Jesus existiu mesmo?

Assista no YouTube :

:. Jesus existiu? Especial Semana Santa, parte 1 – 12.04.2017
Atendendo a pedidos do pessoal que assiste ao canal e tentando dissipar as eternas dúvidas sobre o tema, começo uma minissérie de Semana Santa sobre as dúvidas a respeito da existência histórica de Jesus. Afinal, há alguma base por trás da tese que afirma que Jesus Cristo foi apenas um mito inventado pelos primeiros cristãos?

:. Textos sobre Jesus foram forjados? Especial Semana Santa, parte 2 – 14.04. 2017
Afinal, será que historiadores e cronistas não cristãos do século I d.C. chegaram a mencionar Jesus ou os textos que chegaram até nós são apenas fraude deslavada? Neste vídeo, vamos examinar em detalhes três exemplos dessas menções. O consenso entre os historiadores é que pelo menos duas delas são autênticas, o que indicaria que Jesus, embora não fosse nem de longe famoso ou importante naquele momento, era visto como um personagem real, e não como um mito. 

:. Paulo inventou o mito de Jesus? Especial Semana Santa, parte 3 – 15.04.2017
Será que os textos mais antigos do Novo Testamento, como as cartas do apóstolo Paulo e o Evangelho de Marcos, indicam que Jesus não foi um ser humano real, mas simplesmente um mito criado pelos primeiros cristãos como base para uma nova seita mística? Essa, em resumo, é a tese do livro “Nailed” (um trocadilho com as palavras em inglês para “pregado” e “resolvido”), escrito pelo historiador e ativista ateu americano David Fitzgerald. A obra de Fitzgerald é a primeira da corrente miticista (ou seja, dos historiadores que defendem que Jesus não foi uma pessoa real, mas apenas uma figura mítica) a chegar ao Brasil. Neste vídeo, explico os principais argumentos de Fitzgerald e conto por que, embora o autor tenha tentado fazer um trabalho sério, a tese dele não se sustenta nem de longe, na minha opinião — e na opinião da imensa maioria dos historiadores do cristianismo primitivo.

Por Reinaldo José Lopes.

Veja também outros vídeos de Reinaldo José Lopes.

Leia Mais:
Natal
Jesus Histórico no Observatório Bíblico