A Blogosfera, segundo Technorati

Technorati: State of the Blogosphere / 2008

Welcome to Technorati’s State of the Blogosphere 2008 report, which will be released in five consecutive daily segments:

  • Introduction
  • Day 1: Who Are the Bloggers?
  • Day 2: The What And Why of Blogging
  • Day 3: The How of Blogging
  • Day 4: Blogging For Profit
  • Day 5: Brands Enter The Blogosphere

Technorati na Wayback Machine.

Homenagem a Carlos Mesters

Frei Carlos Mesters recebe homenagem da ABIB

O tema do Congresso foi Jesus e as tradições do antigo Israel, e Frei Carlos ministrou a palestra final sobre Jesus e a tradição sapiencial. Logo após a sua fala e “a excelente e ponderada reação de Maria Antônia Marques (Centro Bíblico Verbo)” iniciaram-se as homenagens a Frei Carlos e também a Archibald Mulford Woodruff, professor de Bíblia no Seminário da IPI (Igreja Presbiteriana Independente) em São Paulo e na Universidade Metodista em São Bernardo do Campo, contou Monika. O membro do CEBI e da comissão organizadora do Congresso, Rafael Rodrigues, dirigiu o ato que foi organizado pelo CEBI Grande São Paulo, sob coordenação de Monika Ottermann, que também é membro da Diretoria Nacional da ABIB. Durante a homenagem a frei Carlos, foram lembradas a dura realidade de vida de muitas pessoas que encontram na leitura popular da Bíblia sua força para lutar e, principalmente, a metáfora do “Varal da Vida” (título do número 218/219 da série “A Palavra na Vida”, publicada pelo CEBI). Cantando “Eu venho de longe, eu sou do sertão…”, Vanildes Gonçalves do CEBI GO puxou a entrada de uma turma de “retirantes”, cebistas do Brasil inteiro que estavam presentes no Congresso e que levaram junto um varal e uma enorme trouxa feita de uma colcha de retalhos. Chegando ao palco, o varal foi estendido e a trouxa revelou seu conteúdo: quase cem livros que frei Carlos escreveu ou ajudou a escrever em co-autoria. Enquanto os livros foram colocados no varal, Rafael leu uma breve biografia de frei Carlos, e no final, Monika entregou um quadro com uma foto de Sebastião Salgado (um “círculo bíblico” junto a um mandacaru) e agradeceu ao homenageado “em nome da ABIB, do CEBI e, sobretudo, em nome do Povo” por tudo que fez ao longo de sua vida.

Fonte: CEBI – Texto escrito por CEBI Grande São Paulo em 15 de setembro de 2008.

Jesus na História e na Teologia

Recomendo duas leituras. Duas revistas que chegaram recentemente:

:: Estudos Bíblicos n. 99 – 2008/3: Jesus e as tradições de Israel

Este número de Estudos Bíblicos “enfoca um tema fundamental sob vários aspectos: o Jesus histórico e as primeiras movimentações de grupos seguidores seus, à luz de algumas das mais relevantes tradições da sociedade e religião de Israel” (do Editorial).

Editorial de Archibald Mulford Woodruff e Pedro Lima Vasconcellos.

Artigos de Donizete Scardelai, José Luiz Izidoro, Paulo Augusto de Souza Nogueira, Valtair Miranda, Elisa Rodrigues, Paulo Sergio de Proença, Pedro Lima Vasconcellos, Archibald Mulford Woodruff, Paulo Roberto Garcia e Monika Ottermann.

Resenha escrita por Rafael Rodrigues da Silva sobre: CHEVITARESE, A. L.; CORNELLI, G.; SELVATICI, M. (orgs.) Jesus de Nazaré: uma outra história. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2006, 354 p. – ISBN: 8574196290.

:: Concilium n. 326 – 2008/3: Jesus como Cristo: o que está em jogo na cristologia?

Este número de Concilium tem o Editorial “Jesus como o Cristo na nova encruzilhada cultural” assinado por Maria Clara Bingemer, Erik Borgman, Lisa Sowle Cahill e Andrés Torres Queiruga.

Está dividida em duas partes:
. Na primeira, os artigos são de Roger Haight, Sean Freyne, Andrés Torres Queiruga, Maria Clara Lucchetti Bingemer, Lisa Sowle Cahill, Jon Sobrino, Erik Borgman e Felix Wilfred.

. A segunda parte – Documentação/Forum Teológico – traz textos de Robert Schreiter, Rosino Gibellini, José Ignacio González Faus, Karl Gabriel, Hanspeter Heinz, Silvia Scattena e José Antonio Pagola.

Sendo este último uma útil bibliografia comentada sobre o Jesus Histórico, quase toda em português e espanhol.

Einstein em São Paulo

Começa exposição sobre Einstein no parque Ibirapuera – Folha Online: 24/09/2008

Abre ao público hoje no parque Ibirapuera a exposição “Einstein”, sobre o legado científico e cultural do físico alemão Albert Einstein, adaptada e ampliada a partir de uma mostra concebida pelo Museu Americano de História Natural, em Nova York. As instalações exibem objetos pessoais, fotos, fac-símiles de cartas e manuscritos e máquinas interativas.

“A proposta é retratar esse personagem histórico, mas de uma forma que as pessoas consigam entender essas teorias extremamente complexas por meio de interatividade”, diz Bianca Rinzler, diretora do Instituto Sangari, que organizou a mostra.

A coordenação científica da versão brasileira da exposição é do físico Marcelo Knobel, da Unicamp. “Tentamos desmistificar um pouco a pessoa dele [Einstein], que foi alguém como nós; enfrentou problemas familiares, divórcio etc.”, diz.

O lado genial e singular de Einstein, porém, está amplamente retratado na exposição, sobretudo em painéis de textos e ilustrações didáticas.

A exposição foi aberta a jornalistas ontem, mas a maior parte das obras interativas ainda não havia sido instalada para a estréia, confirmada para hoje. Está prometida a projeção de filmes em 3-D explicando as teorias da relatividade. Há também brinquedos mostrando movimentos dos átomos e princípios da física quântica. Uma boa parte dos setores inéditos da exposição brasileira tratam da relação das teorias de Einstein com o país, bem como de sua visita em 1925. Há uma seção com trabalhos de artistas plásticos brasileiros sobre o físico. (Rafael Garcia)

EINSTEIN
Quando: de hoje a 14.dez.2008; de ter. a sex. das 9h às 21h; sáb., dom. e feriados das 10h às 21h
Onde: Pavilhão Engenheiro Armando de Arruda Pereira – Parque Ibirapuera, Portão 10