Devagar, mas persistente, a gripe suína avança

:: OMS registra mais de 29 mil casos de gripe suína em 74 países – Folha Online: 12/06/2009 – 09h19
“Ao menos 29.669 pessoas, de 74 países, já contraíram gripe suína –como é chamada a gripe A (H1N1)–, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Em 145 casos, os pacientes morreram. O balanço foi divulgado no dia seguinte ao anúncio da organização de que a doença causada pelo vírus atingiu o nível de pandemia [nível 6]. O termo tem relação apenas com a ampla distribuição geográfica da gripe suína, considerada uma doença ‘moderada’ (…) O Brasil possui 52 casos confirmados, mas nenhuma morte foi registrada. Os demais países com casos de gripe suína são…”

:: World Health Organization Declares H1N1 Flu Pandemic – PandemicFlu.gov
“The World Health Organization declared a global H1N1 flu pandemic. A Phase Six pandemic declaration is based on the sustained worldwide spread of H1N1, not the severity of illness caused by the virus…”

:: OMS declara que gripe suína atingiu nível de pandemia – Folha Online: 11/06/2009 – 11h33
“A OMS (Organização Mundial da Saúde) informou nesta quinta-feira aos países-membros a existência de uma pandemia (epidemia generalizada) de gripe suína –como é conhecida a gripe A (H1N1). O motivo foi a abrangência da doença, que já atingiu diversas regiões do mundo, e não a periculosidade do vírus. A decisão de passar do nível 5 para o atual nível 6, o máximo na escala de alerta de pandemias, foi tomada depois que o número de casos aumentou nos Estados Unidos, na Europa, na América do Sul e em outras regiões…”

Veja mapa atualizado dos casos de gripe suína no Brasil e no mundo.

Leia Mais:
Gripe suína – Swine Virus – Gripe Porcina – Observatório Bíblico: 27/04/2009
Gripe suína chega ao Brasil – Observatório Bíblico: 08/05/2009