Morreu o escritor Umberto Eco

O filósofo, semiólogo e romancista italiano Umberto Eco, autor de “O nome da rosa” e “O pêndulo de Foucault”, morreu nesta sexta-feira (19), segundo os jornais italianos “La Repubblica” e “Corriere della Sera”. A informação foi dada por um familiar do escritor ao “La Repubblica”, que diz que Eco morreu aos 84 anos em sua casa às 22h30 do horário local (19h30 pelo horário de Brasília). A causa da morte não foi informada.

Leia aqui.

:: Morto lo scrittore Umberto Eco. Ci mancherà il suo sguardo sul mondo – La Repubblica: 20 febbraio 2016
Umberto Eco è morto. Il mondo perde uno dei suoi più importanti uomini di cultura contemporanei e a tutti noi mancherà il suo sguardo sul mondo. Aveva 84 anni, è stato scrittore, filosofo, grande osservatore ed esperto di comunicazione e media. La conferma della scomparsa dell’autore de “Il nome della Rosa” e de “Il pendolo di Foucault” è stata data dalla famiglia a Repubblica. La morte è avvenuta alle 22.30 di ieri sera nella sua abitazione.

::  È morto lo scrittore Umberto Eco – Corriere della Sera
È morto Umberto Eco, uno degli intellettuali italiani più celebri al mondo. Aveva 84 anni, compiuti da poco, lo scorso 5 gennaio. Scrittore, saggista, semiologo, docente universitario. Eco è stato una presenza importante della vita culturale italiana degli ultimi sessant’anni, ma il suo nome resta innegabilmente legato, a livello internazionale, allo straordinario successo del suo romanzo Il nome della rosa, edito nel 1980 da Bompiani e diventato ben presto un bestseller internazionale, con traduzioni in tutto il mondo e milioni e milioni di copie vendute.

Sobre Umberto Eco, sua vida e sua obra, leia mais aqui, aqui e aqui.

A apocalíptica na época dos Macabeus

Como era a apocalíptica na época dos Macabeus? Os Macabeus tinham uma visão apocalíptica de mundo? Quais grupos desta época tinham uma visão apocalíptica?

Isto é o que procura responder este livro que será lançado no final de fevereiro de 2016, resultado de um seminário realizado por um grupo de estudiosos da área, como Lester L. Grabbe (Reino Unido), Gabriele Boccaccini (USA), Kenneth Atkinson (USA), Albert I. Baumgarten (Israel), Sandra Gambetti (USA), Gerbern S. Oegema (Canadá), Lorenzo DiTommaso (Canadá), John Kampen (USA), Anathea E. Portier-Young (USA), Edward Dabrowa (Polônia), Torleif Elgvin (Noruega) e Erich Gruen (USA).

GRABBE, L. L. ; BOCCACCINI, G. ; ZURAWSKI, J. M. (eds.)  The Seleucid and Hasmonean Periods and the Apocalyptic Worldview. London: Bloomsbury T & T Clark, 2016, 272 p. – ISBN 9780567666147.

 

The Seleucid and Hasmonean Periods and the Apocalyptic Worldview

Diz a editora:

This tightly focused collection of essays, from an invited seminar of international specialists, centres on the question of the apocalyptic worldview around the time of the Maccabean revolt. What was the nature of apocalyptic at this time? Did the Maccabees themselves have a distinct apocalyptic worldview? These questions lead to other, more specific queries: who of the various groups held such a view? Certain of the essays analyse the characteristics of the apocalypses and related literature in this period, and whether the apocalyptic worldview itself gave rise to historical events or, at least, influenced them.The collection begins with two introductory essays. Both the main and short papers have individual responses, and two considered responses by well-known experts address the entire collection. The volume finishes with a concluding chapter by the lead editor that gives a perspective on the main themes and conclusions arising from the papers and discussion.

Sobre os editores:

Lester L. Grabbe is Professor Emeritus of Hebrew Bible and Early Judaism at the University of Hull, UK. He is founder and convenor of the European Seminar in Historical Methodology.

Gabriele Boccaccini is Professor of Second Temple Judaism and Early Rabbinic Literature at the University of Michigan, USA. He is the Founding Director of the Enoch Seminar.

Jason M. Zurawski is a Ph.D. candidate in Second Temple Judaism at the University of Michigan, USA. His research focuses on Jewish Hellenistic literature and Jewish paideia during the Second Temple period. He is also the Secretary of the Enoch Seminar.

Sobre o mito

O mito é uma narrativa que pode ser contada por qualquer pessoa, com infinitas variações, e ainda assim ser reconhecida.

As linhas gerais dos mitos são reapropriadas por cada nova geração. O mito é um instrumento que possibilita às pessoas simplificar, racionalizar e recontar vivências sociais complexas. É um meio para transpor o abstrato, o global e o relativo para o reino do concreto, do local e do absoluto. É uma maneira de reafirmar a fé em determinados valores.

Se aqueles que tentam interpretar o mundo, fazem-no apenas do ponto de vista de pensadores profissionais, ignorando a persistência do mito no pensamento e na expressão cotidiana, insuficientes, com certeza, são suas conclusões.

Myth is a story that can be retold by anyone, with infinite variation, and still be recognisable as itself. The outline of surviving myth is re-recognised in the lives of each generation. It’s an instrument by which people simplify, rationalise and retell social complexities. It’s a means to haul the abstract, the global and the relative into the realm of the concrete, the local and the absolute. It’s a way to lay claim to faith in certain values. If those who attempt to interpret the world do so only through the prism of professional thinkers, and ignore the persistence of myth in everyday thought and speech, the interpretations will be deficient.

Fonte: James Meek: Robin Hood in a Time of AusterityLondon Review of Books, vol. 38 n. 4  – 18 February 2016, p. 3-8.

Observo que na Bíblia encontramos o mito com muita frequência.

Apócrifos cristãos

e-Clavis: Christian Apocrypha

The Death of Simon Magus from the Nuremberg Chronicle (or Liber Chronicarum), 1493

e-Clavis: Christian Apocrypha is a comprehensive bibliography of Christian Apocrypha research assembled and maintained by members of the North American Society for the Study of Christian Apocryphal Literature (NASSCAL). Entries for each text include a detailed description (a summary, the various titles used in scholarship, clavis numbers, and identification of related literature), an inventory of manuscript sources (with online images where available), an extensive bibliography (including online resources), and information about the text’s use in iconography and popular culture.

e-Clavis: Christian Apocrypha was developed by Mark Glenn Bilby, Tony Burke, and Bradley Rice.

Veja um exemplo: Infancy Gospel of Thomas

Philip R. Davies: o cânon hebraico e a política

Novo artigo de Philip R. Davies na revista online The Bible and Interpretation, publicado em fevereiro de 2016:

The Hebrew Canon and Politics

Diz:
This paper was prepared for a seminar held at the Centre for Advanced Research in Oslo on April 29th 2015, convened by Prof. Terje Stordalen. I am grateful to the scholars present for their comments. The arguments should be seen as a development of those formulated in my Scribes and Schools: The Canonization of the Hebrew Scriptures. Louisville: Westminster John Knox Press, 1998, 224 p. – ISBN 9780664220778.

No texto, leio:

There are reasons why we should pay attention to politics… Politics, in short, was their profession of the canon-makers… Nothing new, then, is being claimed. The integration of religion and politics, with formal theology as one of the mechanisms, was characteristic of the cultures of the ancient Near East… I approach canon, then, with the premise that religion and politics in the world of first millennium BCE Palestine were two aspects of the one perception of reality and of the arts of politics, and that the scribal profession articulated this synergy in the form of theologies or mythologies, just as the priests did physically in their liturgy, the temple itself being the portal between the two worlds… Finally: does this canon continue to have a political role in the modern world?

Philip R. Davies: Chair, Palestine Exploration Fund – Emeritus, University of Sheffield, England – February 2016

Busca no site

Uma dica para os visitantes de meu site a respeito da Pesquisa Personalizada do Google e de outras buscas.

:. Se o visitante estiver procurando alguma coisa na Ayrton’s Biblical Page e no Observatório Bíbico, deve utilizar a Pesquisa Personalizada do Google da Ayrton’s Biblical Page. Que está no final da página inicial.

:. Se o visitante estiver procurando resultados somente na Ayrton’s Biblical Page, pode também utilizar a busca que está no menu principal

:. Se, entretanto, estiver procurando algo da área bíblica somente no blog Observatório Bíblico, deve utilizar a busca do Observatório Bíblico, que está em dois lugares: no menu e na coluna da direita.

Morreu o professor Afonso Maria Ligorio Soares

No dia 24 de janeiro de 2016, morreu, de infarto, o Prof. Dr. Afonso Maria Ligorio Soares (10/10/1960-24/01/2016).Afonso Maria Ligorio Soares (1960-2016)

Foi Presidente da SOTER de 2007 a 2010.

Leio no blog Bíblico-Teológico: Morre Afonso Maria Ligorio Soares, Teólogo e Cientista da Religião

Prof. Dr. Afonso Maria Ligorio Soares era conhecido pela sua dedicação à pesquisa, seu espírito ecumênico e sua acessibilidade como ser humano.

Afonso Maria Ligorio Soares, Professor Livre-Docente (2009) do Departamento de Ciência da Religião da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo-UMESP (2001), com pós-doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2005). É mestre em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, 1990). Como Professor Associado da PUC/SP, leciona e pesquisa no Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências da Religião. Foi Chefe do Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC/SP (2007-2009), exerceu mandato trienal (2007-2010) como Presidente da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião do Brasil (SOTER) e foi Vice-presidente da INSeCT-International Network of Societies for Catholic Theologies (Chicago/EUA, 2008-2011).

Veja seu Currículo Lattes.

Biblical Studies Carnival 120

Seleção de postagens dos biblioblogs em janeiro de 2016.

Biblical Studies Carnival CXX

Trabalho feito por Tim Bulkeley em seu biblioblog Sansblogue.

E há também The Avignonian Carnival: the January Term at Ming Hua Theological College Edition. By Jim West.

 

Posso estar enganado, mas o número correto deste Biblical Studies Carnival deveria ser 119 (CXIX) e não 120 (CXX). É que na Biblical Studies Carnival List de The Biblioblog Top 50 foi omitido um número, o 98.

Lá está: Biblical Studies Carnival XCVII (Bob McDonald, Dust – March 2014) – ou seja, 97.

Seguido por: Biblical Studies Carnival XCIX (Jim West, Zwinglius Redivivus – April 2014) – ou seja, 99.

98 (XCVIII) seria o correto. Salvo engano, repito.

Lições de Esopo e Fedro: o lobo e o cordeiro

Fábulas, com frequência, satirizam pessoas e grupos políticos que usam seu poder para oprimir os mais fracos.

Esopo

Λύκος καὶ ἀρήν

Λύκος θεασάμενος ἄρνα ἀπό τινος ποταμοῦ πίνοντα, τοῦτον ἐβουλήθη μετά τινος εὐλόγου αἰτίας καταθοινήσασθαι. Διόπερ στὰς ἀνωτέρω ᾐτιᾶτο αὐτὸν ὡς θολοῦντα τὸ ὕδωρ καὶ πιεῖν αὐτὸν μὴ ἐῶντα. Τοῦ δὲ λέγοντος ὡς ἄκροις τοῖς χείλεσι πίνει καὶ ἄλλως οὐ δυνατὸν κατωτέρω ἑστῶτα ἐπάνω ταράσσειν τὸ ὕδωρ, ὁ λύκος ἀποτυχὼν ταύτης τῆς αἰτίας ἔφη· “Ἀλλὰ πέρυσι τὸν πατέρα μου ἐλοιδόρησας.” Εἰπόντος δὲ ἐκείνου μηδὲ τότε γεγενῆσθαι, ὁ λύκος ἔφη πρὸς αὐτόν· “Ἐὰν σὺ ἀπολογιῶν εὐπορῇς, ἐγώ σε οὐχ ἧττον κατέδομαι.”

Ὁ λόγος δηλοῖ ὅτι οἷα ἡ πρόθεσίς ἐστιν ἀδικεῖν, παρ’ αὐτοῖς οὐδὲ δικαία ἀπολογία ἰσχύει.

 

Le Loup et L’agneau

Un loup, voyant un agneau qui buvait à une rivière, voulut alléguer un prétexte spécieux pour le dévorer. C’est pourquoi, bien qu’il fût lui-même en amont, il l’accusa de troubler l’eau et de l’empêcher de boire. L’agneau répondit qu’il ne buvait que du bout des lèvres, et que d’ailleurs, étant à l’aval, il ne pouvait troubler l’eau à l’amont. Le loup, ayant manqué son effet, reprit : « Mais l’an passé tu as insulté mon père. — Je n’étais pas même né à cette époque, » répondit l’agneau. Alors le loup reprit : « Quelle que soit ta facilité à te justifier, je ne t’en mangerai pas moins.»

Cette fable montre qu’auprès des gens décidés à faire le mal la plus juste défense reste sans effet.

Fonte: Fables d’Ésope. Texte établi et traduit par Émile Chambry. Paris, 1927.

 

O Lobo e o Cordeiro

Um lobo, ao ver um cordeiro bebendo de um rio, resolveu utilizar-se de um pretexto para devorá-lo. Por isso, tendo-se colocado na parte de cima do rio, começou a acusá-lo de sujar a água e impedi-lo de beber. Como o cordeiro dissesse que bebia com as pontas dos beiços e não podia, estando embaixo, sujar a água que vinha de cima, o lobo, ao perceber que aquele pretexto tinha falhado, disse: “Mas, no ano passado, tu insultaste meu pai”. E como o outro dissesse que então nem estava vivo, o lobo lhe disse: “Qualquer que seja a defesa que apresentes, eu não deixarei de comer-te”.

A fábula mostra que, ante a decisão dos que são maus, nem uma justa defesa tem força.

Fonte: Esopo, Fábulas Completas. Tradução do grego de Neide Smolka. São Paulo: Moderna, 2005.

:. Esopo viveu na Grécia no século VI a.C.

 

Fedro

Lupus et Agnus

Ad rivum eundem lupus et agnus venerant, siti compulsi. Superior stabat lupus, longeque inferior agnus. Tunc fauce improba latro incitatus iurgii causam intulit; ‘Cur’ inquit ‘turbulentam fecisti mihi aquam bibenti?’ Laniger contra timens ‘Qui possum, quaeso, facere quod quereris, lupe? A te decurrit ad meos haustus liquor’. Repulsus ille veritatis viribus ‘Ante hos sex menses male’ ait ‘dixisti mihi’. Respondit agnus ‘Equidem natus non eram’. ‘Pater hercle tuus’ ille inquit ‘male dixit mihi’; atque ita correptum lacerat iniusta nece.

Haec propter illos scripta est homines fabula qui fictis causis innocentes opprimunt. 

Fonte: The Latin Library

:. Fedro viveu em Roma no século I d.C.

Leia Mais:
‘O Lobo e o Cordeiro’ e ‘A Raposa e as Uvas’: uma leitura comparada  – Fedro, Esopo, La Fontaine, Monteiro Lobato e Millôr Fernandes (Márcio Luiz Moitinha Ribeiro e Marcos André Menezes dos Santos)

A lista de biblioblogs foi atualizada

A lista de biblioblogs de The Biblioblog Top 50 foi atualizada agora em janeiro. Confira Complete List of Biblioblogs. É a lista mais completa que conheço.

Observo que há outros itens interessantes neste blog, como as quarenta e poucas entrevistas com os biblioblogueiros, de 2005 a 2009, e a Biblical Studies Carnival List de 2005 até hoje.

Diz o post de 6 de janeiro de 2016:

The Complete List of Biblioblogs has just been updated! So now is a good opportunity to check out any biblical studies blogs which you haven’t seen before (January 6, 2016).

Sobre a lista:

This is a list of currently active biblioblogs (Biblical Studies Blogs).

“Biblioblogs” are blogs which deal primarily with matters concerning academic biblical studies. While this is the most useful, most up-to-date and best list of biblical studies blogs available, it is not “official” or “authoritative”, and we can only aim to be complete. If you know of any blog which should be added to this list, please contact biblioblogtop50 [at] yahoo.com.