Escrevendo em hebraico e grego com Unicode

Hebraico, aramaico, grego, siríaco, copta…Unicode

J. David Stark, em Typing Biblical Languages in Unicode [Digitando línguas bíblicas em Unicode] explica:

Se você lida com estudos bíblicos, você precisa ser capaz de digitar línguas bíblicas. A transliteração pode funcionar em alguns casos, mas você não pode e nem sempre deve usar transliterações ao escrever.

(…)

Digitar em Unicode significa que você pode fazer a mesma coisa com grego, hebraico ou aramaico usando fontes como Times New Roman, Arial ou qualquer outra fonte compatível com Unicode. O texto permanecerá o mesmo quando você alterar as fontes ou enviar um arquivo para outra pessoa. Se essa pessoa não tiver a sua fonte, o computador dela pode substituí-la por uma fonte diferente, mas não vai exibir garatujas.

(…)

Claro, se você quiser que seu computador seja capaz de diferenciar quando você pressiona a tecla “v” e significa que ele usa “v” e quando você pressiona a tecla “v” e significa que ele usa “ς ” (sigma, em grego) ou “ו” (vav, em hebraico), você precisa de algum software para ajudar.

Aqui entra o software de teclado de línguas bíblicas. Você pode encontrá-lo disponível gratuitamente online ou, talvez com funcionalidade mais limitada, como recurso em seu sistema operacional (continue).

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.