, 21º Concílio Ecumênico da Igreja Católica, que foi convocado no dia 25 de dezembro de 1961, pelo Papa João XXIII e aberto por ele próprio no dia 11 de outubro de 1962. A IHU On-Line desta semana debate as possibilidades e os impasses do Vaticano II, 50 anos depois.

Foram entrevistados Andrea Grillo, teólogo leigo, professor do Pontifício Ateneu S. Anselmo, de Roma; o teólogo canadense Gilles Routhier; o pesquisador belga Johan Verstraeten, professor da Universidade Católica de Leuwen; Massimo Faggioli, doutor em história da religião e professor na University of St. Thomas, de Minnesota, Estados Unidos; José Roque Junges, teólogo e professor na Unisinos; Maria Benedetta Zorzi, monja beneditina e teóloga;  Armando Matteo, padre e teólogo; João Batista Libânio, jesuíta, teólogo e professor na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE; o historiador da Igreja, John O’Malley, professor da Universidade de Georgetown; a teóloga alemã Margit Eckholt; a teóloga colombiana Olga Consuelo Velez, professora da Pontifícia Universidade Javeriana de Bogotá; e a teóloga e filósofa Nancy Cardoso Pereira, pastora da Igreja Metodista e recém-nomeada reitora da Universidade Bíblica Latino-Americana – UBL, na Costa Rica.

O debate é completado com a publicação da resenha do livro Vatican II: The battle for Meaning de Massimo Faggioli, elaborada por Rodrigo Coppe Caldeira, professor da PUC Minas e o artigo Hermenêuticas em tensão: tempos sombrios para a teologia de Faustino Teixeira, professor e pesquisador da PPCR da UFJF. Ambos os artigos publicados nas Notícias do Dia do sítio do IHU.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.