Mês da Bíblia 2022: entendendo o livro de Josué

CENTRO BÍBLICO VERBO Terra de Deus, Terra de Irmãos? Entendendo o livro de Josué. São Paulo: Paulus, 2022, 144 p. – ISBN 9786555625349.

TERRA DE DEUS, TERRA DE IRMÃOS apresenta quatro roteiros de encontros para celebrar o “mês da Bíblia”, que neste ano de 2022 se concentrará sobre o livro de Josué,CENTRO BÍBLICO VERBO Terra de Deus, Terra de Irmãos? Entendendo o livro de Josué. São Paulo: Paulus, 2022 primeiro dos assim chamados “livros históricos”.

O tema do livro é a posse da Terra Prometida e sua divisão entre as tribos de Israel. É bom lembrar que, em Canaã, já habitavam vários povos. A tarefa de guiar o povo é iniciada por Moisés e continuada por Josué.

O livro narra os acontecimentos da conquista da terra entre os anos de 1300 a 1000 a.C. Sua redação final, porém, se deu muitos séculos depois, após o exílio na Babilônia.

O primeiro encontro tem como tema: “Terra, dom de Deus”. O segundo: “Mulher, imagem e semelhança de Deus”. O terceiro: “Uma aliança com estrangeiros”. O quarto, por fim: “Renovação da aliança em Siquém”.

 

Dizem os autores de Terra de Deus, Terra de Irmãos? nas p. 11-13:

O livro de Josué apresenta uma narrativa da conquista de Canaã, a terra prometida, guiada por Josué, sucessor de Moisés (Js 1-12), e a repartição da terra entre as doze tribos (Js 13-22). A última parte do livro descreve a despedida de Josué e a renovação da aliança com Javé, Deus de Israel, em Siquém (Js 23-24).

No livro, a principal ideia é a de que Javé combate as guerras de Israel, seu povo eleito, e lhe dá as vitórias, mandando expulsar e exterminar as populações locais, punindo-as pela idolatria (o culto a outras divindades) e garantindo a terra para Israel, enquanto ele permanecer fiel à aliança com seu Deus.

Os acontecimentos narrados da formação de Israel em Canaã situam-se entre os anos 1300 e 1000 a.C. Porém, o problema surge quando alguém lê o livro de Josué com olhar crítico. Os fatos descritos no livro não se sustentam diante dos estudos da literatura, da história (fato realmente acontecido), da arqueologia etc. Eis alguns exemplos:

a) As narrativas de guerras de conquista (Js 5-12), como a da cidade de Jericó (Js 6) e a da cidade de Hai (Js 8), não coincidem com o fato histórico: Jericó, por volta do ano 1300 a.C., não tinha muralhas nem estava habitada. Hai, que fora destruída em meados de 2400 a.C., não estava habitada na época em que se supõe que os israelitas entraram na terra de Canaã.

b) Israel nasceu na terra de Canaã. Hoje, os estudos literários e arqueológicos não sustentam a hipótese proposta pela leitura fundamentalista da Bíblia de que Israel vem de fora e conquista uma parte substancial de Canaã pela força militar.

c) A maioria dos israelitas primitivos eram pessoas da cultura e da religião cananeia.

d) Os israelitas primitivos cultuavam várias divindades: El, Elohim, Asherá, Baal, Javé, entre outras.

e) A ideia da aliança com Javé, Deus do Estado (8,32-35; 24,14-28), começou a ser elaborada pelo movimento deuteronomista da corte davídica do rei Ezequias, por volta do ano 700 a.C.

f) A existência de um sistema de tributos para Judá é atestada somente a partir do século VII a.C. (15,21-44.48-62; 18,21-28; 19,2-8.41-46).

g) Algumas listas dos territórios tribais (Js 13-19) podem refletir os distritos de Judá por volta de 620 a.C., no reinado de Josias. Porém, a forma presente das listas provém do período babilônico ou persa (cf. Ez 48).

h) A ideia de 12 tribos (Js 13-19) é uma construção teológica que começou a ser elaborada no tempo de Josias e consolidada por volta do ano 400 a.C.

i) Israel tornou-se monoteísta somente com a teocracia judaíta, por volta dos anos 400 a.C.

j) Uma leitura objetiva do livro de Josué suscita várias perguntas: como justificar a invasão violenta de territórios de outras nações, a conquista pela força e a matança de populações? Com que direito os israelitas se apoderam dos territórios pacificamente habitados e cultivados pelos cananeus? Ainda por cima, toda a violência é atribuída a Deus Javé, que manda expulsar e matar as populações, porque elas devem ser condenadas por seus pecados de idolatria.

Tudo isso comprova a opinião da maioria dos estudiosos: o livro de Josué pertence à “historiografia deuteronomista” (Js, Jz, 1 e 2Sm, 1 e 2Rs), cuja primeira redação foi feita pelos escribas do rei Josias (640-609 a.C.), a escola de escribas denominada “deuteronomista”, que, no reinado de Ezequias, fez a primeira redação do livro do Deuteronômio (Dt 12-26).

Depois, o livro foi relido e redigido no exílio e no pós-exílio, por escribas deuteronomistas ligados ao grupo nobre da primeira deportação (597 a.C.), representado pelo profeta Ezequiel, e ao grupo da golá (deportados nobres que voltaram), que consolidou o governo teocrata de acordo com os interesses do império persa (Esd 7,25-26).

A principal intenção dos redatores era consagrar Javé como o único e poderoso Deus de Israel contra “outros deuses” (idolatria) e garantir a posse (ocupação) da terra e a legitimidade do poder para o povo eleito de Javé, Deus oficial dos teocratas.

O livro Terra de Deus, Terra de Irmãos? foi escrito por Shigeyuki Nakanose e Maria Antônia Marques.

1 comentário em “Mês da Bíblia 2022: entendendo o livro de Josué”

  1. A Bíblia é compêndio que sempre me fascina. É, para mim, obra de gênio da humanidade. Entendo que nesse gênio de construção escritural, se requer interpretação de olhos de filhos que não se casam ou não se dão em casamento. Aos olhos de filhos que se casam e se dão em casamento, os filhos deste mundo, a Bíblia será interpretada somente por um prisma que entendo nem sempre adequado, para não dizer sempre, acarretando, quase sempre, tumulto na humanidade. A Bíblia é, segundo esse meu entendimento, obra de charadistas, que encobre o saber esotérico próprio de uma era, porém sempre atual.

    Se leio bem a passagem do apóstolo Paulo de que os escritos que ele interpretava, no caso passagens do Pentateuco, foram redigidos para aviso aos que foram atingidos pelo fim dos tempos [ou fim do mundo, dependendo de tradução] (1 Coríntios, 10:11), então toda cautela é pouca.

    O livro de Josué se situa, para mim, nessa mesma amálgama do Pentateuco. Como diz o texto acima: ‘o livro de Josué pertence à “historiografia deuteronomista”’, observação com a qual não discordo. Josué também requer olhos do mundo vindouro, da era vindoura. Daí o extrato não se cumpre no plano histórico, mas na consciência propriamente cristã ou judaica, que é dimensão da interioridade do ser humano, no plano espiritual paulino de entendimento, diga-se, que sucede o entendimento carnal.

    Vou reler a obra de Josué nessa comemoração do mês da Bíblia. É sempre fascinante revisitar obra clássica dos escritores semíticos.

    Creio que um dia veremos um só tomo de entendimento, não à distinção Antigo e Novo Testamentos, e Alcorão à parte, mas obra única, de saber e sabor semítico.

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