Silberman estará na Unicamp em maio

Em novembro do ano passado noticiei aqui no blog: Neil Asher Silberman virá ao Brasil em 2012.

Hoje, Cássio Murilo Dias da Silva, de Campinas, enviou mais informações sobre a vinda de Silberman em maio próximo.

O comunicado da Unicamp diz:

O Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (NEPAM/Unicamp) tem o prazer de anunciar a vinda do arqueólogo Neil Silberman à Unicamp, em maio de 2012. Arqueólogo docente da Universidade de Massachusetts (Amherst), Silberman é referência internacional nos estudos relacionados ao Patrimônio, à Memória, à Arqueologia Pública, à Arqueologia Bíblica e e aos usos da História e da Arqueologia na construção do passado. O professor estará na Unicamp entre os dias 21 de maio e 3 de junho de 2012, onde ministrará o curso “Usos políticos da Arqueologia” e palestras ligadas aos seus temas de pesquisa. Para maiores informações acerca do evento, assim como inscrições e visualização do calendário de atividades, acesse a página do site do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte. A equipe do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte e os seus professores e pesquisadores esperam ansiosos pela sua participação!

Na página do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte leio:

Cultura Material e História Cultural: uma abordagem participativa e cooperativa

Evento organizado pela equipe do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (NEPAM/Unicamp), constituído por ciclos de palestras e cursos, ocorrerá entre os dias 22 e 25 de maio de 2012. Com apoio da PRP/FAEPES e FAPESP, as atividades ministradas pelo Prof. Neil Silberman, seguirão o seguinte calendário:

:: De 22 a 25 de maio de 2012, das 09h00 às 12h00: Curso Usos políticos da Arqueologia – Auditório 1, IFCH

:: Dia 23 de maio das 14h00 às 16h00: Palestra Memória e Patrimônio – Auditório 1, IFCH

:: Dia 24 de maio das 14h00 às 16h00: Palestra Arqueologia Pública – Auditório 1, IFCH

Sobre as atividades
Curso “Usos políticos da Arqueologia”: constituído por quatro encontros de 3 horas de duração (totalizando 12 horas de curso). Os encontros serão compostos por uma parte expositiva (cerca de 1 hora) e, em seguida, discussões de textos selecionados e disponibilizados pelo professor. Palestras “Memória e Patrimônio” e “Arqueologia Pública”: voltadas a estudantes de graduação e pós-graduação, terão 2 horas de duração.

Inscrições
Para a participação no evento e recebimento de certificados é necessário inscrição prévia. As inscrições estão abertas entre os dias 5 de março e 13 de maio de 2012 através de email. No ato de inscrição os interessados devem informar nome completo, instituição, formação e atividades do evento das quais desejam participar. Eventuais dúvidas devem ser enviadas ao mesmo endereço de email.

Sobre Silberman
A importância internacional de Neil Asher Silberman nos estudos referentes ao patrimônio, a memória e aos usos da História e da Arqueologia na construção do passado é substancial. Silberman é vinculado ao Comitê Científico Internacional do ICOMOS, organização civil internacional ligada à UNESCO, voltada ao aconselhamento no que se refere ao tombamento de bens que receberão o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Entre os anos de 2000 e 2007, Silberman atuou… (leia o texto completo, assinado por Gabriela Barbosa Rodrigues – Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg / LAP – Unicamp).

Print Friendly, PDF & Email