A origem dos antigos Estados israelitas

A origem dos antigos Estados israelitas. Estudos Bíblicos, Petrópolis, n. 78, p. 18-31, 2003.

Este artigo pode ser lido aqui. Também foi incorporado à minha História de Israel online, no item Os governos de Saul, Davi, Salomão.

As questões abordadas pelo artigo:
O que teria sido o primeiro ‘Estado Israelita’? Um reino unido, composto pelas tribos de Israel e Judá, dominando todo o território da Palestina e, posteriormente, sendo dividido em reinos do ‘norte’ e do ‘sul’? Ou seria tudo isto mera ficção, não tendo Israel e Judá jamais sido unidos? Existiu um Império davídico/salomônico ou só um pequeno reino sem maior importância? Se por acaso não existiu um grande reino davídico/salomônico, por que a Bíblia Hebraica o descreve? Enfim, o que teria acontecido na região central da Palestina nos séculos X e IX a.C.? Além da Bíblia Hebraica, onde mais podemos buscar respostas?

O esquema do artigo na revista Estudos Bíblicos:
1. Nascimento e morte da monarquia a partir dos textos bíblicos
2. A ruptura do consenso
3. As fontes: seu peso, seu uso
4. Dois exemplos de fontes primárias: as estelas de Tel Dan e de Merneptah
5. A questão teórica: como se forma um estado antigo?
6. Buscando outras soluções: Lemche e Finkelstein
Bibliografia

Leia Mais:
Sobre minhas publicações [links para todos os artigos publicados]

A visita dos Magos

A visita dos Magos: Mt 2,1-12. Artigo publicado na Ayrton’s Biblical Page em 2002. A bibliografia foi atualizada em 2016.

Abordo o assunto da seguinte maneira:

1. O Método: Prestar Atenção a Três Momentos
2. Como é Construído Mt 2,1-12?
3. Impossibilidade Histórica
4. Mateus, um Evangelho Antissemita?
5. O Sentido de Mt 1-2
6. Os Elementos Mais Importantes de Mt 2,1-12
6.1. Herodes Magno
6.2. A Data do Nascimento de Jesus
6.3. Jesus Nasceu em Belém ou em Nazaré?
6.4. Os Magos
6.5. A Estrela de Belém
Bibliografia

Leia Mais:
Sobre minhas publicações [links para todos os artigos publicados]

Recent Research in History of Israel

The History of Israel in the Current Research. Journal of Biblical Studies, Riverview, MI, 1:2 (Apr.-Jun. 2001).

Este artigo, publicado em uma revista online norte-americana, traz o mesmo conteúdo de A História de Israel no debate atual. Embora o título esteja em inglês, o artigo foi publicado em português.

This article surveys some perspectives in the current research of the “History of Israel”, the challenges that this poses, and proposes some trajectories for those researching this subject. The scholarly consensus that existed up until the middle seventies of the twentieth century was shattered. The rationalistic paraphrase of the biblical text that constituted the core of the handbooks of the “History of Israel” is no longer acceptable to most scholars. An increasing number of scholars question the use of the biblical text as a source for the “History of Israel”. The implementation of modern literary criticism on the biblical text requires a moving away from issues of historicity, and this allows the “biblical” stories to be evaluated primarily from a literary perspective. The writing of a “History of Israel” using only the archaeological context and non-biblical writings is a controversial undertaking, however, an increasing number of scholars are attempting to do this.  It appears a revisionist “History of Syria/Palestine” will compete against the traditional “History of Israel” as scholars from both sides continue their research.

Este artigo quer traçar um panorama das mudanças pelas quais vem passando a “História de Israel” nos últimos anos, apontar as dificuldades que a crise vem criando e propor algumas pistas de leitura para os interessados no assunto. O consenso existente até meados da década de 70 do século XX foi rompido. A paráfrase racionalista do texto bíblico que constituía a base dos manuais de “História de Israel” não é mais aceita. O uso dos textos bíblicos como fonte para a “História de Israel” é questionado por muitos. O uso de métodos literários sofisticados para explicar os textos bíblicos, afasta-nos cada vez mais do gênero histórico, e as “estórias bíblicas” são abordadas com outros olhares. A construção de uma “História de Israel” feita somente a partir da arqueologia e dos testemunhos escritos extrabíblicos é uma proposta cada vez mais tentadora. Uma “História de Israel e dos Povos Vizinhos”, melhor, uma “História da Síria/Palestina” ou uma “História do Levante” parece ser o programa para os próximos anos.

Leia Mais:
Sobre minhas publicações [links para todos os artigos publicados]